Questões de concursos sobre "Lançamento Oblíquo" | Física - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Lançamento Oblíquo que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q225950 - NUCEPE Perito Criminal - Física 2012

Um morteiro, um artefato lançador de granadas, está afastado uma distância horizontal X de uma linha vertical posicionada sobre uma encosta (ver figura abaixo). O ângulo θ de lançamento do morteiro vale 30. Uma granada é lançada com velocidade inicial cujo módulo vale v = 100 m/s. O ponto P de impacto da granada na encosta está a uma altura h = 120m em relação ao ponto de lançamento. Considere: sen(30) = 0,50; cos(30) = 0,87 e uma aceleração da gravidade g = 10m/s². Desprezando o atrito, o alcance horizontal X para que a granada atinja o ponto P da encosta,depois de ultrapassar o ponto mais alto da sua trajetória, será igual a: 

Ver Comentários

Q225973 - CESPE Perito Criminal 2018



Considerando-se as informações e figuras apresentadas no texto 5A1AAA, a distância horizontal D, em m, percorrida pelo motociclista arremessado é
Ver Comentários

Q225982 - CESPE Perito Criminal 2018



Com base nas informações e nas figuras apresentadas no texto 5A1AAA, o módulo da velocidade com que o carro atingiu a moto é igual a
Ver Comentários

Q226273 - IFB Professor - Física 2017

Um objeto é lançado obliquamente de uma altura de 10m do solo. A velocidade de lançamento é de 10m/s e o ângulo de lançamento é de 30º. Podemos afirmar que o tempo de voo do objeto até chegar no solo é de:
Ver Comentários

Q226451 - CETRO Tecnologista - Desenvolvimento de Hardware-Software 2014

Um grupo está desenvolvendo um programa para monitorar o lançamento de um projétil. Considerando que o grupo ficará na hora do lançamento na coordenada Pg(0,0,0), o projétil será lançado de uma distância horizontal ao grupo de 8m. O programa recebe uma leitura da velocidade inicial de lançamento e retorna a . Assinale a alternativa que apresenta qual será a altura teórica máxima do projétil.

Ver Comentários

Q226539 - FCM Físico 2016

Constantes Físicas
Aceleração da gravidade terrestre: g = 10 m/s²
Constante da Gravitação Universal: G = 6,70 x 10-11 N.m²/kg²
π = 3,0
Densidade do ar: ρ = 1,3 kg/m³
Massa da Terra: MT  = 6,0 x 1024 kg

Três bolas de beisebol, idênticas, são arremessadas do alto de um penhasco ao longo das trajetórias I, II e III. As velocidades iniciais das três bolas são iguais e não há resistência do ar sobre elas.


Sendo VI , VII e VIII as velocidades com que as bolas I, II e III, respectivamente, chegam ao solo, conclui-se que

Ver Comentários

Q226596 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Técnico de Laboratório - Física 2017

Um lançador de bolinhas é instalado em um laboratório para se estudar lançamento oblíquo. Um professor pede, então, que, desprezando os efeitos de resistência do ar e atrito, os alunos citem as grandezas que devem ser conhecidas para se obter a altura máxima atingida pela bolinha e o alcance dela.

Assinale a alternativa que apresenta as grandezas que devem ser conhecidas.

Ver Comentários

Q226667 - COSEAC Técnico de Laboratório - Física 2017

Um dispositivo preparado para lançar projéteis é utilizado como equipamento didático por um pesquisador do Centro de Controle de Satélites (CCS) que deseja demonstrar, na prática, como se calcular, em relação a um projétil, diversas grandezas associadas. Para tanto, ele propôs uma equação para que os engenheiros pudessem relacionar, para vários ângulos θ, a distância horizontal, no eixo x, e a altura, representada no eixo y, conforme a figura abaixo. 
Considerando-se a aceleração da gravidade g, uma possível equação de controle desses satélites é dada por:
Ver Comentários

Q226909 - CESPE Perito Criminal - Física 2016

Considere que um projétil tenha sido disparado de uma pistola com velocidade inicial de módulo igual a Vo e em ângulo θ (ascendente) em relação à horizontal. Desprezando a resistência do ar, assinale a opção correta acerca do movimento realizado por esse projétil.
Ver Comentários

Q227453 - FDRH Perito Criminal 2008

Uma bala é disparada de uma arma com velocidade de 300 m/s, a um ângulo de 5º em relação à horizontal. Durante o seu movimento, a bala passa por cima de um prédio, caindo do lado oposto ao do lançamento. Desprezando a força de arraste do ar e considerando o módulo da aceleração da gravidade como 10 m/s2, pode-se afirmar que a altura máxima do prédio que permitiu a passagem da bala nesse disparo, sendo

sen x = x - x3/3! + x5/5! - x7/7! + ...., é de, aproximadamente,
Ver Comentários