Questões de concursos sobre "Produção Audiovisual" | Jornalismo - página 2

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Produção Audiovisual que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q199927 - FCC Analista Legislativo - Jornalismo 2018

Considere as seguintes características:


I. No noticiário televisivo, tem o objetivo de manter o interesse do espectador no que será apresentado.

II. Trata-se de um breve texto do repórter para despertar a curiosidade em uma matéria.

III. É o movimento de câmera que acompanha um objeto ou uma pessoa andando.


Os itens I, II e III correspondem, respectivamente, às definições de 

Ver Comentários

Q199944 - FCC Analista Legislativo - Jornalismo 2018

Todas as profissões têm sua nomenclatura própria. Dentro da linguagem jornalística, a palavra cue significa 
Ver Comentários

Q200044 - CETAP Jornalista 2010

Sobre as técnicas de telejornalismo, analise as afirmativas seguintes e aponte a alternativa CORRETA:


I- Quanto mais curtas, as perguntas têm chances de serem usadas na edição junto com a resposta do entrevistado;

II- Nas suítes, é indispensável rememorar o fato, em poucas palavras, para que o telespectador possa acompanhar a informação principal;

III- Na apresentação de telejornal, caso o VT que contém a reportagem não seja disparado, leia de novo a cabeça da matéria. Caso não entre de novo, leia a matéria seguinte.

Ver Comentários

Q200136 - VUNESP Assessor de Imprensa 2017

O tipo de enquadramento de câmera que é mais utilizado
para mostrar cada um dos apresentadores, individualmente,
na bancada de um telejornal, é o
Ver Comentários

Q200138 - VUNESP Assessor de Imprensa 2017

Com base no texto a seguir, assinale a alternativa correta.


Em telejornalismo, o texto é escrito para ser falado (pelo locutor) e ouvido (pelo telespectador). Pela própria característica dos veículos eletrônicos de comunicação – a instantaneidade –, o receptor deve “pegar a informação de uma vez”. Se isso não acontece, o objetivo de quem está escrevendo – transmitir a informação – fracassa.

                                (V. I. Paternostro. O texto na TV, Editora Elsevier, 1999)

Ver Comentários

Q200305 - FGV Analista Censitário de Geoprocessamento 2017

Para chamar a atenção dos telespectadores, o apresentador de um programa semanal de cunho esportivo decidiu, logo na abertura da atração, iniciar com os destaques da edição. Não foi utilizado texto em off e a leitura, ao vivo, dos títulos das manchetes durou cerca de um minuto.


Esse tipo de recurso editorial utilizado pelo apresentador é conhecido como: 

Ver Comentários

Q200429 - IADES Comunicação Social 2017

A respeito do briefing, assinale a alternativa correta.
Ver Comentários

Q200526 - CESGRANRIO Profissional de Comunicação Júnior - Relações Públicas 2010

Como parte de suas ações de comunicação dirigida, uma empresa do setor petroquímico planeja a criação de podcasts para divulgação de seus programas educativos. Sendo assim, a empresa produzirá

Ver Comentários