Questões de concursos sobre "Antiguidade Oriental (Egípcios, Mesopotâmicos, Persas, Indianos e Chineses)" | História - página 2

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Antiguidade Oriental (Egípcios, Mesopotâmicos, Persas, Indianos e Chineses) que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q208417 - FGV Professor - História 2014

O autor do fragmento a seguir relata uma experiência de sala de aula que envolveu o manuseio, pelos alunos, do material utilizado na produção do papiro.

“Os escritos dos papiros são hoje conhecidos como ‘hieróglifos’, palavra de origem grega que define qualquer texto considerado sagrado pelas civilizações antigas. Mas os próprios egípcios chamavam sua escrita de Medu Neter, ‘palavras dos deuses’. Uma dica para os professores interessados é levar para a sala de aula a planta que gerou os papiros – facilmente encontrável no Brasil, usada como adorno em muitas casas. (...) O toque nas fibras unidas e entrelaçadas provoca o questionamento de como é possível termos herdado esse conhecimento de era tão remota. (...) Colocar a chamada História Antiga em contato com o cotidiano dos alunos é uma das melhores maneiras de torná-los mais receptivos ao tema e às possibilidades de analogias em relação ao papiro – o ancestral de nossos livros, revistas e jornais.”

(FERREIRA, Lucas dos Santos. “Milênios na palma da mão” in Revista de História da Biblioteca Nacional, ano 9, n. 99, p. 80-83, dez. 2013.)

Nessa aula, o professor apresentou, além do papiro, alguns textos religiosos, tratados cirúrgicos, problemas matemáticos e histórias populares, como documentos da história egípcia, produzidos há alguns milhares de anos.
As opções a seguir apresentam possíveis objetivos desse trabalho com diferentes linguagens no ensino de História, à exceção de uma.

Assinale-a.
Ver Comentários

Q208940 - CESPE Professor - História 2006

A história da Antiguidade Clássica é marcada por continuidades e descontinuidades em relação ao mundo diversificado da Antiguidade Oriental. Povos da Mesopotâmia e do Nilo demonstraram que o processo histórico que unia o Oriente e a África ao Mediterrâneo europeu não era estanque, isolado e sem comunicação com o que viria a ser a pujança de Grécia e Roma. A propósito da riqueza dos povos da Antiguidade Clássica e de suas heranças, assinale a opção correta.

Ver Comentários

Q209220 - FGV Técnico Legislativo 2012

Os dois confrontos mais sangrentos no Egito nos últimos
quinze meses foram
Ver Comentários