Questões de concursos sobre "Comportamento de Pessoas nas Organizações" | Gestão de Pessoas - página 30

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Comportamento de Pessoas nas Organizações que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q220852 - FGV Fiscal de Rendas 2010

Assinale a alternativa que pode ser considerada contribuição original e elemento fundamental da teoria da contingência ao comportamento organizacional.
Ver Comentários

Q220874 - FCC Administrador 2010

No que se refere à relação entre usuários e servidores públicos, considere as afirmativas abaixo. 

I. A gestão participativa e o trabalho em equipe contribuem mais para a satisfação do próprio servidor do que do usuário.

II. O gerenciamento de processos com foco na melhoria contínua do trabalho leva ao comportamento rotineiro e à perda de motivação.

III. A aceitação do erro, isto é, de procedimentos que não agreguem valor ao serviço prestado deve ser tolerado para a melhoria do clima organizacional.

IV. A principal dificuldade na implantação de programas de gestão da qualidade no setor público é a mudança constante de administradores.

V. O equilíbrio entre expansão da clientela e qualidade do atendimento deve priorizar a primeira, tendo em vista o princípio do bem comum.

Está correto o que se afirma APENAS em
Ver Comentários

Q220882 - CESGRANRIO Analista do Banco Central - Área 5 2010

.Considere as observações a seguir, a respeito de três funcionários de uma organização. 

. X tem um alto nível de satisfação no seu trabalho e demonstra uma atitude positiva em relação a ele.

. O envolvimento com o trabalho de Y permite observar que ele se identifica psicologicamente com seu trabalho e considera seu desempenho como um fator de valorização pessoal.

. O alto grau de comprometimento organizacional de Z mostra o quanto ele se identifica com a organização.

Analisando as atitudes desses funcionários, somente é possível concluir que
Ver Comentários

Q220886 - CESGRANRIO Administrador 2010

Recentemente, em consequência da grave crise financeira internacional, muitos bancos optaram por demitir funcionários e reestruturar os processos internos. Consequentemente, isso influenciou as atitudes dos funcionários perante o trabalho. Jorge, um analista de crédito de um banco comercial, expressa da seguinte forma os seus sentimentos: "Essa crise fez-me enxergar o meu trabalho de uma nova forma. Estou muito insatisfeito com a forma como os bancos estão tratando os seus funcionários e, se tivesse uma oportunidade, mudaria de emprego imediatamente. Infelizmente, o mercado de trabalho está muito difícil e não existem oportunidades para que isso aconteça", continuando: "por essa razão, espero continuar no meu trabalho atual até que o ambiente melhore." Na sua intenção de se manter no seu atual emprego, Jorge expressa um comprometimento
Ver Comentários

Q220889 - FGV Fiscal de Rendas 2009

Com relação ao comportamento organizacional, analise as afirmativas a seguir: 

I. O comportamento organizacional fundamenta-se no estudo dos indivíduos.

II. O comportamento organizacional fundamenta-se no estudo dos grupos formais.

III. O comportamento organizacional fundamenta-se no estudo da estrutura organizacional.

Assinale:
Ver Comentários

Q220909 - FCC Analista Judiciário - Área Administrativa 2009

Competência interpessoal é a habilidade de
Ver Comentários

Q220940 - FCC Analista Judiciário - Área Administrativa 2007

Considere os conceitos abaixo relacionados aos estilos interpessoais, segundo à "Janela Johari": 

I. Tende a gerar hostilidade nos outros, pois a falta de relacionamento é, geralmente, interpretada em função das necessidades das outras pessoas e esta lacuna afeta sua satisfação, pois não fornece e nem busca "feedback". É encontrado, com freqüência em organizações burocráticas, onde, muitas vezes, é até conveniente evitar abertura e envolvimento.
II. Caracteriza-se por uma tendência a perguntar muito sobre si mesmo, como os outros o percebem, o que acham de suas idéias e atos, utilizando preferencialmente o processo de solicitar "feedback". Ao mesmo tempo, indica pouco desejo de se expor, o que pode ser interpretado como sinal de desconfiança nos outros.
III. Os outros podem percebê-lo como egocêntrico, com exagerada confiança nas próprias opiniões e valorizando a sua autoridade, sem buscar "feedback". Os outros podem desenvolver sentimentos de insegurança, hostilidade e defensividade com relação à pessoa.
IV. Caracteriza-se pela utilização ampla e equilibrada na busca de "feedback" e de exposição, permitindo franqueza e empatia pelas necessidades dos outros.

Os estilos acima correspondem ao:
Ver Comentários