A síndrome metabólica (SM) é um transtorno complexo representado por um conjunto de fatores de risco cardiovascular usualmente relacionados à deposição central de gordura e à resistência à insulina. Uma das complicações associadas à SM é a ocorrência de lesão renal, sobretudo em pacientes com pressão arterial de difícil controle. A classe de anti-hipertensivo de primeira escolha para o controle pressórico em pacientes com comprometimento renal são os
Uma paciente de 61 anos apresenta episódios de dor torácica ao realizar esforços há dois meses, associada com dormência e formigamento do quarto e quinto dedos da mão esquerda. O ECG é normal, sendo tratada com propranolol, o que alivia os sintomas. Qual seria o efeito cardiovascular dessa droga?
Os bloqueadores dos canais de cálcio (BCC) são empregados no tratamento de hipertensão arterial sistêmica. Atuam bloqueando os canais responsáveis pelo influxo transmembrana de cálcio, seu efeito farmacológico se dá principalmente sobre os miócitos da musculatura lisa e cardíaca. Os BBCs são divididos por grupos químicos de acordo com a afinidade por receptores teciduais específicos. O grupo químico de BBC que apresenta efeito vasodilatador predominante, relacionado a reações adversas como edema maleolar e rubor facial, são as:
Q223513 - Prefeitura de Fortaleza - CE Farmacêutico 2018
Um dos fármacos mais utilizados no mundo como anti-hipertensivo é o captopril. Tal fármaco age:
Q223539 - Prefeitura de Fortaleza - CE Farmacêutico 2018
A dobutamina é um fármaco que frequentemente é utilizado em pacientes que têm insuficiência cardíaca, por aumentar a força de contração cardíaca, por exemplo. Seu uso pode ser indicado em casos de choque cardiogênico por atuar em receptores do tipo:
Q223558 - Prefeitura de Fortaleza - CE Farmacêutico 2018
As substâncias necessitam ser metabolizadas no organismo humano, seja para se tornarem ativas, seja para serem eliminadas. Um dos exemplos de metabolização que pode ser citado é o do enalapril (inibidor da enzima conversora de angiotensina), que origina uma molécula ativa enaprilato. Quando citamos tal exemplo, estamos falando:
O sistema Renina – Angiotensina – Aldosterona (SRAA) desempenha papel crucial na regulação do volume corporal e de pressão arterial. Vários peptídeos, enzimas e receptores que compõem esse sistema são importantes alvos para terapia farmacológica cardiovascular. São medicamentos antihipertensivos que atuam no SRAA:
O método Pharmacoterapy Workup constitui uma evolução da metodologia de seguimento farmacoterapêutico proposta por Strand, Morley e Cipolle em 1988. O método apresenta a sigla PRM (problema relacionado a medicamento) para definir um evento indesejável experimentado pelo paciente que envolve, ou suspeita-se que envolva, a farmacoterapia e que, atual ou potencialmente, interfere com um resultado de saúde desejado. Considere um paciente dislipidêmico sob uso de atorvastatina 20 mg há 6 meses e com valores de colesterol total e LDL elevados. O paciente relata que, apesar de o médico ter recomendado o uso de um comprimido ao dia, ele toma apenas metade da dose, devido a dificuldades financeiras para aquisição. O paciente apresenta um PRM de
Os diuréticos aumentam a taxa de fluxo de urina e a excreção de Na+e são usados para corrigir o volume e/ou a composição dos fluidos corporais em algumas doenças, como hipertensão, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, síndrome nefrótica e cirrose. Várias classes de diuréticos estão disponíveis no mercado atualmente, entre elas os chamados diuréticos de alça, que possuem como mecanismo de ação: