Questões de concursos sobre "Educação Ambiental" | Meio Ambiente - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Educação Ambiental que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q186214 - FGV Técnico de Nível Superior - Pedagogo 2014

Com relação à história da Educação Ambiental (EA) no Brasil, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


(   ) Em meados de 1980, a EA adquire caráter público como campo de saber e de ação política.

(   ) No Brasil, a EA se caracteriza, principalmente, pelo papel ativo das Universidades na articulação com as políticas públicas.

(   ) A Política Nacional de Educação Ambiental é a primeira no gênero, na América Latina.


As afirmativas são, respectivamente,

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Q186217 - FGV Técnico de Nível Superior - Pedagogo 2014

As opções a seguir apresentam proximidades conceituais entre a
Educação Ambiental e a Educação Crítica, à exceção de uma.
Assinale‐a.
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Q186218 - FGV Técnico de Nível Superior - Pedagogo 2014

Com relação às características da Educação Ambiental Transformadora, analise as afirmativas a seguir.


I. Contribui para o processo de construção de uma sociedade pautada na sustentabilidade da vida e da atuação política consciente.

II. O fazer educativo provoca mudanças individuais e coletivas, locais e globais.

III. Processo dialógico pelo qual nos educamos mutuamente, mediados pelo mundo.


Assinale: 

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Q186416 - FCC Analista - Pedagogia 2016

A função da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado do Maranhão − CIEA-MA quanto aos Conselhos de
Meio Ambiente e de Educação do Estado é a de 
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Q186418 - FCC Analista - Pedagogia 2016

São características da Educação Ambiental não Formal
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Q186420 - FCC Analista - Pedagogia 2016

No ensino formal, a Educação Ambiental I. é desenvolvida no âmbito dos currículos do ensino fundamental, médio, na educação especial, profissional e de jovens e adultos. II. deve constar dos currículos de formação de professores, em todos os níveis e em todas as disciplinas. III. será desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal. IV. não deve ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino. V. não precisa ser tratada nos cursos de pós-graduação e extensão universitária.  Está correto o que se afirma APENAS em 
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Q186421 - IF-SC Professor - Biologia 2015

Após a criação do Programa Mundial de Educação Ambiental, foi organizado, na cidade de
Tbilisi, antiga União Soviética, em 1978, o primeiro encontro intergovernamental sobre
Educação Ambiental. O relatório final da conferência, publicado um ano depois em Paris, faz
recomendações que norteiam a Educação Ambiental até a atualidade.
Sobre as diretrizes propostas para a Educação Ambiental nesse encontro, analise as
proposições que seguem.
I. A educação ambiental deve aplicar um enfoque interdisciplinar, aproveitando o conteúdo
específico de cada disciplina, de modo que se adquira uma perspectiva global e
equilibrada.
II. O relatório destaca a necessidade de reduzir o crescimento da população humana e do
capital industrial. Para atingir tais objetivos, propõe ações de controle demográfico através
de planejamento familiar.
III. A Conferência recomenda que os programas de formação técnica compreendam
informações sobre as mudanças ambientais resultantes de cada atividade profissional.
IV. Recomenda-se o desenvolvimento de um enfoque reducionista, ao analisar e ordenar os
ecossistemas naturais e os humanos.
Assinale a alternativa CORRETA.
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Q186430 - BIO-RIO Administrador 2015

Entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo. Como parte do processo educativo mais amplo, todos têm direito à educação ambiental, incumbindo:
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Q186522 - FUMARC Técnico de Meio Ambiente II 2018

São ações para se conseguir implementar a educação ambiental para a
população, EXCETO
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Q186843 - CONSULPLAN Técnico em Meio Ambiente 2016

Entendem-se por educação ambiental não-formal (Art. 13) as ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da
coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio
ambiente. O Poder Público, em níveis Federal, Estadual e Municipal, incentivará diversas estâncias, como, EXCETO: 
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