Disciplinas Farmácia Imunologia Básica e Clínica Questões de concursos sobre "Imunologia Básica e Clínica" | Farmácia - página 3 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Imunologia Básica e Clínica que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q225419 - IBFC Farmacêutico 2013
Segurança transfusional é o conjunto de medidas quantitativas e qualitativas adotadas que vise um menor risco aos doadores e receptores de sangue, além da garantia de estoques estratégicos de sangue capazes de atender à demanda transfusional. Sobre a coleta, processamento, estocagem, distribuição e controle de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados assinale a alternativa incorreta :
A)As câmaras de conservação de hemocomponentes devem ter sistema de alarme sonoro e visual que deve ser ativado a uma temperatura tal que seja possível tomar as condutas apropriadas antes que o sangue e os componentes sofram danos devido a temperaturas incorretas.
B)O controle de qualidade dos concentrados de hemácias e dos concentrados de plaquetas deve ser realizado em, pelo menos, 1% da produção ou 10 unidades por mês.
C)O Plasma Fresco Congelado (PFC) é o plasma separado de uma unidade de sangue total por centrifugação ou por aférese e congelado completamente em ate 24 horas depois da coleta, atingindo temperaturas iguais ou inferiores a - 10°C (10°C negativos).
D)A Transfusão de componentes celulares (hemocomponentes) irradiados tem como objetivo reduzir o risco de Doença do Enxerto Contra Hospedeiro associada a Transfusão (DECHAT).
Responder
Q225676 - SCHNORR Farmacêutico 2012
As substâncias e medicamentos pertencentes a lista Al e A2 são prescritas em receita “A” (amarela). Marque a alternativa que corresponde a dispensacão dos medicamentos desta receita - (Portaria n° 344/1998):
A)Válido no Estado / 30 (trinta) dias de tratamento.
B)Válido no território Nacional / 30 (trinta) dias de tratamento.
C)Válido no território Nacional / 60 (sessenta) dias de tratamento.
D)Válido no Estado / 60 (sessenta) dias de tratamento.
E)Válido no Território Nacional / 90 (noventa) dias de tratamento.
Responder
Q225836 - FUMARC Farmacêutico 2013
O estudo quantitativo dos leucócitos inclui a contagem de todas as células brancas, o número total de leucócitos e as contagens relativas e absolutas das várias formas de leucócitos. Uma finalidade do estudo dos leucócitos consiste em auxiliar no estabelecimento do diagnóstico. Sobre esse assunto, NÃO é correto afirmar:
A)As infecções sistêmicas causadas por várias bactérias, fungos, espiroquetas e vírus podem causar neutrofilia.
B)Deficiências de fatores humorais (anticorpos, componentes do complemento) podem resultar em quimiotaxia ou opsonização deficitárias.
C)Um mecanismo pelo qual a neutropenia ocorre inclui fluxo aumentado de neutrófilos da medula para o sangue como resultado da produção inexistente ou aumentada.
D)Durante uma terapia com prednisona, os monócitos declinam durante as primeiras horas após a primeira dose, mas retornam a valores acima do normal por 12 horas.
Responder
Q225838 - CESPE Farmacêutico analista clínico (bioquímico) 2013
Assinale a opção correta no que se refere à dengue.
A)O diagnóstico laboratorial pode ser realizado pela identificação tanto do vírus quanto dos anticorpos produzidos durante a doença. O tempo da coleta do soro para os dois exames é de três a cinco dias.
B)A inibição de hemaglutinação e o teste de neutralização são técnicas recomendadas para a rotina do diagnóstico da dengue.
C)A determinação do sorotipo do vírus pode ser realizada por imunohistoquímica dos tecidos ou por método molecular, mediante a reação em cadeia de polimerase (PCR).
D)A dengue clássica somente é confirmada por meio de exames laboratoriais, principalmente durante epidemias.
E)Apesar de terem sido identificados quatro sorotipos diferentes de dengue, cada vírus é responsável por uma única forma da doença.
Responder
Q225863 - CETRO Especialista em Regulação 2013
A administração da vacina denominada tríplice bacteriana tem, como objetivo, evitar o desenvolvimento das seguintes doenças:
A)difteria, tétano e caxumba.
B)sarampo, rubéola e caxumba.
C)sarampo, tétano e caxumba.
D)difteria, tétano e coqueluche.
E)sarampo, rubéola e coqueluche.
Responder
Q225981 - COVEST-COPSET Farmacêutico 2010
O aprimoramento do conhecimento do mecanismo de defesa imune permitiu o diagnóstico laboratorial de doenças infecciosas e tumorais, a partir da identificação das células envolvidas na resposta imune e de proteínas sintetizadas por elas. Em relação à produção de anticorpos, é correto afirmar que:
A)a imunoglobulina A é transmitida ao recém- nascido pelo leite materno, protegendo o aparato gástrico, enquanto que no adulto não exerce qualquer proteção.
B)a imunoglobulina D parece colaborar com a ativação dos linfócitos B e atuar como receptor de superfície, tendo alta capacidade de unir-se a antígeno.
C)a imunoglobulina E responde pelas hipersensibilidades imediatas, mas não oferece risco ao feto de mães alérgicas, porque não tem a capacidade de atravessar a placenta.
D)a imunoglobulina M é aquela cuja síntese ocorre mais tardiamente em resposta secundária a um estímulo antigênico, mas sua ação é duradoura e permanece independente de novo estímulo.
E)a imunoglobulina G é sintetizada precocemente, como resposta imune primária a uma injúria antigênica, com alta afinidade pelo antígeno e ação efêmera, dependente de novo estímulo antigênico.
Responder
Q225983 - COVEST-COPSET Farmacêutico 2010
AVL, recém-nascido com 5 dias de vida, sexo masculino, APGAR 5/7, apresentou sinais de síndrome da rubéola congênita. A genitora declarou ter sido vacinada. Ambos foram submetidos ao teste de ELISA para detecção de rubéola e os resultados foram: do recém-nascido, IgG negativo, IgM negativo; genitora, IgG positivo, IgM positivo. O diagnóstico correto deve ser:
A)o recém-nascido, não tem rubéola, porque os resultados são negativos e a genitora não tem, porque, sendo adulta, tem imunoglobulinas positivas.
B)o recém-nascido não tem diagnóstico firmado devido à imaturidade do sistema imunológico e a mãe tem rubéola ativa.
C)o recém-nascido não tem rubéola e a mãe apresenta positividade das imunoglobulinas por cicatriz vacinal.
D)o recém-nascido não tem rubéola, porque seus resultados são negativos, mas a mãe tem rubéola ativa.
E)o recém-nascido tem rubéola porque a mãe tem rubéola, mas seus exames são negativos pela imaturidade imunológica.
Responder