Questões de concursos sobre "Globalização" | Geografia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Globalização que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q13668 - FUNIVERSA Administrador 2010

Acerca do cartum apresentado e reportando a temas que ele suscita, assinale a alternativa correta.
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Q212449 - UECE-CEV Professor - Geografia 2018

O agronegócio globalizado é uma variável chave para compreender as contradições materializadas no campo brasileiro no início do século XXI. Atente para o que se diz a seguir sobre essa temática.


I. É cada vez mais presente na agricultura brasileira um sistema produtivo “empresarial”, que envolve aquisição e arrendamento de terras para a produção de agrocombustíveis, grãos e florestas plantadas.

II. O arranjo territorial da reestruturação produtiva da agricultura no Brasil vai se organizar de maneira seletiva, privilegiando determinadas “manchas” de expansão agroindustrial.

III. Quanto mais desenvolvida for a atividade agrícola na qual são implementados os pacotes tecnológicos direcionados ao aumento da produção, maior será sua dependência das condições climáticas.


É correto o que se afirma em

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Q212451 - UECE-CEV Professor - Geografia 2018

“O mundo estaria se ‘desterritorializando’? Sob o impacto dos processos de globalização que ‘comprimiram’ o espaço e o tempo, (...) o que restaria de nossos ‘territórios’, de nossa ‘geografia’?

Fonte: HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização – do fim dos territórios à multiterritorialidade. 2ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. pp. 19 e 20.


Na geografia, o debate contemporâneo sobre territorialização, desterritorialização e reterritorialização conclui acerca

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Q212461 - UECE-CEV Professor - Geografia 2018

No que diz respeito ao real sentido da globalização e da ordem mundial contemporânea, é correto afirmar que
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Q212473 - UECE-CEV Professor - Geografia 2018

Atente ao seguinte excerto: “A construção do conhecimento geográfico pressupõe a escolha de um corpo conceitual e metodológico [...]. Para isso, usa a Geografia conceitos-chave, como instrumentos capazes de realizar uma análise científica do espaço.”

Parâmetros Curriculares Nacionais, parte IV Ciências Humanas e suas Tecnologias. p. 32. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/ arquivos/ pdf/cienciah.pdf


Relacione corretamente os conceitos-chave da geografia propostos pelos PNCs, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.


1. Lugar

2. Território

3. Paisagem

4. Escala

5. Globalização


( ) Porção do espaço apropriável para a vida, que é vivido, reconhecido e cria identidade.

( ) Aborda os fenômenos decorrentes da implementação de novas tecnologias de comunicação e informação.

( ) Compreende o visível do arranjo espacial possuindo um caráter social, pois também é formada de movimentos impostos pelo homem.

( ) Espaço definido e delimitado por e a partir das relações de poder.

( ) Compreende não apenas a questão dimensional, mas também fenomenal, quando dedicada ao fenômeno espacial que se discute.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

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Q212483 - UECE-CEV Professor - Geografia 2018

No dia 22 de março celebra-se o dia mundial da água. Nesta data foi instituída pela Organização das Nações Unidas em 1992, a Declaração Universal dos Direitos da Água, como uma forma de chama a atenção da sociedade global para a importância e a necessidade de cuidar adequadamente da água do planeta.


Dentre os seus artigos, essa declaração propõe que

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Q212492 - Colégio Pedro II Professor - Geografia 2018

“A sociedade global como um todo, em diferentes formas e intensidades, de acordo com o contexto (da periferia de Bagdá às favelas do Rio, da banlieu de Paris às slums de Bombaim), propagou nos tempos políticas de segurança que, além de alimentarem fortes setores da economia, foram alicerçadas num ideário, numa ideologia ou mesmo numa cultura de insegurança ou do medo de tamanha amplitude que acabou legitimando grande parte das medidas de exceção tomadas pelos governos nacionais e que são louvadas pela mídia internacional hegemônica.” 
HAESBAERT, R. Viver no limite: território e multi/transterritorialidade em tempos de in-segurança e contenção. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014, p. 231.
Tomando como exemplo a cidade do Rio de Janeiro, assinale a alternativa que caracteriza os rebatimentos espaciais simbólicos do processo descrito no texto.
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Q212502 - Gestão Concurso Geografia 2018

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre o espaço urbano e o rural.


( ) Com a globalização, a especialização agrícola baseada na ciência e na técnica inclui o campo modernizado em uma lógica competitiva que acelera a entrada da racionalidade em todos os aspectos da atividade produtiva.

( ) O respeito tradicional às condições naturais (solo, água, insolação, etc.) cede lugar, em proporções diversas, segundo os produtos e as regiões, a um novo calendário agrícola baseado na ciência, na tecnologia e no conhecimento.

( ) O processo de globalização cria, na cidade, os excluídos e os irracionais; ao mesmo tempo, há uma demanda de produtividade por atores privilegiados e uma produção de irracionalidade para a maior parte.

( ) A expansão da urbanização e a maior importância do fenômeno urbano servem de base, hoje, para mais racionalização, que é tanto mais presente quanto maiores forem as articulações com o campo tradicional e mais simples as relações entre as cidades.


De acordo com as afirmações, a sequência correta é

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Q212534 - SEDUC - CE Professor - Geografia 2016

A partir da década de 1990, o governo brasileiro passou a adotar os moldes da globalização, através de medidas econômicas que visavam a abertura do mercado para o capital estrangeiro e para forte grupo de empresas internacionais. Dentre as características que apontam para esse processo de globalização, pode-se destacar:
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Q212539 - IDECAN Professor - Geografia 2015

Texto I


“Em todo lugar onde se possa gerar lucros, os obstáculos à expansão (dos grandes grupos empresariais) foram levantados, graças à liberalização e à desregulamentação: a telemática e os satélites de comunicações colocam em suas mãos (das empresas) formidáveis instrumentos de comunicação e controle; para que se reorganizem e reformulem, em consequência, suas estratégias internacionais.”

(CHESNAIS, François. A mundialização do capital. São Paulo: Editora Xamã, 1996, p. 23.)


Texto II


“As tentativas de se construir um mundo só sempre conduziram a conflitos, porque se tem buscado unificar e não unir (...) A dimensão mundial é o mercado. (...) A dimensão fragmentada é a tribo – união de homens por suas semelhanças – e o lugar – união dos homens pela cooperação na diferença. A grande revolta se dá através do espaço, do lugar, ali onde a tribo descobre que não é isolada.”

(SANTOS, Milton. Técnica, Espaço, Tempo: globalização e meio técnico‐científico‐informacional. São Paulo: Editora Hucitec, 1998, p. 36.)


Os textos I e II foram usados numa aula para discutir, respectivamente, dois conceitos:

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