Droga utilizada no tratamento da leucemia mieloide crônica, que tem como mecanismo de ação a ocupação do sítio quinase da proteína BCR/ABL, bloqueando o acesso ao ATP. Estamos nos referindo ao(à)
Um farmacêutico recém-formado recebeu uma proposta de um colega já empregado e aceitou trabalhar na equipe da farmácia oncológica de um hospital em sua cidade natal. Ciente da sua responsabilidade, ele pediu um mês para estudar o tema e participar de um curso de especialização em Boas Práticas de Preparo da Terapia Antineoplásica (SOBRAFO. Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia – I Consenso Brasileiro para Boas Práticas de Preparo da Terapia Antineoplásica. – São Paulo: Segmento Farma, 2014).
Ao final do curso e iniciando as atividades no novo trabalho, o farmacêutico observou que são indispensáveis ao seu trabalho, EXCETO:
A prescrição de um paciente, que havia se submetido a um transplante renal, continha o medicamento de uso hospitalar ciclosporina. A ciclosporina consta na Relação de Medicamentos Essenciais de Uso Hospitalar e sua administração deve ser monitorada devido a sua eventual nefrotoxicidade. As figuras abaixo apresentam a ciclosporina e sua ação sobre os linfócitos.
A classe de medicamentos a que pertence a ciclosporina é:
O Serviço de Terapia Antineoplásica é definido como serviço de saúde composto por equipe multiprofissional especializada na atenção à saúde de pacientes oncológicos que necessitem de tratamento medicamentoso (RDC ANVISA 220/2004 e Resolução 288/1996). Nessa equipe, o farmacêutico tem papel fundamental em todos os processos, desde a escolha e aquisição até à dispensação e o monitoramento da resposta terapêutica. Sobre a terapia antineoplásica, assinale a opção CORRETA:
Para a realização das atividades do profissional Técnico em Farmácia na central de quimioterapia, devem ser utilizadas luvas tipo cirúrgica como equipamento de proteção individual (EPI). Assinale a alternativa que apresenta o tipo específico de luvas que devem ser utilizadas para essas atividades.
Considerando o artigo 2º da Resolução nº 288/1996, do Conselho Federal de Farmácia, que trata das incumbências do farmacêutico no exercício da atividade de quimioterapia nos serviços de saúde, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma dessas atribuições.
A manipulação de antineoplásicos requer do farmacêutico cuidados não apenas relacionados à qualidade do produto manipulado, mas também à proteção individual e ambiental, em virtude dos riscos associados ao manuseio de citotóxicos sem os devidos cuidados. Quanto às vias de exposição a antineoplásicos, assinale a alternativa que correlaciona a via de exposição e o equipamento de proteção e/ou cuidado que minimiza tal exposição.
A quimioterapia combinada é a base do tratamento de vários tipos de neoplasias e permite a administração das doses máximas toleradas, levando em consideração sinergismos e diferentes mecanismos de toxicidade e resistência. O farmacêutico precisa estar atento aos protocolos para a administração dos antineoplásicos nos dias corretos, através da via de administração correta, respeitando os intervalos de administração e terapias de suporte, de modo a garantir que os objetivos da quimioterapia combinada sejam atingidos. Assinale a alternativa que demonstra corretamente os cuidados de administração de antineoplásicos e suas justificativas.
A falta de um medicamento no estoque da Secretaria da Saúde gerou o não atendimento à demanda de pacientes de câncer do Sistema Único de Saúde no ano passado. Este medicamento é de alto custo e fabricado por única empresa nos Estados Unidos. Um motivo plausível dessa ocorrência é
A hidroxiuréia (HU) é um antineoplásico citotóxico que atua na fase S do ciclo celular com ação de inibição da ribonucleotídeo redutase, interferindo na síntese de DNA e impedindo a divisão celular. Segundo a portaria 55, de 29 de janeiro de 2010 do MS, ficou instituído que a HU está indicada no tratamento dos pacientes com doença falciforme. Nesse caso, cabe ao farmacêutico