Questões de concursos sobre "Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais" | Matemática - página 1
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Em um certo dia, no Museu do Ceará, havia um total de
126 pessoas, entre monitores e turistas. Uma pessoa
percebeu que, dividindo o número de turistas pelo número
de monitores, o resultado era 6. Sendo assim, cada monitor
ficou responsável por um grupo de 6 turistas. Então, o
número de monitores nesse dia eram
O número A é o menor inteiro positivo divisível, simultaneamente, por 12, 14 e 21. Já o número B é o maior inteiro positivo divisor, simultaneamente, de 105, 135 e 180. Nessas condições, o valor da expressão (A/B)2 é igual a
• A questão versa sobre
matrizes, determinantes e sistemas lineares.
• A matriz
,
considerada nas questões,
é particularmente curiosa, porque, ao
considerarmos o produto Mn = M.M.M..... .M (n
fatores), observa-se a geração da sequência de
Fibonacci.
Para todo número inteiro positivo n, a soma
das matrizes Mn e Mn+1 é igual a matriz
Cada 5 mL de um medicamento contém 2.500 mg de
dipirona sódica e 0,020 mg de N-butilescopolamina. O
máximo desse medicamento que se pode produzir com 40 g
de dipirona sódica e 0,4 mg de N-butilescopolamina é
Em direção à escola caminhavam 1 professor e 6 alunos. Cada
aluno carregava 6 estojos e, em cada estojo havia 6 lápis.
No total, quantas pessoas, estojos e lápis há nessa história?
A capital do Brasil foi transferida para a cidade do Rio de Janeiro, em 1763, e, para Brasília, em
1960. Essas transferências ocorreram, respectivamente, nos séculos:
No século XIX, Chiquinha Gonzaga, uma das mulheres que contrariou os costumes e preconceitos
de sua época, vivenciou vários fatos que movimentaram aquela sociedade.
Compare a linha de tempo que apresenta fatos da vida de Chiquinha Gonzaga com a que apresenta
fatos ocorridos no Rio de Janeiro.
Como é possível observar, Chiquinha foi contemporânea de muitos acontecimentos marcantes na
história do Rio de Janeiro. Analisando as duas linhas de tempo, dois fatos que aconteceram na
mesma década foram: