Disciplinas Jornalismo Produção Audiovisual Questões de concursos sobre "Produção Audiovisual" | Jornalismo - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Produção Audiovisual que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q199493 - COMPERVE Jornalista 2018
O formato no qual a notícia completa de um telejornal, gravada ou ao vivo, é apresentada e
sustentada pelo repórter direto do lugar do acontecimento é
A)boletim.
B)nota coberta.
C)reportagem.
D)nota ao vivo.
Responder
Q199505 - COMPERVE Jornalista 2018
O recurso recomendado para tornar acessível a comunicação destinada a pessoas com
deficiência visual é
A)fotografia digital.
B)legenda oculta.
C)interprete de libras.
D)audiodescrição.
Responder
Q199521 - FCC Produtor de Multimídia 2018
Os arquivos digitais de áudio e vídeo podem ser apresentados em vários formatos, sendo possível a compressão, armazenamento
e distribuição. Para o processo de compressão, os arquivos de áudio e vídeo são
A)comprimidos através de codecs específicos desenvolvidos pela Moving Picture Experts Group e armazenados em
contêineres com extensões tipo AVI e MP3.
B)comprimidos através de codecs fornecidos pela Microsoft e pela Apple.
C)comprimidos através de codecs específicos desenvolvidos pela Microsoft para cada formato e armazenados com
extensões tipo AVI e MP3.
D)comprimidos em softwares de edição e armazenados em diferentes codecs para distribuição.
E)produzidos através de softwares de edição, com a sua compressão através de contêineres, como MP3 para WAV.
Responder
Q199524 - FCC Produtor de Multimídia 2018
As extensões AVI, HTML, WAV, 3GP, MOV designam arquivos digitais que contêm, respectivamente:
A)vídeo − arquivos metadados − áudio − blogs − áudio.
B)áudio e vídeo − blogs − áudio − áudio e vídeo − vídeo.
C)vídeo − página web − áudio − extensões de celulares − vídeo.
D)áudio e vídeo − arquivos metadados − áudio − páginas web − vídeo.
E)áudio − página web − vídeo − vídeo animado − áudio.
Responder
Q199598 - FCC Jornalista 2018
As entrevistas realizadas em vídeo para a televisão apresentam um poder que aquelas feitas para o rádio, os jornais e as
revistas impressas muitas vezes não têm. Elas são capazes de
A)possibilitar o uso de links para outra matéria.
B)fazer com que o entrevistador seja dispensável.
C)sintetizar melhor o pensamento do entrevistado.
D)expor a intimidade do entrevistado.
E)possibilitar o uso de merchandising na matéria.
Responder
Q199854 - FGV Analista de Comunicação 2018
O produtor de uma emissora de rádio all-news tem valor
inequívoco, dado que desempenha diversas funções, sendo uma
delas o aporte à programação. Um jornalista que desenvolve
reportagem especial recebe o apoio da produção para o
cumprimento da pauta.
Dessa maneira, destaca(m)-se como tarefas exclusivas do
produtor de rádio em apoio ao desenvolvimento da reportagem
especial:
A)divulgação do conteúdo informativo tanto no website quanto
nas redes sociais nas quais a emissora possui conta;
B)edição de sonoras e montagem de programas afins com o
perfil da emissora;
C)obtenção de autorizações, logística para deslocamentos e
reserva de equipamentos;
D)gravação de cabeças, redação de textos no padrão
radiofônico e elaboração de scripts;
E)planejamento, definição de conteúdo, segmento e formato
do programa e coordenação geral de jornalismo.
Responder
Q199868 - UFMG Jornalista 2018
Sobre o telejornalismo é INCORRETO afirmar que
A)no caso de músicas, é recomendável o aproveitamento do som ambiente, ou seja, captado no local
da reportagem para o BG (Background ).
B)somente em casos excepcionais deve-se usar imagens de arquivo para cobrir o início da
reportagem.
C)um áudio ruim pode ser usado se for de grande importância, mas a fala do entrevistado deve ser
transcrita pelo gerador de caracteres, caso não esteja audível.
D)deve-se recorrer a takes fechados para capturar imagens de closes que identifiquem pessoas cuja
filmagem não foi autorizada.
Responder
Q199870 - UFMG Jornalista 2018
Acerca da edição na TV, é incorreto afirmar que
A)sempre que for necessário, o editor deve lançar mão de recursos infográficos e recorrer aos préstimos
da pós-produção.
B)a edição começa com a decupagem da “fita” enviada da rua pelo repórter.
C)o repórter deve gravar off da matéria e fazer a cobertura do off , enquanto o editor cuida para que
não ocorra “pulo de imagem”.
D)quando as cenas importantes são muito rápidas, o editor pode repeti-las em slow motion , como
forma de chamar atenção do telespectador para o fato relatado.
Responder
Q199872 - UFMG Jornalista 2018
Devem ser observados no telejornalismo, EXCETO:
A)Não descreva no texto exatamente o que está na imagem.
B)Na TV, bem como no rádio, o texto deve ser coloquial, mas a diferença fundamental é o casamento
da palavra com a imagem.
C)O uso do presente no indicativo e no futuro composto quando se referir ao que vai acontecer deve
ser descartado.
D)Os números devem ser redigidos por extenso, mas nunca arredondados quando forem a notícia
principal.
Responder
Q199874 - UFMG Jornalista 2018
Numere a Coluna II de acordo com a Coluna I, associando corretamente as palavras e expressões de
uso no telejornalismo ao seu significado, apresentado na Coluna II.
COLUNA I
1. Teaser
2. Cena de corte
3. Stand-up
4. Sobe som do VT
COLUNA II
( ) Imagem a mais, gravada durante uma reportagem, para ajudar na edição
final.
( ) Pequena chamada gravada pelo repórter com a manchete da notícia para
chamar a atenção do telespectador.
( ) Marcação técnica no script , para indicar ao sonoplasta no momento em que
deve ser colocado determinado som.
( ) Gravação do repórter no local do acontecimento para transmitir informações
do fato.
A alternativa que apresenta a sequência CORRETA é
A)(1) (2) (4) (3).
B)(2) (1) (4) (3).
C)(2) (4) (1) (3).
D)(2) (1) (3) (4).
Responder