Disciplinas Legislação Estadual Legislação do Distrito Federal Questões de concursos sobre "Legislação do Distrito Federal" | Legislação Estadual - página 33 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Legislação do Distrito Federal que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q198118 - FUNIVERSA Atendente de Reintegração Social 2015
Em relação à Lei Distrital n.º 5.294/2014, que dispõe acerca dos conselhos tutelares do DF, assinale a alternativa correta.
A)A observância dos direitos das crianças e dos adolescentes deve ser uma constante no exercício das atribuições do conselheiro tutelar. Dessa forma, no atendimento da criança e do adolescente, o conselheiro tutelar deve observar, entre outros aspectos, o estado de saúde física e psicológica, a nutrição, a vacinação obrigatória e a localização da família de origem.
B)No atendimento às ocorrências de ato infracional, o conselheiro tutelar deve encaminhar a situação ao promotor de justiça da infância e da juventude.
C)O conselho tutelar deve encaminhar, semestralmente, ao Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, ao Ministério Público e ao juiz da Vara da Infância e da Juventude relatório que informe o número de casos atendidos e as atividades realizadas no período e que avalie, também, as deficiências das políticas públicas, propondo as mudanças necessárias para o saneamento dessas deficiências.
D)O conselho tutelar, no âmbito de suas atribuições, pode requisitar serviços e assessoramentos de qualquer área do poder público, tanto da administração pública direta e indireta quanto das instituições que compõem a iniciativa privada e o terceiro setor, em especial nas áreas de educação, de saúde, de assistência social e de assistência jurídica.
E)O conselho tutelar é um órgão permanente, jurisdicional e subordinado à Secretaria de Estado da Criança que possui a atribuição de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
Responder
Q198119 - FUNIVERSA Atendente de Reintegração Social 2015
Em relação à Lei Complementar n.º 840/2011, assinale a alternativa correta.
A)O ato de provimento de cargos públicos no âmbito do Poder Executivo do DF compete ao governador do DF ou ao dirigente máximo de cada órgão ou entidade.
B)A recondução é o retorno do servidor detentor de cargo efetivo, estável ou não, ao cargo anteriormente ocupado e pode ocorrer, entre outros casos, na hipótese de desistência do estágio probatório.
C)O teto remuneratório ou do subsídio, no âmbito do Poder Executivo do DF, será o subsídio mensal, em espécie, do governador do DF.
D)Na hipótese de acumulação ilegal de cargos públicos, o servidor do DF poderá optar por um dos cargos até o último dia de prazo para defesa escrita, sem que seja punido administrativamente pela acumulação ilegal.
E)Considere que Maria detenha cargo público efetivo. Caso venha a ser nomeada em cargo em comissão, ela poderá receber a remuneração ou o subsídio do cargo efetivo mais o valor integral da remuneração do cargo em comissão.
Responder
Q198120 - FUNIVERSA Atendente de Reintegração Social 2015
A respeito do regime dos servidores públicos na LODF, assinale a alternativa correta.
A)Estão sujeitos ao regime de subsídio o governador, o vice-governador, os secretários de Estado, os deputados distritais, os administradores regionais, os conselheiros do Tribunal de Contas do DF e os demais servidores públicos, mesmo que não organizados em carreira, desde que a lei assim o preveja.
B)Suponha-se que uma determinada secretaria de Estado tenha logrado uma economia significativa, com despesas correntes do orçamento, mediante a implantação de uma moderna gestão. Nesse caso, a lei poderá estabelecer que os recursos economizados nessa secretaria sejam aplicados na forma de adicional ou prêmio de produtividade em favor dos servidores.
C)No âmbito do DF, a lei deve assegurar a isonomia de vencimentos para cargos de mesma atribuição ou de atribuições assemelhadas do mesmo poder ou entre servidores dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo.
D)Suponha-se que Maria, servidora pública do DF, tenha substituído sua chefe imediata. Nesse caso, Maria somente terá direito a receber, durante o período da substituição, a gratificação da servidora titular se essa substituição for superior a trinta dias.
E)Não é direito do servidor público do DF participar da elaboração e da alteração dos planos de carreira.
Responder
Q198121 - FUNIVERSA Atendente de Reintegração Social 2015
Acerca da Lei Orgânica do Distrito Federal (LODF), assinale a alternativa correta.
