Um banco público solidamente estabelecido há mais de meio
século em um mercado regional vê a entrada de dois novos
concorrentes, que empregam campanhas agressivas para a
captação de clientes.
Para mensurar o seu posicionamento de mercado diante dos
clientes, após essas campanhas da concorrência, o banco público
deve fazer uma pesquisa para avaliar o(a):
Um banco tem entre seus clientes diversos segmentos
heterogêneos, que dificultam a comunicação para um público
amplo e tornam necessária a realização de diversos ajustes em
produtos e serviços. Dessa forma, o custo para captação de
clientes é mais alto do que o dos concorrentes.
A direção do banco implementou um plano de marketing que
tem como principal indicador para avaliar o relacionamento com
o público:
Algumas organizações deslocam a atividade de marketing exclusivamente para as ações de venda, sendo que as organizações que agem dessa forma terão dificuldades em competir em economias mais competitivas.
PORQUE
Em economias mais competitivas, o mercado tem muitas opções e se divide em diversos mercados menores, cada um com desejos específicos, percepções particulares e preferências e critérios de compra característicos.
A esse respeito, conclui-se que
Q152792 - CESGRANRIO Técnico de Comercialização Logística Júnior 2010
A distribuidora de combustíveis YYZ estima que 35% dos consumidores de combustíveis estejam interessados em utilizar etanol. Desse percentual de consumidores de etanol, apenas 10% compra combustível da YYZ. Esse grupo de consumidores pode ser classificado, pela distribuidora YYZ, como mercado