Questões de concursos sobre "Farmacovigilância" | Farmácia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Farmacovigilância que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q223482 - COMPERVE Farmacêutico 2018

A farmacovigilância objetiva identificar, avaliar, compreender e prevenir eventos adversos ou quaisquer problemas relacionados ao uso de medicamentos. Com base nessas informações, considere um paciente com a prescrição médica de metformina 850 mg duas vezes ao dia (um comprimido a cada 12 horas). No primeiro dia de utilização, o paciente decide administrar os dois comprimidos simultaneamente e apresenta um intenso desconforto gastrointestinal em seguida. Essa situação descrita pode ser caracterizada como um problema de
Ver Comentários

Q223496 - COMPERVE Farmacêutico 2018

O seguimento farmacoterapêutico é um serviço farmacêutico que possibilita identificar problemas relacionados à farmacoterapia. A escolha do método a ser utilizado depende da formação e da prática profissional. Um dos métodos mais difundidos não emprega uma classificação específica para problemas relacionados a medicamentos (PRMs), tendo as informações organizadas com base em parâmetros objetivos e subjetivos, definidos previamente, ou seja, antes da identificação dos problemas e da elaboração das intervenções. Essa descrição refere-se ao método
Ver Comentários

Q223727 - UFLA Farmacêutico 2018

As ações e os serviços de farmácia no âmbito dos hospitais devem ser capazes de promover a melhoria das condições da assistência à saúde da população, otimizando resultados clínicos, econômicos e aqueles relacionados à qualidade de vida dos usuários, por meio do gerenciamento adequado e do uso racional de medicamentos e de outras tecnologias em saúde (Portaria Ministério da Saúde nº 4283/2010 e Resolução CFF 492/2008). No desempenho de suas atribuições na farmácia hospitalar e em outros serviços de saúde, o farmacêutico exerce funções clínicas, administrativas e consultivas apresentadas nas proposições a seguir:


I. Participa de Comissões Institucionais, como a comissão de riscos hospitalares, comissão de ética e pesquisa em seres humanos, exceto a comissão interna de prevenção de acidentes.

II. Realiza ações de farmacovigilância, tecnovigilância e hemovigilância no hospital, notificando as suspeitas de reações adversas e queixas técnicas, às autoridades sanitárias competentes.

III. Exerce atividades de ensino, por meio de programas educacionais e de formação e programas de pósgraduação, contribuindo para o desenvolvimento de recursos humanos.

IV. Exerce atividades de pesquisa, participando de estudos de ensaios clínicos, investigação científica, desenvolvimento de tecnologias farmacêuticas de medicamentos, produtos para a saúde e saneantes.


Analise as proposições acima sobre as atribuições do farmacêutico hospitalar. Assinale a alternativa CORRETA:

Ver Comentários

Q223733 - UFLA Farmacêutico 2018

Entende-se por Assistência Farmacêutica o conjunto de ações e de serviços que visem a assegurar a assistência terapêutica integral e a promoção, a proteção e a recuperação da saúde nos estabelecimentos públicos e privados que exercem atividades farmacêuticas, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao seu acesso e ao seu uso racional (RDC ANVISA 80/2016). Entre as ações do farmacêutico nesse processo, é CORRETO afirmar que:
Ver Comentários

Q223766 - AOCP Farmacêutico 2018

A Farmacovigilância é a ciência relativa à detecção, avaliação, compreensão e prevenção dos efeitos adversos ou outros problemas relacionados a medicamentos. É função do farmacêutico realizar ações de farmacovigilância, como detectar e notificar reações adversas a medicamentos (RAMs), as quais podem ser definidas como
Ver Comentários

Q223874 - COPEVE-UFAL Farmacêutico 2018

A metodologia utilizada pelos centros participantes do Programa Internacional de Farmacovigilância consiste em um sistema de notificações de suspeitas de reações adversas. No Brasil, esse sistema está implementado na ANVISA. Sobre o sistema de farmacovigilância brasileiro, é correto afirmar:
Ver Comentários

Q223916 - COPEVE-UFAL Farmacêutico 2018

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o uso racional de medicamentos (URM) ocorre quando os pacientes recebem os medicamentos apropriados à sua condição clínica, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período de tempo adequado e ao menor custo possível para eles e sua comunidade. Considerado prioridade pela Política Nacional de Medicamentos, o URM é estimulado por quais ações?
Ver Comentários

Q224154 - FIOCRUZ Técnico em Farmácia 2016

O protocolo de segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos e expressões vagas como “uso contínuo”, “se necessário” e “a critério médico” devem ser abolidas das prescrições. Quando for preciso usar a expressão “se necessário”, deve-se obrigatoriamente definir:
Ver Comentários

Q224158 - FIOCRUZ Técnico em Farmácia 2016

Alguns medicamentos, dentre eles as vacinas e os imunobiológicos, devem ser estocados em locais com temperatura controlada. Alguns fabricantes indicam que seus produtos sejam armazenados em temperatura entre 8ºC e 15ºC. Caso no local de armazenagem não exista área com essa faixa de temperatura controlada, os produtos devem ser armazenados: 
Ver Comentários

Q224160 - FIOCRUZ Técnico em Farmácia 2016

Um dos Medicamentos Potencialmente Perigosos (MPP) é o cloreto de potássio concentrado. A estratégia de recolher as ampolas desse eletrólito das unidades assistenciais, identificá-las com etiquetas, “diluir antes de administrar”, ressaltando que o medicamento pode ser fatal se usado sem diluir, enquadra-se na seguinte estratégia de redução de erros de medicação: 
Ver Comentários