Questões de concursos sobre "Farmacologia e Pesquisa Clínica" | Farmácia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Farmacologia e Pesquisa Clínica que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q223480 - COMPERVE Farmacêutico 2018

A farmacoeconomia é a aplicação da economia ao estudo dos medicamentos otimizando os gastos financeiros sem prejuízo ao tratamento do paciente. Em relação à aplicação da farmacoeconomia, quando é realizada a avaliação econômica na qual se examinam tantos os custos monetários quanto os desfechos (resultados clínicos) de tratamentos de saúde, estamos diante de um estudo
Ver Comentários

Q223625 - CCV-UFC Farmacêutico 2017

A fase de desenvolvimento de fármacos na qual se trabalha os resultados após a comercialização dele é chamada de:
Ver Comentários

Q223656 - COMPERVE Farmacêutico 2018

A resolução do Conselho Federal de Farmácia (CFF) nº 585, de 29 de Agosto de 2013, regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico. Com base nessa resolução, considere o caso de um paciente com diagnóstico de diabetes e hipertensão arterial que buscou a farmácia para aquisição dos seus medicamentos prescritos. Durante a anamnese farmacêutica, foram detectados dieta inadequada e histórico familiar de cardiopatias. Por essa razão, o farmacêutico decide investigar possível dislipidemia e solicita perfil lipídico. Em relação às atribuições clínicas regulamentadas, a conduta farmacêutica pode ser considerada
Ver Comentários

Q223666 - COMPERVE Farmacêutico 2018

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o evento adverso a medicamento é qualquer ocorrência médica indesejável que surge após o uso de um produto farmacêutico e que não necessariamente tenha relação causal estabelecida com esse medicamento. Neste contexto, avalie os eventos adversos abaixo. 
I Depressão cardiorrespiratória decorrente da ingestão simultânea de 15 comprimidos de fenobarbital. II Desconforto gastrointestinal associado ao uso de metformina no tratamento de diabetes tipo 2. III Desconforto gastrointestinal pelo uso de metformina no tratamento de obesidade infantil. IV Constipação devida à administração de altas doses de morfina, decorrente de erro de prescrição.
Dos eventos adversos apresentados, os que correspondem a reações adversas são
Ver Comentários

Q223673 - COMPERVE Farmacêutico 2018

O método Pharmacoterapy Workup constitui uma evolução da metodologia de seguimento farmacoterapêutico proposta por Strand, Morley e Cipolle em 1988. O método apresenta a sigla PRM (problema relacionado a medicamento) para definir um evento indesejável experimentado pelo paciente que envolve, ou suspeita-se que envolva, a farmacoterapia e que, atual ou potencialmente, interfere com um resultado de saúde desejado. Considere um paciente dislipidêmico sob uso de atorvastatina 20 mg há 6 meses e com valores de colesterol total e LDL elevados. O paciente relata que, apesar de o médico ter recomendado o uso de um comprimido ao dia, ele toma apenas metade da dose, devido a dificuldades financeiras para aquisição. O paciente apresenta um PRM de
Ver Comentários

Q223684 - UFLA Farmacêutico 2018

De acordo com o Conselho Federal de Farmácia (Serviços farmacêuticos diretamente destinados ao paciente, família e à comunidade: contextualização e arcabouço conceitual, Brasiília, 2016) e a Resolução - RDC Nº 44/09 da ANVISA, entre os procedimentos exercidos por farmacêuticos em estabelecimento de saúde devidamente regularizado, é correto considerar como legalizado, EXCETO:
Ver Comentários

Q223696 - UFLA Farmacêutico 2018

Segundo a Resolução nº 586 de 29 de agosto de 2013 do Conselho Federal de Farmácia que regula a prescrição farmacêutica e dá outras providências, é CORRETO afirmar que:
Ver Comentários

Q223727 - UFLA Farmacêutico 2018

As ações e os serviços de farmácia no âmbito dos hospitais devem ser capazes de promover a melhoria das condições da assistência à saúde da população, otimizando resultados clínicos, econômicos e aqueles relacionados à qualidade de vida dos usuários, por meio do gerenciamento adequado e do uso racional de medicamentos e de outras tecnologias em saúde (Portaria Ministério da Saúde nº 4283/2010 e Resolução CFF 492/2008). No desempenho de suas atribuições na farmácia hospitalar e em outros serviços de saúde, o farmacêutico exerce funções clínicas, administrativas e consultivas apresentadas nas proposições a seguir:


I. Participa de Comissões Institucionais, como a comissão de riscos hospitalares, comissão de ética e pesquisa em seres humanos, exceto a comissão interna de prevenção de acidentes.

II. Realiza ações de farmacovigilância, tecnovigilância e hemovigilância no hospital, notificando as suspeitas de reações adversas e queixas técnicas, às autoridades sanitárias competentes.

III. Exerce atividades de ensino, por meio de programas educacionais e de formação e programas de pósgraduação, contribuindo para o desenvolvimento de recursos humanos.

IV. Exerce atividades de pesquisa, participando de estudos de ensaios clínicos, investigação científica, desenvolvimento de tecnologias farmacêuticas de medicamentos, produtos para a saúde e saneantes.


Analise as proposições acima sobre as atribuições do farmacêutico hospitalar. Assinale a alternativa CORRETA:

Ver Comentários

Q223729 - UFLA Farmacêutico 2018

Entre as atribuições do farmacêutico relacionadas à gestão da prática, à produção e à aplicação do conhecimento descritos no Art. 9º da Resolução Nº 585 de 29 de agosto De 2013, que regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico e dá outras providências é correto afirmar que, EXCETO:
Ver Comentários

Q223737 - UFLA Farmacêutico 2018

Um paciente idoso com doença renal crônica foi internado em um hospital com quadro pulmonar agudo sugestivo de pneumonia. Após avaliação inicial, o diagnóstico foi confirmado e foi prescrito o antibiótico eritromicina (classe dos macrolídeos), apresentado abaixo:


Figura: KATZUNG, Bertram G.; MASTERS, Susan B.; TREVOR, Anthony J. (Org.). Farmacologia básica e clínica. 12. ed. Porto Alegre, RS: AMGH Ed., 2014. xiii, 1228 p. ISBN 9788580552263 (broch.).


Ao receber a prescrição, a farmacêutica responsável pela farmácia hospitalar, recém chegada de uma especialização em Farmácia Clínica, atentou também para o risco de hepatotoxicidade associada à eritromicina. Preocupada, a farmacêutica foi conversar com o médico antes de proceder à dispensação. Considerando a segurança do paciente, bem como os parâmetros farmacocinéticos, as informações relacionadas ao fármaco são relevantes, EXCETO:
Ver Comentários