Questões de concursos sobre "Imunologia Básica e Clínica" | Farmácia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Imunologia Básica e Clínica que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q223568 - CCV-UFC Farmacêutico 2017

O vírus Chikungunya é transmitido por espécies de mosquito do tipo Aedes causando infecção em seres humanos com caraterísticas clínicas comuns à infecção por outros arbovírus. Em relação ao diagnóstico laboratorial podemos afirmar:
Ver Comentários

Q223594 - CCV-UFC Farmacêutico 2017

Em relação aos marcadores de acompanhamento da infecção, é incorreto afirmar:
Ver Comentários

Q223595 - CCV-UFC Farmacêutico 2017

A proteção de mucosas e secreções, a fixação de complemento e a ligação a mastócitos envolvem respectivamente as seguintes classes de imunoglobulinas:
Ver Comentários

Q223605 - CCV-UFC Farmacêutico 2017

Os marcadores tumorais CA15-3, CA19-9 e CA125 mesmo sendo inespecíficos, possuem uma grande utilidade no diagnóstico clínico-laboratorial principalmente nas respectivas neoplasias:
Ver Comentários

Q223826 - NUCEPE Perito Criminal - Farmacêutico 2018

Os métodos de marcação imunoenzimáticos utilizam reações do tipo enzima- substrato para obterem produtos finais coloridos a partir de cromogênios incolores. Sobre essas enzimas, marque a alternativa que condiz com a seguinte características das enzimas usadas nessa técnica: caracterizada como uma única cadeia de polipeptídeo com 308 resíduos, com um resíduo N-terminal bloqueado por piroglutamato. fortemente glicosilada (18 em massa) e contém um nico grupo de protoporfirina IX como grupo prostético, dois íons de cálcio, quatro pontes dissulfeto, e oito cadeias de carboidratos N-linked. Contém um grupo de base férrica (hematina) no seu centro ativo, possuindo, em solução, cor castanha.


Em imunohistoquímica, essa enzima oxida indiretamente os cromogênios, ao reagir com o peróxido de hidrogênio. Marque a alternativa CORRETA que condiz com o texto acima.

Ver Comentários

Q223827 - NUCEPE Perito Criminal - Farmacêutico 2018

Sobre as Imunoglobulinas, marque a alternativa INCORRETA.
Ver Comentários

Q223844 - NUCEPE Perito Criminal - Farmacêutico 2018

A técnica de western blotting (Towbin et al. 1979; Burnette 1981; Towbin and Gordon 1984) também pode ser denominada protei n immunoblot e consiste na detecção de proteínas específicas em amostras de lisados celulares ou amostras de tecidos. Com base nessa técnica, julgue as afirmativas e marque a alternativa CORRETA.


I- Os passos para a elaboração dessa técnica podem ser resumidos em cinco etapas: (1) extração e quantificação das proteínas; (2) fracionamento das proteínas da amostra em um gel de poliacrilamida; (3) transferências dessas proteínas para uma membrana; (4) incubação da membrana com um anticorpo para detectar a proteína específica a ser analisada; e (5) revelação dessa membrana para análise dos dados.

II- Diversos métodos espectroscópicos são utilizados para quantificar proteínas em uma solução. O ensaio de Bradford é o mais utilizado e apresenta diversas vantagens em relação aos demais, como a rapidez, a não exigência de aquecimento e a alta sensibilidade para baixas concentrações de proteínas. O método de Bradford se baseia na mudança de cor do corante Coomassie Blue G-250, em solução ácida (cor azulada) para cor avermelhada na presença de proteínas. As interações hidrofóbicas e iônicas estabilizam o complexo proteína-corante.

III- Para separar as proteínas de uma amostra homogênea, a técnica mais utilizada é a eletroforese em gel de SDS-poliacrilamida (SDS-PAGE). Inicialmente prepara-se o gel de SDS-poliacrilamida, que será uma matriz inerte através da qual as proteínas poderão migrar. O gel é preparado pela polimerização de monômeros de acrilamida e o tamanho dos poros do gel pode ser ajustado variando a concentração da acrilamida adicionada para retardar a migração da sua proteína de interesse. As proteínas podem possuir cargas positivas ou negativas, dependendo das cargas dos aminoácidos que as compõem.

IV- Para visualizar uma proteína de interesse, é utilizado um anticorpo específico que vai reagir com um epítopo da proteína, formando um complexo anticorpoantígeno. Esse anticorpo é denominado anticorpo primário, que pode ser policlonal (reconhece mais de um epítopo) ou monoclonal (reconhece apenas um epítopo da proteína de interesse) e é geralmente obtido apenas em camundongo ou em coelho.

Ver Comentários

Q224140 - INSTITUTO AOCP Farmacêutico 2014

As deficiências de proteínas do sistema complemento são incomuns, mas não raras, e uma redução na produção de C3 resultaria em 
Ver Comentários

Q224157 - INSTITUTO AOCP Farmacêutico 2014

Em casos de dengue, o uso de AAS (Ácido Acetil Salicílico) é contraindicado, devido à capacidade desse medicamento de inibir
Ver Comentários

Q224208 - UPENET/IAUPE Farmacêutico 2017

Anticorpos Anti-Her2 têm como mecanismo de ação:
Ver Comentários