Disciplinas Legislação Estadual Constituição do Estado de Minas Gerais Questões de concursos sobre "Constituição do Estado de Minas Gerais" | Legislação Estadual - página 8 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Constituição do Estado de Minas Gerais que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q199197 - FUMARC Técnico Judiciário 2013
A Constituição do Estado de Minas Gerais, em regra, por força do “Princípio da simetria constitucional”, possui algumas situações semelhantes às da Constituição Federal. Essa equiparação não ocorre, entretanto, em qual- quer hipótese, havendo situações em que os entes federados não coincidem em seus dispositivos. A Constituição Federal e a do Estado de Minas Gerais abordam de maneira distinta a seguinte matéria:
A)Processo legislativo, pois, em âmbito federal, não há mais a previsão da elaboração de leis delegadas, substituídas por Medidas Provisórias.
B)Processo e julgamento dos crimes de responsabilidade do Chefe do Executivo respectivo, pois o Governador do Estado, em Minas Gerais será submetido a processo e julgamento perante o Tribunal de Justiça estadual, se admitida a acusação por três quintos da Assembleia Legislativa.
C)Reuniões do seu poder legislativo, já que a sessão legislativa ordinária da Assembleia Legislativa de Minas Gerais não será encerrada sem que seja aprovado o projeto da Lei Orçamentária Anual.
D)Garantias de Imparcialidade da Magistratura, pois, no Estado de Minas Gerais, os desembargadores podem exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastaram por aposentadoria, antes de decorridos três anos do afastamento do cargo.
Responder
Q199210 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Técnico de enfermagem 2013
Entre os instrumentos que, segundo a Constituição do Estado de Minas Gerais, poderão ter como objeto o uso especial de um patrimônio público do Estado por terceiro NÃO se inclui
A)a autorização.
B)a cessão
C)a concessão.
D)o comodato.
Responder
Q199214 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Técnico de enfermagem 2013
Sobre o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, é INCORRETO afirmar que
A)exerce controle sobre a Administração Direta e Indireta do Estado.
B)exerce o controle externo da administração pública estadual com o auxílio da Assembleia Legislativa.
C)tem competência para apreciar as contas prestadas pelo Governador do Estado e sobre elas emitir parecer prévio.
D)as decisões do Tribunal de que resulte imputação de débito têm eficácia de título executivo
Responder
Q199258 - FUMARC Oficial Judiciário (Médio) 2012
Marque a opção CORRETA , de acordo com a Constituição do Estado de Minas Gerais:
A)O servidor público da administração direta, autárquica e fundacional investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, não lhe sendo facultado optar por sua remuneração.
B)A despesa com pessoal ativo e inativo do Estado e dos Municípios pode exceder os limites estabelecidos em lei complementar como meio de valorização do trabalho.
C)A concessão de vantagem ou o aumento de remuneração, a criação de cargo, emprego e função bem como a admissão ou contratação de pessoal, a qualquer título, por órgão ou entidade da administração direta ou indireta ficam condicionados a prévia dotação orçamentária.
D)Ao servidor público que, por acidente ou doença, tornar-se inapto para exercer as atribuições específicas de seu cargo, serão assegurados os direitos e vantagens a ele inerentes, excluído seu definitivo aproveitamento em outro cargo.
Responder
Q199259 - FUMARC Oficial Judiciário (Médio) 2012
O Art. 25 da Constituição Estadual veda a acumulação remunerada de cargos públicos, observado o disposto no § 1° do art. 24, permitindo algumas exceções. De acordo com a disposição, é INCORRETO afirmar que o texto permite a acumulação:
A)de dois cargos de professor.
B)de um cargo de professor com outro técnico ou científico.
C)de dois cargos e empregos privativos de profissionais da segurança pública com profissões regulamentadas.
D)de dois cargos e empregos privativos de profissionais de saúde com profissões regulamentadas.
Responder
Q199260 - FUMARC Oficial Judiciário (Médio) 2012
A Constituição Estadual trata da remuneração dos servidores públicos sendo CORRETO afirmar que inclui a seguinte disposição:
A)A remuneração e o subsídio dos ocupantes da administração direta, inclusive as vantagens pessoais e as parcelas de caráter indenizatório, não poderão exceder o subsídio mensal dos Desembargadores do Tribunal de Justiça.
B)Fica assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data, com índices proporcionais às respectivas remunerações.
C)Os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público serão computados e acumulados para o fim de concessão de acréscimo ulterior.
D)Art. 24 – A remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o § 7° do art. 34 se submetem à iniciativa privativa em cada caso.
Responder
Q199261 - FUMARC Oficial Judiciário (Médio) 2012
É CORRETO afirmar, sobre o Poder Legislativo Estadual:
A)O Poder Legislativo é exercido pela Assembléia Legislativa, que se compõe de representantes do povo mineiro, eleitos de forma indireta, na forma da lei, consoante a Constituição Estadual de Minas Gerais:
B)O número de Deputados vigorará apenas na legislatura em que for fixado.
C)A sessão legislativa ordinária não será interrompida sem a aprovação do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias nem encerrada sem que seja aprovado o projeto da Lei Orçamentária Anual.
D)A Mesa da Assembléia tem mandato de quatro anos, permitida uma única recondução para o mesmo cargo na eleição subseqüente, na mesma legislatura ou na seguinte.
Responder
Q199262 - FUMARC Oficial Judiciário (Médio) 2012
Consoante dispõe a Constituição do Estado de Minas Gerais, é INCORRETO afirmar que:
A)A investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.
B)Durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, o aprovado em concurso público será convocado, observada a ordem de classificação, com prioridade sobre novos concursados, para assumir o cargo ou emprego na carreira.
C)A lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado, para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, principalmente quanto a funções de magistério.
D)As funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.
Responder