É praticamente impossível falar sobre comunicação interna sem falar em endomarketing. Os dois conceitos andam praticamente juntos, ‘unha e carne’. Porém, é fundamental esclarecer uma pequena confusão: muitas pessoas e ‘organizações’ confundem esses itens, dizendo que endomarketing é comunicação interna. Quase certo. A comunicação na verdade faz parte do endomarketing. Ou seja, a comunicação é uma ferramenta do endomarketing. (TAVARES, Maurício. Comunicação empresarial e planos de comunicação: integrando teoria e prática. São Paulo: Atlas)
Tavares acrescenta que, dentro da filosofia do endomarketing, para o seu melhor desempenho há dois enfoques básicos, que
são
As empresas adotam várias práticas corporativas que buscam melhorar o relacionamento com seus empregados, o aumento da sua eficiência e a competitividade, dentre outros objetivos. Uma dessas práticas, especificamente, tem como objetivo estimular o ambiente interno da organização, promovendo maior comprometimento de todos e o fortalecimento dos laços internos. Essa prática é o(a)
Para muitos autores, existe certo consenso de que o marketing interno precede o marketing externo, ou seja, antes de uma organização focar enfaticamente o mercado externo, uma série de procedimentos, ações e medidas devem acontecer no nível interno. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
O marketing direcionado para o colaborador é uma tendência para o crescimento organizacional por meio de práticas que proporcionem a satisfação e consequente motivação para os indivíduos em suas organizações. A respeito do endomarketing, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Um dos objetivos do marketing interno ou
endomarketing é trabalhar ações internas que visem
ao melhor atendimento externo como consequência.
( ) O endomarketing requer, por parte do cliente interno da empresa, comprometimento e adesão de valores e dos objetivos da organização.
( ) Para uma aplicação efetiva do endomarketing, é fundamental que ele seja constituído como parte da gestão estratégica da organização, e, mais do que isso, que esteja devidamente alinhado com os “desejos organizacionais".
( ) O foco do endomarketing, no que diz respeito a sua funcionalidade, não precisa considerar a participação de mercado desejada e nem a lucratividade dimensionada pela empresa.
( ) O foco nos resultados é premissa fundamental para toda e qualquer ação empresarial, mesmo sendo voltada para o público interno. Portanto, o endomarketing se enquadra nessa premissa.
O endomarketing visa a manter todos os integrantes da organização plenamente informados sobre a sua cultura, política, objetivos e diretrizes. Sobre o assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Visando à educação e à cultura organizacional, projetos de endomarketing têm que valorizar o ser humano e melhorar o grau de comprometimento das pessoas.
( ) Os projetos de endomarketing são essencialmente sistêmicos.
( ) Os projetos de endomarketing ganharam força, pois diminuem os custos com propaganda e publicidade.
( ) Endomarketing é a tarefa bem- sucedida de contratar, treinar e motivar funcionários hábeis que desejam atender bem aos consumidores.
( ) Atitudes de endomarketing são decisões da alta direção da empresa, no sentido de proporcionar um maior e melhor nível de informação aos acionistas e de integrá- los ao mercado externo.
Uma empresa moderna caracteriza-se por uma organização complexa, e esse tipo de organização requer uma interdependência estreita entre seus setores, entre todas as suas atividades e operações. Essa interdependência ou a coesão interna é fator essencial para sua eficiência. Sobre esse assunto, analise as assertivas abaixo.
I. O endomarketing possui uma importância estratégica dentro das organizações, pois motiva, incentiva o bom relacionamento e gera comprometimento.
II. Os pioneiros no desenvolvimento de projetos de endomarketing foram os ingleses, logo após a Revolução Industrial, uma vez que precisavam “vender” a ideia industrial para uma mão de obra ainda rural.
III. O endomarketing, hoje, é visto como um meio de diminuir o isolamento departamental.
IV. Deve- se partir da premissa de que o público-alvo dos processos gerenciais de endomarketing e, por conseguinte, dos seus programas, são os parceiros externos, pois esses precisam ser conquistados e retidos com serviços e produtos de qualidade.
Não interessam a uma empresa funcionários não colaboradores e não motivados, que só prejudicariam sua imagem no mercado. A respeito de endomarketing, analise as assertivas abaixo.
I. Uma das metas do endomarketing é desenvolver esforços para que os colaboradores da organização sintam-se orgulhosos de partilhar dos objetivos da empresa.
II. O marketing interno, como também é conhecido o endomarketing, visa a manter os fornecedores informados sobre a cultura, as políticas e as diretrizes da empresa.
III. As empresas que investem em atividades práticas do endomarketing acreditam que seus colaboradores são clientes em potencial.
IV. A empresa tem claro que seu maior poder de marketing é tão somente o mercado e seus clientes externos.