Questões de concursos sobre "Hematologia Clínica" | Farmácia - página 2

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Hematologia Clínica que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q224760 - MS CONCURSOS Farmacêutico 2017

Texto para a próxima questão.

Paciente B.B., sexo feminino, 25 anos, foi atendida no pronto atendimento em um hospital local após um desmaio. Durante a anamnese, a paciente relatou estar com diarreia, desconforto abdominal e dor intensa ao evacuar, há três dias. Relatou ter evacuado fezes amolecidas e com sangue. O médico solicitou vários exames, dentre eles macro e microscópico de fezes, parasitológico de fezes e hemograma. Enquanto aguardava os exames, a paciente foi medicada apenas com soro glicofisiológico e analgésicos. Com o resultado dos exames, o médico constatou que a paciente apresentava uma infecção bacteriana por um bacilo Gram negativo, com crescimento de colônias transparente e no ágar Mac Conkey não fermentou lactose. Prescreveu, à paciente, Etambutol 400mg duas vezes ao dia por 7 dias e a orientou quanto à alimentação e reidratação.

Resultado dos exames:
Hemograma: 12,5 g/dL
Parasitológico de fezes: negativo
Macroscópico de fezes: fezes amolecidas com presença de sangue.
Microscópico de fezes: Bacilos Gram negativos.  

Sobre a prescrição médica, é correto afirmar:
Ver Comentários

Q224789 - IBFC Farmacêutico 2017

Apesar de ser a única cura de inúmeras doenças, sabemos que o uso inadequado ou desnecessário dos antibióticos estimula bactérias mais resistentes e, incrivelmente, nenhuma nova classe de antibióticos surgiu nos últimos 20 anos. Recentemente, a Klebisiella pneumoniae carbapenemase (KPC) chamada de superbactéria, foi responsável por grandes surtos em diversos hospitais brasileiros, apresentando resistência concomitante a quase todos os agentes antimicrobianos testados e gerando altas taxas de mortalidade, particularmente entre pacientes muito debilitados, expostos a procedimentos invasivos e com tempo de hospitalização prolongado. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:  I. A existência de surtos somente ocorre pela falha na identificação fenotípica da KPC e de outros membros da família Enterobacteriaceae.  II. A mutação genética, que confere resistência a múltiplos antibióticos (aos carbapenêmicos, especialmente) está diretamente relacionada com o uso indiscriminado ou incorreto de antibióticos. A detecção desse gene mutante (bla KPC) somente é possível por técnicas de biologia molecular a partir de colônias bacterianas, um exame rápido (5-6 horas), porém exige equipamentos e conhecimentos especializados, por isso, ainda não disponíveis nos laboratórios de rotinas. III. O tipo de exame solicitado irá depender do local acometido pela bactéria. Exame de urina I, urinocultura em casos de infecções do trato urinário, e antibiograma, onde o patógeno será semeado e serão dispensados os discos de papel filtro com antimicrobianos em concentrações fixas. Após incubação de 18h a 24h a 35 graus, é realizado a medição dos halos de acordo com os critérios estabelecidos por CLSI (Clinical and Laboratory Standards Institute) para a bactéria pesquisada. IV. Além das corretas interpretações dos exames de culturas de urina e sangue, também é necessário interpretar o hemograma, sendo a presença de leucócitos polimorfonucleares, um bom indicador de infecção bacteriana. Estão corretas as afirmativas:
Ver Comentários

Q224811 - IBFC Farmacêutico 2017

Alguns exames servem como suporte ao diagnóstico em situações difíceis de realização da sorologia, como nos casos de epidemias e em caso de falta de kits específicos. Neste sentido, o hemograma desempenha papel fundamental para o imediato tratamento. Suponhamos que o paciente chegou ao pronto atendimento do hospital municipal com sinais clínicos de infecção e não foi possível identificar o foco infeccioso. Assinale a alternativa correta que corresponde ao tipo de leucócito que estará predominante no hemograma realizado rapidamente, se a infecção for bacteriana.
Ver Comentários

Q225189 - Prefeitura de Fortaleza - CE Farmacêutico 2016

A neutropenia, em determinados grupos de pacientes, pode acarretar infecções oportunistas que necessitam ser tratadas de forma rápida, evitando a morte do paciente acometido pela redução do número de neutrófilos. Uma opção terapêutica que vem sendo usada desde o início da década de noventa são os fatores de crescimento como o filgrastim (G-CSF ou fator estimulador de colônias granulocitárias). Assim, marque o item que apresenta um efeito colateral que pode ocorrer com a utilização de G-CSF e que cessa após a suspensão da utilização desse fator de crescimento.
Ver Comentários

Q225192 - Prefeitura de Fortaleza - CE Farmacêutico 2016

As anemias podem ter diversas causas. Entre elas, a aplasia medular pode acarretar a redução da concentração de hemoglobina no organismo. Para o tratamento de tal condição, pode-se utilizar eritropoietina, com o intuito de promover a indução da produção de hemácias, por exemplo, pela medula óssea. Entretanto, o uso de tal hormônio pode acarretar algumas complicações, como:
Ver Comentários

Q225274 - IADES Farmacêutico 2014


Em hematologia, pecilocitose ou poiquilocitose, dizem respeito à presença de formas anormais dos eritrócitos, observados a partir da análise microscópica do sangue. Acerca desse tema e das anormalidades eritrocitárias (indicadas pelas setas) na figura representada, assinale a alternativa correta.

Ver Comentários

Q225887 - CETRO Especialista em Regulação 2013


As hemoglobinopatias são doenças raras, muitas vezes diagnosticadas de modo tardio. Dessa forma, analise a corrida eletroforética de hemoglobina representada pela figura acima, que reporta os cinco resultados de diferentes pacientes e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta os seus respectivos diagnósticos.


Ver Comentários