Q228300 - Prefeitura de Fortaleza - CE Fisioterapeuta 2018
De acordo com a Portaria nº 825, de 25 de abril de 2016, o Serviço de Atenção Domiciliar tem como um dos seus objetivos:
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Estratégia em Saúde da Família (Antigo “PSF”) que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
De acordo com a Portaria nº 825, de 25 de abril de 2016, o Serviço de Atenção Domiciliar tem como um dos seus objetivos:
Com base na Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, afirma-se que a atenção básica:
São portas de entrada às ações e aos serviços de saúde nas Redes de Atenção à Saúde todos os serviços abaixo citados, EXCETO
Considere o seguinte texto, retirado do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF, 2009):
“...O trabalho do NASF é orientado por uma estratégia de organização do trabalho em saúde a partir da integração de equipes de Saúde da Família envolvidas na atenção às situações/problemas comuns de dado território com equipes ou profissionais com outros núcleos de conhecimento diferentes dos profissionais das equipes de atenção básica e deve se dar a partir das necessidades, das dificuldades ou dos limites diante das demandas e das necessidades de saúde, buscando, ao mesmo tempo, contribuir para o aumento da capacidade de cuidado das equipes apoiadas, para ampliar o escopo de ofertas bem como para auxiliar articulação de/com outros pontos de atenção da rede, quando isso for necessário, para garantir a continuidade do cuidado dos usuários.”
O texto apresentado descreve o referencial teórico metodológico de trabalho do NASF, que é denominado:
O programa de Saúde da Família (PSF) foi criado como estratégia para contribuir com a construção de um novo modelo de atenção integral à saúde das famílias.
Assinale a alternativa que contempla os objetivos desse programa.
Portaria nº 648/gm de 28 de março de 2006, aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica para o Programa Saúde da Família (PSF) e o Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Art. 2º Definir que os recursos orçamentários de que trata a presente Portaria corram por conta do orçamento do Ministério da Saúde, devendo onerar os seguintes Programas de Trabalho:
I - 10.301.1214.0589 - Incentivo Financeiro a Municípios Habilitados à Parte Variável do Piso de Atenção Básica.
II - 10.301.1214.8577 - Atendimento Assistencial Básico nos Municípios Brasileiros.
III - 10.301.1214.8581 - Estruturação da Rede de Serviços de Atenção Básica de Saúde.
Assinale a alternativa que inclui o (s) item (ns) CORRETO (s).
O processo de territorialização e regionalização da aten- ção básica busca instituir a plena integralidade do cuidado físico e mental para os usuários do SUS. Tal processo busca, também, ampliar a abrangência e a resolubilidade das ações de atenção básica.
Com tais objetivos e congregando profissionais de diferentes áreas de conhecimento, foram criados(as) os(as)
A atuação dos profissionais inseridos no NASF deve ser realizada de forma ampla, com ações específicas por áreas estratégicas e ações comuns de responsabilidade de todos os profissionais.
A seguir estão algumas destas áreas estratégicas. Identifique-as e assinale a alternativa correta.
Em uma unidade de estratégia de saúde da família, o indivíduo que representa o elo entre a equipe e a comunidade é o agente comunitário de saúde (ACS). São atribuições deste profissional:
A atuação do fisioterapeuta na atenção primária torna-se a cada dia mais importante. O profissional deve integrar o NASF e participar do trabalho em equipe na estratégia de saúde da família, para atuar em :