Questões de concursos sobre "Farmacologia e Pesquisa Clínica" | Farmácia - página 7

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Farmacologia e Pesquisa Clínica que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q225101 - IDECAN Farmacêutico 2015

De acordo com a Resolução nº 585, de 29 de agosto de 2013, são atribuições clinicas do farmacêutico:  I. Estabelecer e conduzir uma relação de cuidado centrada no paciente. II. Desenvolver, em colaboração com os demais membros da equipe de saúde, ações para a promoção, proteção e recuperação da saúde, e a prevenção de doenças e de outros problemas de saúde. III. Participar do planejamento e da avaliação da farmacoterapia, para que o paciente utilize de forma segura os medicamentos de que necessita, nas doses, frequência, horários, vias de administração e duração adequados, contribuindo para que o mesmo tenha condições de realizar o tratamento e alcançar os objetivos terapêuticos. IV. Analisar a prescrição de medicamentos quanto aos aspectos legais e técnicos. V. Realizar intervenções farmacêuticas e emitir parecer farmacêutico a outros membros da equipe de saúde, com o propósito de auxiliar somente na seleção e adição da farmacoterapia do paciente. VI. Solicitar quaisquer exames laboratoriais com a finalidade de monitorar os resultados da farmacoterapia. VII. Prescrever, conforme legislação específica, no âmbito de sua competência profissional. Estão corretas apenas as afirmativas
Ver Comentários

Q225241 - Prefeitura de Fortaleza - CE Farmacêutico 2016

A farmacologia clínica utiliza diversos tipos de estudos para a observação de evidências que demonstrem a eficácia terapêutica de alguns fármacos empregados. O tipo de estudo primário que acompanha pacientes, de forma observacional, que inclui grupos de indivíduos submetidos a critérios de inclusão e exclusão similares e que permite o uso de prontuários médicos é conhecido como:
Ver Comentários

Q225245 - Prefeitura de Fortaleza - CE Farmacêutico 2016

O uso de medicamentos em crianças é muito habitual em unidades de pronto atendimento, como o é o caso do Instituto Dr. José Frota. Entretanto, o uso de fármacos nesses pacientes requer uma série de cuidados, pois existem várias peculiaridades relacionadas aos pacientes pediátricos. De acordo com essas peculiaridades, marque o item correto
Ver Comentários

Q225483 - NC-UFPR Farmacêutico 2009

A maior prevalência de doenças crônicas entre os idosos, como a hipertensão arterial sistêmica, implica o crescimento do consumo de medicamentos. Em consequência disso, ocorre aumento na incidência dos problemas relacionados aos medicamentos (PRM). Sobre PRM, considere as seguintes afirmativas:

1. A polifarmácia está relacionada ao uso de pelo menos um fármaco desnecessário num rol de prescrições supostamente necessárias.

2. A polifarmácia pode ocasionar não adesão, reações adversas, erros de medicação, aumento do risco de hospitalização e aumento dos custos com a saúde.

3. A iatrogenia configura o efeito patogênico de um fármaco ou da interação de vários fármacos.

4. A adesão terapêutica significa relação colaborativa entre o paciente e os profissionais de saúde.

5. A não adesão ao tratamento é um problema multifatorial, influenciado por aspectos relacionados à idade (jovens ou idosos), ao gênero (homens ou mulheres), à doença (crônica ou aguda), ao paciente (esquecimento, diminuição sensorial e problemas econômicos) e a problemas relacionados aos medicamentos.

Assinale a alternativa correta.

Ver Comentários

Q225593 - CESPE Perito Criminal - Farmacêutico 2016

Após consultar-se com médico cardiologista, uma paciente recebeu a prescrição de uso de determinado anti-hipertensivo. No início do tratamento, a dose foi determinada de acordo com repetidas medições da pressão arterial da paciente em resposta a diferentes doses do fármaco. Essa paciente utiliza também uma drágea de anticoncepcional por dia.

Nessa situação hipotética, as doses de anti-hipertensivo e de anticoncepcional utilizadas pela paciente consistem, respectivamente, em

Ver Comentários

Q225750 - VUNESP Farmacêutico 2015

É atribuição do farmacêutico clínico:
Ver Comentários

Q225775 - FGV Farmacêutico 2014

Em um Hospital moderno, o Farmacêutico atua em diversas áreas, em um esforço multidisciplinar em torno do paciente, além da demanda da própria farmácia por administração e serviços especializados.

A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O Farmacêutico tem papel importante em centros de pesquisa clínica que porventura existam no hospital, sendo de sua responsabilidade o gerenciamento dos medicamentos dos estudos clínicos.

( ) O Farmacêutico pode prescrever quaisquer medicamentos aos pacientes no âmbito hospitalar.

( ) O Farmacêutico deve participar da Comissão de Farmácia e Terapêutica para ajudar na padronização de medicamentos.

( ) Setores especiais do hospital, como o Centro Cirúrgico ou a UTI são demandas para a instalação de Farmácias‐Satélite.

As afirmativas são, respectivamente,

Ver Comentários

Q225889 - CETRO Especialista em Regulação 2013

Os ensaios de citotoxicidade são amplamente utilizados por pesquisadores e pela indústria farmacêutica para investigar a toxicidade dos compostos em culturas celulares. Esses ensaios podem proporcionar uma abordagem rápida e sensível dos efeitos prejudiciais de acordo com a dose em teste. O estudo a seguir investigou a citotoxicidade do extrato do fruto da Garcinia mangostana L. (Mangostão) em linhagem de células de câncer de intestino (HCT-116) e em linhagem de células intestinais normais (CCD-18-Co). Nesse ensaio, os pesquisadores encontraram os resultados representados pelo gráfico de concentração inibitória média (CI50), abaixo. 


De acordo com essas informações, é correto afirmar que o extrato de Mangostão.

Ver Comentários

Q225919 - CETRO Especialista em Regulação 2013


Para a avaliação da segurança de produtos farmacêuticos e cosméticos, podem ser utilizados métodos in vivo e in vitro. Sobre esses métodos, correlacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Ver Comentários

Q225921 - CETRO Especialista em Regulação 2013

O teste de toxicidade possibilita detectar reatividade biológica inesperada e não aceitável de fármacos e medicamentos. O teste in vivo é sugerido para a avaliação da segurança de produtos biológicos e derivados de biotecnologia. Com relação ao teste de toxicidade in vivo, analise as assertivas abaixo. 

I. Utiliza camundongos sadios, sem necessidade de linhagem específica e conhecida, não utilizados previamente em testes biológicos.

II. A amostra cumpre o teste se mais de 50% dos animais sobrevivem após o intervalo de tempo estabelecido na monografia do produto.

III. A amostra pode ser administrada por via oral, intraperitoneal subcutânea ou intravenosa, dependendo da amostra a ser testada.

IV. Caso o produto testado não seja aprovado no primeiro teste, é admitido um reteste com outros 5 animais; a mostra cumpre os requisitos se o número de camundongos mortos não excede 10% do total de animais testados, incluindo o teste original, e nenhum animal do segundo grupo apresenta sintomas indicativos de toxicidade anormal.

É correto o que se afirma em :

Ver Comentários