Questões de concursos sobre "Hematologia Clínica" | Farmácia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Hematologia Clínica que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q223455 - UPENET/IAUPE Analista de Saúde 2014

Droga utilizada no tratamento da leucemia mieloide crônica, que tem como mecanismo de ação a ocupação do sítio quinase da proteína BCR/ABL, bloqueando o acesso ao ATP. Estamos nos referindo ao(à)
Ver Comentários

Q223576 - CCV-UFC Farmacêutico 2017

A acantocitose é uma alteração das hemácias encontrada na:
Ver Comentários

Q223584 - CCV-UFC Farmacêutico 2017

Portadores de anemias hemolíticas, trauma eritrocitário mecânico e anemia falciforme apresentam hemossiderina urinária. Qual corante utilizamos na pesquisa desse pigmento?
Ver Comentários

Q223586 - CCV-UFC Farmacêutico 2017

Portadores com traço falciforme apresentam que tipos de hemoglobina?
Ver Comentários

Q223593 - CCV-UFC Farmacêutico 2017

Em portadores de anemia ferropriva podemos observar, na extensão sanguínea, hemácias morfologicamente semelhantes às encontradas em qual patologia abaixo?
Ver Comentários

Q223597 - CCV-UFC Farmacêutico 2017

Que substância (corante) podemos utilizar na coloração da extensão sanguínea?
Ver Comentários

Q223636 - CCV-UFC Farmacêutico 2017

Pacientes portadores de Mieloma múltiplo apresentam, comumente, no sangue periférico:
Ver Comentários

Q224356 - CONSULPLAN Farmacêutico 2014

A tiamina é uma vitamina do complexo B presente em tecidos vegetais e animais. Sobre a estabilidade e a degradação dessa vitamina em processamento de alimentos, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As perdas de tiamina nos alimentos são favorecidos em pH ácidos.

( ) A tiamina apresenta excelente estabilidade em condições de baixa atividade de água à temperatura ambiente.

( ) Os taninos podem desativar a tiamina, aparentemente, pela formação de vários adutos biologicamente inativos.

( ) A presença de hemeproteínas em alimentos processados protege a degradação de tiamina, fazendo com que carnes processadas se constituem de uma boa fonte dessa vitamina.

A sequência está correta em

Ver Comentários

Q224420 - INSTITUTO AOCP Farmacêutico 2016

Na leucemia linfoblástica crônica, observa-se
Ver Comentários

Q224456 - IBFC Farmacêutico 2016

A leucemia mieloide crônica (LMC) é uma doença mieloproliferativa caracterizada pelo acúmulo excessivo de células mieloides de aparência normal. Ela ocorre com uma incidência anual de 1,0 a 1,5/100.000 habitantes, afetando principalmente adultos, entre 50 e 55 anos. Sobre a LCM, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:


I. A LMC é caracterizada pela presença do cromossoma Philadelphia (Ph+) e do oncogene que o codifica, presentes na grande maioria das células mieloides e em alguns linfócitos.

II. O tratamento medicamentoso da LMC deve ser feito observando-se a fase da doença, finalidade do tratamento e critérios e objetivos de segurança e eficácia; considerando todos esses aspectos, é possível utilizar hidroxiureia, para citorredução temporária, em todas as fases da LMC.

III. O dasatinibe deve ser usado para controle da doença nas fases crônica, de transformação e blástica, em doentes que apresentaram falha terapêutica ou intolerância ao uso do imatinibe ou do nilotinibe e não houver possibilidade ou indicação de transplante de células-tronco hematopoéticas alogênico (TCTH-AL).


Estão corretas as afirmativas:

Ver Comentários