Q192190 - UFF Médico ginecologista e obstetra 2009
Quando o Conselho Regional de Medicina toma uma resolução, o médico deve:
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Aspectos de Ética na Pesquisa, Ética Médica. Conselho Federal de Medicina. Perícia Médica. que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Quando o Conselho Regional de Medicina toma uma resolução, o médico deve:
A instituição hospitalar é obrigada a manter o prontuário médico por:
Paciente de 35 anos submetida a histerectomia queixou-se de cefaleia intensa no pós-operatório imediato, que a levou a um estado de coma profundo em poucas horas, vindo a falecer 12 horas após com o diagnóstico de hemorragia intracraniana. A hipótese diagnóstica é de aneurisma cerebral roto, a despeito de a mesma nunca ter relatado sintomas importantes e ter passado pela aprovação do risco cirúrgico previamente. A família recusa-se a permitir a necropsia e julga antecipadamente ter havido erro médico. Além disso, manifesta a clara intenção de processar o médico por negligência e imperícia. Diante destes fatos, a medida extrema que pode garantir a defesa do profissional é:
O Artigo 24 do Código de Ética Médica vigente diz: Suspender suas atividades, individual ou coletivamente, quando a instituição pública ou privada para a qual trabalhe não oferecer condições mínimas para o exercício profissional ou não o remunerar condignamente, ressalvadas as situações de urgência e emergência, devendo comunicar imediatamente sua decisão ao Conselho Regional de Medicina.
Esse procedimento, segundo o código,
Em relação à imperícia médica, considere:
I. É a falta de observação das normas, seja por despreparo prático ou insuficiência de conhecimentos técnicos.
II. É a falta de aptidão, prática ou teórica, para o desempenho de uma tarefa técnica.
III. É a ação sem a cautela e a moderação necessárias.
Está correto o que se afirma APENAS em