Questões de concursos sobre "Antiguidade Oriental (Egípcios, Mesopotâmicos, Persas, Indianos e Chineses)" | História - página 1
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Antiguidade Oriental (Egípcios, Mesopotâmicos, Persas, Indianos e Chineses) que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
É um antigo poema épico da Mesopotâmia, uma das
primeiras obras conhecidas da literatura mundial.
Acredita-se que sua origem sejam diversas lendas e
poemas sumérios. Esse texto influenciou os textos da
Gênese na Bíblia, na história de Noé. Essa descrição
faz referência à:
Tumba de Tutancâmon, no vale dos Reis, em Luxor (Egito), que está sendo investigada O ministro egípcio de Antiguidades, Mamduh al Damati, apontou nesta terça‐feira (29) a possibilidade de um novo descobrimento arqueológico na tumba do faraó Tutancâmon, que inspecionou nestes dias com o analista britânico Nicolas Reeves. Esta inspeção preliminar na cripta do chamado “faraó menino” é o primeiro passo para comprovar a veracidade da teoria de Reeves, que em agosto revelou que nessa câmara funerária poderia estar também o sepulcro da rainha Nefertiti. (Disponível em: http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimasnoticias/efe/2015/09/29/egitoanuncia‐nova‐descoberta‐arqueoligica‐na‐tumba‐de‐tutancamon.htm. Adaptado.) Para os egípcios o Faraó tinha poder incontestável. Era responsável pela agricultura, pela justiça e pela administração do Império. O Egito antigo tinha, portanto, um governo de caráter:
A figura apresenta as ruínas do Zigurate de Ur, construídas entre os anos de 2113 a 2016 a.C., localizadas no atual Iraque, na região da antiga Mesopotâmia. No contexto da antiga história mesopotâmica, os zigurates eram construções que:
Tradicionalmente o continente africano é desvalorizado nos recortes temáticos feitos pelos
professores de História. Os temas africanos mais abordados são Antigo Egito, Escravidão
Africana, Neocolonialismo e Descolonização, geralmente relacionado-os à história europeia ou
apenas como parte do eurocentrismo, ficando assim na marginalidade.
Dentre esses problemas e temas que podem ser trabalhados no ensino básico, podemos
destacar os que seguem, analise-os. A afirmação está correta ou não?
I. Estudar as lutas dos povos africanos contra os colonizadores europeus, como, por
exemplo, a independência do Haiti.
II. Apresentar os grandes reinos e impérios africanos anteriores à colonização europeia,
como, por exemplo, o Império Kush e Mali.
III. Perceber o neocolonialismo através dos problemas político-econômicos africanos
anteriores à chegada do europeu.
IV. Apresentar a mentalidade dos africanos escravos na América e como estes se percebiam
apenas como uma propriedade sem identidade.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmações CORRETAS.
“Na Antiguidade clássica, muito ao contrário, a história recente era o foco central da
preocupação dos historiadores. Para Heródoto e Tucídides, a história era um repositório de
exemplos que deveriam ser preservados, e o trabalho do historiador era expor os fatos recentes
atestados por testemunhos diretos. Não havia, portanto, nenhuma interdição ao estudo dos fatos
recentes, e as testemunhas oculares eram fontes privilegiadas para a pesquisa” (FERREIRA,
Marieta de Moraes. História do tempo presente: desafios. Petrópolis: Cultura Vozes, 2000, p.
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Dividida em províncias, que ficaram
conhecidas como satrapias, as terras eram
consideradas como propriedades do
império e cultivadas pelas comunidades.
Considerando as características
destacadas, podemos afirmar que estas se
referem
“No século XIX, devido ao interesse das potências imperialistas europeias em se expandirem na direção da região por ele ocupada, um grande império, que já vinha em declínio desde o século XVII, finalmente entrou em sua crise definitiva.” O texto se refere ao seguinte império: