Questões de concursos sobre "Ângulos - Lei Angular de Thales" | Matemática - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Ângulos - Lei Angular de Thales que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q153463 - VUNESP Professor de Educação Básica 2018

As imagens a seguir apresentam algumas posições de dança. Destacado em branco está o ângulo correto das pernas para execução da posição.


                 


Dentre as posições apresentadas, as duas em que a angulação das pernas é superior à de um ângulo reto são as posições

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Q153828 - SEDUC - CE Professor - Matemática 2016

Um avião é observado a partir de dois pontos P e Q no solo, distantes 2 km um do outro. Os pontos P e Q estão no mesmo plano vertical em que se desloca o avião. Sabe-se que, no instante da observação, o avião dista 10 km do ponto Q e que a partir do ponto P, o ângulo de visualização do avião com a horizontal mede 45°. Observe ilustração abaixo.


                       


No instante considerado, a altura do avião em relação ao solo, em quilômetros, mede 

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Q153899 - IDECAN Professor - Matemática 2015

Considere a figura.


                     


O ângulo x mede

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Q153918 - INAZ do Pará Advogado 2018

Para determinar a altura de um prédio, um engenheiro utilizou o
seguinte procedimento: a partir de um ponto P mediu o ângulo
formado entre a horizontal e a reta que une P ao topo do prédio.
Em seguida, andou em direção ao prédio até um ponto Q,
distante 100 metros de P, e mediu novamente o ângulo formado
entre a reta que une Q ao topo do prédio e a horizontal. Se os
ângulos medidos foram, respectivamente, de 30° e 60°, a altura
do prédio é: 
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Q154022 - FCC Técnico em Gestão - Informática 2018

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.


Ao explicar para outra pessoa um trajeto de carro, nos valemos de instruções como vire à esquerda na primeira rua que der mão, vire à direita no farol e diversas outras.

Se o caminho passar por uma rotatória, pode-se descrever essa passagem de, pelo menos, duas maneiras:


− pegue a 2ª saída;

− percorra 270° e saia.


Considere a figura.  


                               


Veja a seguir a representação de uma região da cidade de Palmas, capital do estado do Tocantins: 


                       


As 6 avenidas exibidas são de mão dupla, os 9 cruzamentos destacados se dão por meio de rotatórias, as quais foram nomeadas por A, B, C, ... I. Em cada uma das 9 rotatórias destacadas, há apenas 3 saídas diferentes daquela em que o carro entrou (a 4ª saída é a mesma por onde o carro entrou).

Um carro se encontra no ponto destacado na figura, prestes a entrar na rotatória F. Ele irá seguir a sequência de instruções:


− percorra 180° na rotatória F, saia e siga até a próxima rotatória;

− pegue a 3ª saída na rotatória e siga até a próxima rotatória;

− percorra 90° na rotatória, saia e siga até a próxima rotatória.


Após seguir a última instrução, o carro chegará à rotatória 

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Q154023 - FCC Técnico em Gestão - Informática 2018

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.


Ao explicar para outra pessoa um trajeto de carro, nos valemos de instruções como vire à esquerda na primeira rua que der mão, vire à direita no farol e diversas outras.

Se o caminho passar por uma rotatória, pode-se descrever essa passagem de, pelo menos, duas maneiras:


− pegue a 2ª saída;

− percorra 270° e saia.


Considere a figura.  


                               


Considerando a rotatória representada na figura, são equivalentes as instruções: 
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Q155022 - CESPE Professor - Matemática 2017

Texto 11A2BBB


      A figura a seguir mostra um azulejo quadrado, que faz parte de um mosaico típico da cidade de São Luís.


                                


No azulejo mostrado no texto 11A2BBB, a tangente do ângulo em C no triângulo BCE é igual a
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Q155152 - FUNCERN Professor - Matemática 2017

Uma fazenda tem o formato retangular e está dividida em quatro lotes, conforme se apresenta na figura abaixo.

                                                  

Considerando que os segmentos BF e CE são paralelos e que o segmento EF mede 5hm, o valor mais próximo da área dessa fazenda é
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Q155240 - NUCEPE Professor de Educação Básica 2017

Um gráfico de setores foi utilizado para mostrar um panorama de HIV e AIDS nas regiões do Brasil no ano de 2013. Em relação aos ângulos usados nos setores circulares para a confecção desse gráfico, podemos afirmar que: 


                                    

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Q160866 - Prefeitura de Fortaleza - CE Professor - Matemática 2016

Na figura abaixo, as retas  são paralelas. Sabendo que  o valor de x é:

                            

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