Questões de concursos sobre "Abordagem das Relações Humanas" | Gestão de Pessoas - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Abordagem das Relações Humanas que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q218006 - ESPP Administrador 2013

A pessoa ou equipe que desempenha o papel de líder influencia o comportamento de um ou mais liderados ou seguidores. Sobre o assunto, leia as sentenças e assinale a alternativa incorreta: 
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Q218017 - COMPERVE Tecnólogo - Gestão Pública 2016

A liderança é um processo chave que causa grande impacto na vida das pessoas e das organizações. Encontramos na literatura diferentes abordagens a respeito da liderança. Uma dessas abordagens é a Teoria Situacional da Liderança que tem como base a ideia de que a conduta do líder deve
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Q218037 - FCC Analista Judiciário - Área Judiciária 2017

Os estudos sobre liderança desenvolvidos pela Universidade de Ohio nos anos de 1940, buscaram identificar dimensões independentes do comportamento do líder, descrevendo duas categorias de liderança, que são: 
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Q218068 - FCC Analista Judiciário - Área Judiciária 2017

Motivação corresponde a um estado psicológico caracterizado por um elevado grau de disposição de realizar uma tarefa ou perseguir uma meta. Constitui um dos fatores fundamentais para o bom desempenho organizacional e é objeto de diversas teorias que buscam explicar quais os fatores determinantes ou como ela se processa. Uma dessas teorias é a da expectativa (ou expectância), desenvolvida por Victor Vroom, segundo a qual,
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Q218076 - IF-PE Secretário Executivo 2017

No que diz respeito à comunicação institucional, analise as proposições a seguir. I. Palavras ambíguas são barreiras à comunicação, assim, o uso de código fechado e de palavras denotativas deve ser evitado. II. O jargão técnico, embora seja obstáculo sério à comunicação, serve para proporcionar aos integrantes de um grupo sentimentos de coesão e autoestima. III. Relações de poder, autoridade e status são barreiras organizacionais à comunicação. IV. Para ser efetiva e alcançar o resultado que se espera, a mensagem a ser transmitida independe do canal utilizado. V. Conflitos de valores do emissor e do receptor são considerados barreiras interpessoais. Estão CORRETAS, apenas, as afirmações 
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Q218086 - IBFC Pedagogo 2017

Uma excelente maneira de manter os colaboradores motivados é por meio de dinâmicas. Sobre os benefícios das dinâmicas de grupo, considere:

I. Compreensão mútua dos diferentes perfis entre os integrantes.

II. Promoção da qualidade do ambiente organizacional.

III. Maximização do engajamento, motivação e produtividade.

IV. Aceleração de resultados em curto espaço de tempo.

V. Aumento da satisfação dos colaboradores e redução de turnover.

Estão corretas as afirmativas:

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Q218114 - IF-CE Administrador 2016

É característica da teoria das relações humanas, exceto 
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Q218219 - Gestão Concurso Analista - Vendas 2014

Os itens a seguir representam características específicas acerca das relações humanas dentro do ambiente de trabalho e no cotidiano em geral. Leia atentamente. I. Joana, gestora pública há 10 anos, tem autocontrole, iniciativa e sensibilidade. Joana zela pelo fiel cumprimento das metas setoriais, mas também se preocupa com o grau de estresse que pode surgir em decorrência de altos níveis de cobrança da equipe. Por isso, procura conciliar esses dois aspectos do trabalho. Nessa situação, é correto afirmar que Joana é uma pessoa que tem inteligência emocional. II. Perceber de forma acurada uma situação e suas variáveis permite que o indivíduo seja capaz de se posicionar de forma habilidosa na rede de relações interpessoais interna e externa no local de trabalho. III. Nas relações humanas compensatórias, o compartilhamento de preocupações e ansiedades particulares facilita a integração. As emoções podem ser evidenciadas, pois são importantes para validar o comprometimento com a cooperação e buscar a reciprocidade. IV. A competência interpessoal é a habilidade de ser eficaz nas relações interpessoais, de lidar com outras pessoas de maneira diferenciada, adequada ás necessidades de cada uma. É CORRETO apenas o que se afirma em
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Q218306 - FCM Tecnólogo 2016

Tendo em vista o comportamento humano nas organizações, relacione as vantagens da tomada de decisão individual e coletiva, discutidas por Robbins (2009):

I. Pontos fortes da tomada de decisão individual.

II. Pontos fortes da tomada de decisão coletiva.


( ) Rapidez.

( ) Heterogeneidade.

( ) Responsabilidade final.

( ) Consistência de valores.

( ) Qualidade mais elevada.

( ) Completude de informações


A sequência correta é

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Q218579 - FCC Analista Judiciário - Área Administrativa 2015

Uma contribuição instrumental aplicável ao diagnóstico de cultura é de Porto e Tamayo, que construíram uma Escala de Valores Relativos ao Trabalho (EVT). Essa escala tem como base a teoria de valores humanos de Schwartz aplicada ao mundo do trabalho e é dividida em quatro fatores:
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