Questões de concursos sobre "Geofísica" | Geologia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Geofísica que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q215504 - CESGRANRIO Geofísico Júnior - Geologia 2018

A imagem sísmica “TecVA” interpretada abaixo, migrada em tempo, realça a trama de soleiras e diques de diabásio, presentes na seção sedimentar da Bacia do Parnaíba.


SANTOS, S.F.; et al. Sistemas petrolíferos e modelos de acumulação de hidrocarbonetos na Bacia de Santos. Boletim de Geociências da Petrobras, v. 22 (2), 2014. p. 261.


Com base nessa imagem, verifica-se que na Bacia do Parnaíba

Ver Comentários

Q215505 - CESGRANRIO Geofísico Júnior - Geologia 2018

A seção sísmica interpretada abaixo, migrada em tempo, exemplifica o arcabouço estratigráfico da porção norte da Bacia de Santos. Os horizontes H0 a H9 representam limites de sequências.


Chang, H.K.; at al. Sistemas petrolíferos e modelos de acumulação de hidrocarbonetos na Bacia de Santos. Revista Brasileira de Geociências, v. 38 (2 – suplemento), 2008. p. 34. Adaptado.


Com base nessa seção, verifica-se que

Ver Comentários

Q215509 - CESGRANRIO Geofísico Júnior - Geologia 2018

A sequência deposicional mais nova da Bacia da Foz do Amazonas está relacionada com a Orogenia Andina, sendo caracterizada por um enorme cone submarino, denominado Cone do Amazonas. A seção sísmica interpretada abaixo mostra seis sequências sismoestratigráficas, sendo as sequências Sin-Cone I e II representativas do Cone do Amazonas.


CARVALHO, G.C.R.; at al. O Cone do Amazonas, Bacia da Foz do Amazonas - uma nova discussão. Revista da Escola de Minas, Ouro Preto, v. 64(4), 2011. p. 430. Adaptado.


Nessas duas sequências, é possível observar a presença de um domínio distensional (1), um transicional (2), e um domínio compressional nas porções mais distais (3).


Essa configuração tectono-deposicional está relacionada aos seguintes eventos:

Ver Comentários

Q215522 - CESGRANRIO Geofísico Júnior - Geologia 2018

Com base nas configurações dos sistemas deposicionais e dos ambientes sedimentares que compõem uma região de margem passiva, e desconsiderando eventos sísmicos como iniciadores de correntes de turbidez, conclui-se que os complexos turbidíticos, típicos desse ambiente geotectônico, são caracterizados por
Ver Comentários

Q215525 - CESGRANRIO Geofísico Júnior - Geologia 2018

DAVIS, G.H.; REYNOLDS, S.J & KLUTH, C.F. Structural Geology of Rocks and Regions (third edition). John Wiley & Sons, 2012. p.324.


Com base no modelo físico acima, onde camadas de argila claras e escuras são afetadas por um conjunto de falhas, verifica-se que se trata de falhas

Ver Comentários

Q215528 - CESGRANRIO Geofísico Júnior - Geologia 2018

DAVIS, G.H.; REYNOLDS, S.J & KLUTH, C.F. Structural Geology of Rocks and Regions (third edition). John Wiley & Sons, 2012. p.325.


Com base na Figura acima, que mostra um modelo físico para o desenvolvimento de uma falha normal lístrica, afetando um conjunto inferior de camadas claras e escuras alternadas e um conjunto superior de camadas claras, verifica-se que o(s)

Ver Comentários

Q215534 - CESGRANRIO Geofísico Júnior - Geologia 2018

Quais são os efeitos na variação do ângulo de mergulho da Zona de Wadati-Benioff em uma colisão oceano-continente?
Ver Comentários

Q215535 - CESGRANRIO Geofísico Júnior - Geologia 2018


KEAREY, P.; KLEPEIS, K.A. & VINE, F.J. Tectônica Global. Trad. de GODOY, D.F. & HACKSPACHER, P.C. Bookman.Ltda. 2014. p.82.


Na Figura acima, os pontos pretos representam epicentros de terremotos, com magnitude (mb ) maior do que quatro, ocorridos entre os anos de 1961 e 1967.


Esses epicentros correspondem a terremotos ocorridos em limites de placas

Ver Comentários

Q215562 - IADES Perito Criminal - Geologia 2016

A respeito dos métodos indiretos (ondas sísmicas) de investigação da constituição interna do planeta Terra, assinale a alternativa correta. 
Ver Comentários

Q215589 - IADES Perito Criminal - Geologia 2016

As sequências estratigráficas constituem o registro estratigráfico de ciclos geológicos. A natureza desses ciclos é tão antiga quanto a própria geologia como ciência. A estratigrafia sísmica é um método estratigráfico de interpretação de dados sísmicos, o qual permite uma melhor compreensão da evolução tectonossedimentar de uma bacia.


ASSINE, M. L; PERINOTTO, J. A. J. Estratigrafia de sequências em sistemas deposicionais siliciclásticos costeiros e marinhos. In: Helio Jorge Portugal Severiano Ribeiro. (org.). Estratigrafia de sequências: fundamentos e aplicações. São Leopoldo-RS: Unisinos, 2001, com adaptações.


Considerando as informações do texto, assinale a alternativa correta.

Ver Comentários