A globalização e a revolução técnico-científica caracterizam o mundo contemporâneo, na nova ordem mundial. Com relação a esses fenômenos e ao cenário global podemos assinalar que:
I. A crise econômica de 2008 que abateu sobre o sistema financeiro mundial, principalmente, nas grandes potências, coloca em evidência as críticas que questionam a globalização, no sentido de mostrar a necessidade de reestruturação de organismos internacionais e reverter as políticas neoliberais. II. A revolução técnico-científica tem contribuído para gerar mais riquezas, aumentar o lucro das empresas do setor e por conseqüência aumentar a oferta de empregos principalmente, entre os países subdesenvolvidos. III. Com a globalização e a revolução técnico-científica surge o que chamamos de Nova Economia que veio alterar profundamente o mundo dos negócios e o mercado de trabalho. A Nova Economia reúne as empresas de computadores, a Internet, a telefonia e é a principal responsável pelo processo de internacionalização dos mercados, uma vez que forneceu as facilidades tecnológicas para que isso ocorresse. IV. Com as inovações tecnológicas e os altos investimentos no setor estes recursos se ampliam e se multiplicam possibilitando o acesso à informação a todas as pessoas, indistintamente no cenário mundial globalizado.
Como característica marcante do cenário mundial globalizado, onde os problemas econômicos e sociais se alastram, os países procuram se agrupar para estabelecer objetivos e adotar medidas conjuntas em defesa de interesses comuns. Sobre os componentes e a caracterização dos principais grupos de países, identificados pela abreviatura "G", assinale a única alternativa INCORRETA:
A globalização constitui um processo complexo de conexão entre os povos e seus territórios fortemente influenciados pela tecnologia e a divisão social e territorial do trabalho. Sobre esse processo é INCORRETO afirmar:
Desde o final do século XX, a cidade de São Paulo tem sido reconhecida como “cidade global” ou metrópole mundial. Essas denominações se equivalem e são decorrência do fato de a cidade de São Paulo apresentar
“A globalização é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista. [...] No fim do século XX e graças aos avanços da ciência, produziu-se um sistema de técnicas presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema técnico uma presença planetária. Só que a globalização não é apenas a existência desse novo sistema de técnicas. Ela é também o resultado das ações que asseguram a emergência de um mercado dito global, responsável pelo essencial dos processos políticos atualmente eficazes."
(SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000, p. 23-24).
Considerando o enunciado anterior, sobre o processo de globalização na sociedade contemporânea, assinale a alternativa correta.