A)É objetivo prioritário do Distrito Federal (DF) garantir a prestação de assistência jurídica integral e gratuita àqueles que se declararem pobres.
B)O exercício do direito de recorrer na instância administrativa do DF pode ser condicionado à garantia de instância.
C)A região administrativa do DF, que somente pode ser criada ou extinta mediante emenda à LODF, terá um conselho de representantes comunitários com funções consultivas e fiscalizadoras.
D)É assegurada aos servidores do DF a proibição do desvio de função, mesmo nos casos de servidora gestante que, por recomendação médica, tenha de ter suas atribuições alteradas.
E)A estabilidade do servidor público do DF será adquirida após três anos de efetivo exercício em cargo efetivo com a aprovação na avaliação especial de desempenho. No entanto, poderá o servidor perder o seu cargo público se não for aprovado no procedimento de avaliação periódica, desde que assegurado o contraditório e a ampla defesa.
Responder
Q198122 - FUNIVERSA Técnico de Administração 2015
No que se refere a atos administrativos e à Lei Complementar n.º 840/2011, assinale a alternativa correta.
A)Suponha-se que a Administração Pública tenha alterado o seu entendimento a respeito de
determinada matéria. Nesse caso, diante do princípio da legalidade, a nova interpretação deverá retroagir para alcançar os atos administrativos já editados, bem como suas consequências jurídicas.
B)A motivação, como elemento do ato administrativo, deverá estar alojada no próprio corpo do ato administrativo por meio de “considerandos”, não sendo possível a mera referência da motivação prévia em outros processos ou em pareceres prévios.
C)A posse ocorrerá no prazo improrrogável de trinta dias, contados do ato de nomeação.
D)O candidato aprovado dentro do número de vagas previsto no edital não terá direito subjetivo à nomeação, mas apenas expectativa de direito.
E)Não é possível, no âmbito do Poder Executivo do DF, criar cargo em comissão de jardineiro.
Responder
Q198123 - FUNIVERSA Técnico de Administração 2015
Com relação à LODF, assinale a alternativa correta.
A)O DF é a capital do Brasil e a sede do governo do DF.
B)A lei disporá a respeito da participação popular no processo de escolha dos administradores regionais.
C)É competência comum do DF e da União licenciar a construção de qualquer obra.
D)O governador do DF poderá doar bens móveis ou imóveis sem expressa autorização da câmara legislativa.
E)Viola a LODF lei que preveja participação de representantes dos servidores na direção superior das empresas públicas, autarquias, fundações e sociedades de economia mista do DF.
Responder
Q198124 - FUNIVERSA Técnico de Administração 2015
Acerca da Lei Orgânica do Distrito Federal (LODF), assinale a alternativa correta.
A)A Câmara Legislativa do DF poderá reunir-se ordinariamente em qualquer local do DF.
B)Suponha-se que Pedro tenha praticado um ato tipificado como causa de inelegibilidade na legislação eleitoral. Nesse caso, ele não poderá ser nomeado para exercer cargo de administrador regional.
C)Um deputado distrital poderá perder o mandato eletivo se deixar de comparecer a mais de um terço das sessões ordinárias, salvo licença ou missão autorizada pela maioria absoluta dos membros da câmara legislativa.
D)De acordo com a LODF, associação e entidade sindical não têm legitimidade para denunciar à Câmara Legislativa do DF o governador do DF por crime de responsabilidade.
E)O conselho de governo é o órgão superior de consulta do governador do DF do qual não participam pessoas estranhas à Administração Pública.
Responder
Q198149 - IADES Auxiliar Operacional 2014
De acordo com o regime jurídico dos servidores públicos
civis do Distrito Federal, sem prejuízo de ação cível ou penal
e das demais medidas administrativas, assinale a alternativa
correta quanto ao prazo no qual haverá incompatibilização
para nova investidura em cargo público do Distrito Federal
no caso de demissão, cassação de aposentadoria ou
disponibilidade ou destituição de cargo em comissão,
motivada por infração disciplinar grave do grupo II do
referido estatuto.
A)Um ano.
B)Três anos.
C)Cinco anos.
D)Dez anos.
E)Nesse caso, o servidor não mais poderá retornar ao
serviço público distrital.
Responder