Questões de concursos sobre "Geologia Estrutural" | Geologia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Geologia Estrutural que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q215505 - CESGRANRIO Geofísico Júnior - Geologia 2018

A seção sísmica interpretada abaixo, migrada em tempo, exemplifica o arcabouço estratigráfico da porção norte da Bacia de Santos. Os horizontes H0 a H9 representam limites de sequências.


Chang, H.K.; at al. Sistemas petrolíferos e modelos de acumulação de hidrocarbonetos na Bacia de Santos. Revista Brasileira de Geociências, v. 38 (2 – suplemento), 2008. p. 34. Adaptado.


Com base nessa seção, verifica-se que

Ver Comentários

Q215508 - CESGRANRIO Geofísico Júnior - Geologia 2018

A imagem abaixo foi obtida através de um microscópio eletrônico de varredura e mostra a presença de Opala-CT preenchendo espaços porosos em sedimentos do Eoceno, aflorantes nas porções distais da Bacia do Espírito Santo, elevados ao fundo do mar devido à tectônica salífera.


FREIRE, A.F.M.; et al. A Giant oil seep at a salt-induced escarpment of the São Paulo Plateau, Espírito Santo Basin, off Brazil: Host rock characteristics and geochemistry. Deep-Sea Research II, v.146, 2017. p. 51.


A presença desses cristais de Opala-CT no espaço poroso sugere que houve

Ver Comentários

Q215509 - CESGRANRIO Geofísico Júnior - Geologia 2018

A sequência deposicional mais nova da Bacia da Foz do Amazonas está relacionada com a Orogenia Andina, sendo caracterizada por um enorme cone submarino, denominado Cone do Amazonas. A seção sísmica interpretada abaixo mostra seis sequências sismoestratigráficas, sendo as sequências Sin-Cone I e II representativas do Cone do Amazonas.


CARVALHO, G.C.R.; at al. O Cone do Amazonas, Bacia da Foz do Amazonas - uma nova discussão. Revista da Escola de Minas, Ouro Preto, v. 64(4), 2011. p. 430. Adaptado.


Nessas duas sequências, é possível observar a presença de um domínio distensional (1), um transicional (2), e um domínio compressional nas porções mais distais (3).


Essa configuração tectono-deposicional está relacionada aos seguintes eventos:

Ver Comentários

Q215512 - CESGRANRIO Geofísico Júnior - Geologia 2018

A Figura da seção geológica esquemática abaixo ilustra os elementos essenciais de um sistema petrolífero.


Com base na Figura, os elementos de um sistema petrolífero correspondem, respectivamente, a

Ver Comentários

Q215513 - CESGRANRIO Geofísico Júnior - Geologia 2018

A Figura da seção geológica abaixo ilustra uma série de armadilhas (trapas) relacionadas à tectônica salífera.


SELLEY, R.C. Elements of Petroleum Geology. Academic Press, 2nd ed, 1998. p. 330. Adaptado.


Com base na Figura, as armadilhas destacadas correspondem, respectivamente, a:

Ver Comentários

Q215519 - CESGRANRIO Geofísico Júnior - Geologia 2018

O termo Lamito Oleífero pode ser utilizado como sinônimo de Oil Shale e descreve uma rocha sedimentar que contém uma mistura de partículas de tamanho argila, composta, principalmente, por argilo-minerais, além de partículas de tamanho silte a areia fina, em sua maioria formadas por grãos de quartzo, feldspato e calcita.


São propriedades químicas e físicas que influenciam diretamente no aproveitamento comercial desse tipo de reservatório:

Ver Comentários

Q215523 - CESGRANRIO Geofísico Júnior - Geologia 2018

ALLEN, P.A. & ALLEN, J.R. Basin Analysis: Principles and Applications to Petroleum Play Assessment (third edition). Wiley-Blackwell, Oxford, 2013. p.84. Adaptado.


Considerando-se as Figuras acima, verifica-se que estão representadas em I e II, respectivamente, bacias

Ver Comentários

Q215525 - CESGRANRIO Geofísico Júnior - Geologia 2018

DAVIS, G.H.; REYNOLDS, S.J & KLUTH, C.F. Structural Geology of Rocks and Regions (third edition). John Wiley & Sons, 2012. p.324.


Com base no modelo físico acima, onde camadas de argila claras e escuras são afetadas por um conjunto de falhas, verifica-se que se trata de falhas

Ver Comentários

Q215526 - CESGRANRIO Geofísico Júnior - Geologia 2018

ALLEN, P.A. & ALLEN, J.R. Basin Analysis: Principles and Applications to Petroleum Play Assessment (third edition). Wiley-Blackwell, Oxford, 2013. p.119. Adaptado.


Nas bacias de margem convergente, a natureza da litosfera na região de retro-arco tem um papel importante no campo de tensões que será gerado e, consequentemente, na natureza da deformação presente. No caso de uma litosfera continental, tem-se, tipicamente, a geração de uma bacia de antepaís, por flexuramento, e um campo de tensões compressivo. Nos casos em que a litosfera tem natureza oceânica, tem-se a geração de um campo distensivo, que se constitui em áreas com rápida distensão.


Com base nas Figuras acima, que representam regiões de retroarco, infere-se que a litosfera é de natureza

Ver Comentários

Q215527 - CESGRANRIO Geofísico Júnior - Geologia 2018

DAVIS, G.H.; REYNOLDS, S.J. Structural Geology of Rocks and Regions (second edition). New Jersey: John Wiley & Sons, Inc, 1996. p.316.


No mapa estrutural acima, onde estão representadas falhas normais (eventualmente com seus ângulos de mergulho indicados), identifica(m)-se

Ver Comentários