Q210221 - ESAF Analista de Finanças e Controle - Área - Correição 2006
Nos termos do Decreto n. 5.480, de 30 de junho de 2005, o Sistema de Correição do Poder Executivo Federal deve utilizar, na atividade de apuração de irregularidades, os seguintes instrumentos:
A)a sindicância, o processo administrativo disciplinar, o contraditório e a ampla defesa.
B)a investigação preliminar, a inspeção, a sindicância, o processo administrativo geral e o processo administrativo disciplinar.
C)as comissões de sindicância e as comissões de inquérito.
D)a Comissão de Coordenação de Correição e as comissões setoriais de correição junto aos Ministérios.
E)as comissões de sindicância, as comissões de inquérito e as comissões setoriais de correição junto aos Ministérios.
Responder
Q210335 - FUNRIO Analista Técnico - Administrativo 2009
À Casa Civil da Presidência da República compete assistir direta e imediatamente ao Presidente da República no desempenho de suas atribuições, definidas pela Lei 10.683/03 e atualizações, especialmente:
A)na verificação prévia da constitucionalidade e legalidade dos atos presidenciais, na análise do mérito, da oportunidade e da compatibilidade das propostas, inclusive das matérias em tramitação no Congresso Nacional, bem como promover a publicação e a preservação dos atos oficiais e supervisionar e executar as atividades administrativas da Presidência da República, e, supletivamente, da Vice-Presidência da República, tendo como estrutura básica o Conselho Superior do Cinema, o Arquivo Nacional, a Imprensa Nacional e o Conselho Deliberativo do Sistema de Proteção da Amazônia.
B)na coordenação e na integração das ações do Governo, na verificação do veto dos atos presidenciais, com as diretrizes governamentais, bem como na avaliação e monitoramento da ação governamental e da gestão dos órgãos e entidades da administração pública federal, estadual e municipal, tendo como estrutura básica a Secretaria de Articulação de Estados e Municípios.
C)na coordenação política do Governo, na condução do relacionamento do Governo com o Congresso Nacional e os Partidos Políticos e a interlocução com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, tendo como estrutura básica a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e a Imprensa Nacional
D)para promover a publicação e a preservação dos atos oficiais da Presidência da República e, supletivamente, da Vice- Presidência da República, tendo como estrutura básica a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, a Imprensa Nacional, Conselho Superior do Cinema e o Arquivo Nacional
E)na avaliação dos impactos socioeconômicos das políticas e programas do Governo Federal e elaboração de estudos especiais para a reformulação de políticas e a elaboração, acompanhamento e avaliação do plano plurianual de investimentos, como o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), participação na formulação do planejamento estratégico nacional, tendo como estrutura básica a Imprensa Nacional e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social
Responder
Q210336 - FUNRIO Analista Técnico - Administrativo 2009
O Ministério da Justiça, órgão da administração federal direta, tem como área de competência definida pelo Decreto Presidencial nº 6.061/ 2007, nos seguintes assuntos, EXCETO:
A)direitos dos índios, inclusive ouvidoria-geral dos índios e do consumidor.
B)entorpecentes, segurança pública, Polícias Federal, Rodoviária Federal e Ferroviária Federal e do Distrito Federal
C)articulação, integração e proposição das ações do Governo nos aspectos relacionados com as atividades de repressão ao uso indevido, do tráfico ilícito e da produção não autorizada de substâncias entorpecentes e drogas que causem dependência física ou psíquica.
D)política judiciária.
E)coordenação e implementação dos trabalhos de consolidação dos atos normativos no âmbito do Poder Judiciário
Responder
Q210337 - FUNRIO Administrador 2009
A organização da Presidência da República pela Lei 10.683/03 e atualizações, concebe os seguintes Ministérios, EXCETO:
A)da Ciência e Tecnologia; da Cultura; da Educação.
B)do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; do Trabalho e Emprego.
C)do Interior; do Exército; das Cidades.
D)do Desenvolvimento Agrário, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
E)da Pesca e Aqüicultura; do Turismo.
Responder
Q210338 - FUNRIO Administrador 2009
Ao Departamento de Polícia Federal cabe exercer as competências estabelecidas no § 1º. do art. 144 da Constituição Federal e no § 7º. do art. 27 da Lei no 10.683, de 28 de maio de 2003, e, especificamente para:
A)prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho de bens e valores e os crimes dolosos contra a vida.
B)coibir a turbação e o esbulho possessório dos bens e dos próprios do Estado e das entidades integrantes da administração pública dos Estados, quando requisitada pelo Governador do Estado a Força Nacional de Segurança, sem prejuízo da manutenção da ordem pública pelas Polícias Militares.
C)instaurar inquéritos, promover a ação penal pública relacionada aos conflitos agrários e os deles decorrentes, quando se tratar de crime de competência federal, bem como prevenir e reprimir esses crimes
D)apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei.
E)exercer as funções de polícia judiciária da União, que compreende a polícia marítima, eaeroportuária e de fronteiras, com o propósito de coligir em inquérito civil, para a propositura de ação civil pública, quando for o caso.
Responder
Q210401 - FUNRIO Médico 2009
A organização da Presidência da República pela Lei 10.683/03 e atualizações, concebe os seguintes Ministérios, EXCETO:
A)do Interior; do Exército; das Cidades.
B)da Ciência e Tecnologia; da Cultura; da Educação.
C)do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; do Trabalho e Emprego.
D)do Desenvolvimento Agrário, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
E)da Pesca e Aqüicultura; do Turismo.
Responder
Q210402 - FUNRIO Médico 2009
Ao Departamento de Polícia Federal cabe exercer as competências estabelecidas no § 1º. do art. 144 da Constituição Federal e no § 7º. do art. 27 da Lei no 10.683, de 28 de maio de 2003, e, especificamente para
A)prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho de bens e valores e os crimes dolosos contra a vida.
B)coibir a turbação e o esbulho possessório dos bens e dos próprios do Estado e das entidades integrantes da administração pública dos Estados, quando requisitada pelo Governador do Estado a Força Nacional de Segurança, sem prejuízo da manutenção da ordem pública pelas Polícias Militares.
C)instaurar inquéritos, promover a ação penal pública relacionada aos conflitos agrários e os deles decorrentes, quando se tratar de crime de competência federal, bem como prevenir e reprimir esses crimes.
D)exercer as funções de polícia judiciária da União, que compreende a polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras, com o propósito de coligir em inquérito civil, para a propositura de ação civil pública, quando for o caso.
E)apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei.
Responder
Q210462 - UEG Oficial de Justiça 2006
As correições classificam-se em:
A)Permanentes, ordinárias e extraordinárias
B)Permanentes, principais e acessórias
C)Acessórias, permanentes e principais
D)Temporárias, permanentes e principais
Responder
Q210824 - ESAF Analista 2012
De acordo com a organização administrativa disposta na Lei n. 10.683/03, são Ministros de Estado, exceto :
A)o Chefe da Casa Civil da Presidência da República.
B)o Chefe da Agência Brasileira de Inteligência.
C)o Presidente do Banco Central do Brasil.
D)o Advogado-Geral da União.
E)o titular da Secretaria de Políticas para as Mulheres.
Responder