A metformina é um fármaco da classe das biguanidas, primeira escolha para o tratamento da diabetes tipo 2. Seu mecanismo de ação ainda não foi elucidado completamente, mas envolve principalmente a ativação da proteína quinase dependente de AMP (AMPK) em nível mitocondrial. Em relação à sua farmacodinâmica, a metformina promove
Droga utilizada no tratamento da leucemia mieloide crônica, que tem como mecanismo de ação a ocupação do sítio quinase da proteína BCR/ABL, bloqueando o acesso ao ATP. Estamos nos referindo ao(à)
Em relação ao tratamento farmacológico de distúrbios gastrointestinais, considere as informações abaixo. I A domperidona promove aumento da propulsão gastrointestinal e pode ser utilizada no tratamento de refluxo gastroesofágico. II Os inibidores da bomba de prótons devem ser empregados em jejum para facilitar sua absorção pela mucosa estomacal. III A ranitidina estimula a absorção de vitamina B12, sendo indicada após longos períodos de exposição aos inibidores da bomba de prótons. IV Sais de bismuto podem ser utilizados como adjuvantes no tratamento da infecção por Helicobacter pylori. Sobre o tratamento de distúrbios gastrointestinais, estão corretas as afirmações
Os bloqueadores dos canais de cálcio (BCC) são empregados no tratamento de hipertensão arterial sistêmica. Atuam bloqueando os canais responsáveis pelo influxo transmembrana de cálcio, seu efeito farmacológico se dá principalmente sobre os miócitos da musculatura lisa e cardíaca. Os BBCs são divididos por grupos químicos de acordo com a afinidade por receptores teciduais específicos. O grupo químico de BBC que apresenta efeito vasodilatador predominante, relacionado a reações adversas como edema maleolar e rubor facial, são as:
Q223536 - Prefeitura de Fortaleza - CE Farmacêutico 2018
A utilização de AINES (anti-inflamatórios não asteroidais) pode levar a danos na mucosa estomacal por:
Q223537 - Prefeitura de Fortaleza - CE Farmacêutico 2018
A neostigmina é um fármaco que interfere no sistema nervoso parassimpático e pode ser utilizado em situações nas quais há comprometimento da ativação da junção neuromuscular como na miastenia grave. Esse fármaco é utilizado, pois:
Q223539 - Prefeitura de Fortaleza - CE Farmacêutico 2018
A dobutamina é um fármaco que frequentemente é utilizado em pacientes que têm insuficiência cardíaca, por aumentar a força de contração cardíaca, por exemplo. Seu uso pode ser indicado em casos de choque cardiogênico por atuar em receptores do tipo:
Q223541 - Prefeitura de Fortaleza - CE Farmacêutico 2018
Fármacos, como os benzodiazepínicos, são frequentemente utilizados em idosos. Entretanto, seu uso deve ser evitado por:
Q223545 - Prefeitura de Fortaleza - CE Farmacêutico 2018
Os fármacos podem ser categorizados de acordo com o risco para a indução de defeitos congênitos. Fármacos nos quais estudos controlados em mulheres não demonstraram riscos para o feto no primeiro semestre nem nos trimestres posteriores, ou seja, a possibilidade de dano fetal parece remota, podem ser da:
Q223547 - Prefeitura de Fortaleza - CE Farmacêutico 2018
O organismo possui vários tecidos e órgãos responsáveis pela remoção de fármacos. No caso de anestésicos voláteis, o sistema ou tecido que faz essa remoção é o: