Q225504 - NC-UFPR Farmacêutico 2009
Sobre os objetivos da Farmacovigilância na perspectiva da participação do profissional Farmacêutico no Sistema de Saúde, assinale a alternativa INCORRETA.
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Farmacovigilância que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Sobre os objetivos da Farmacovigilância na perspectiva da participação do profissional Farmacêutico no Sistema de Saúde, assinale a alternativa INCORRETA.
Medicamentos Potencialmente Perigosos são fármacos que possuem risco inerente de lesar o paciente quando existe falha no processo de utilização. Os erros que acontecem com esses medicamentos não são os mais rotineiros, mas, quando ocorrem, apresentam severidade alta e podem levar a lesões permanentes ou à morte dos pacientes. São exemplos de Medicamentos Potencialmente Perigosos – MPP:
Conjunto de atividades que visa a identificar, avaliar, na população ou em subgrupos de pacientes expostos a medicamentos específicos, efeitos indesejáveis agudos ou crônicos dos tratamentos farmacológicos a que estão submetidos.
O texto define
Na farmacoterapia, o ideal é empregar fármacos que produzem seu efeito farmacológico e possuam pouco ou nenhum efeito adverso. Por exemplo, quando se empregam fármacos que atuam em sistemas enzimáticos exclusivos do patógeno ocorre pouco ou nenhum efeito colateral no paciente. Exemplo disso é o emprego de Anfotericina B, fármaco que age na biossíntese do ergosterol, e assim tem sua ação exclusiva contra fungos. Existe um grupo de medicamentos que requer cautela e atenção, pois podem apresentar um efeito colateral chamado otoxicidade. Caso não haja a suspensão do fármaco, pode haver a perda completa da audição.
Tal reação adversa é comum aos fármacos da classe