Questões de concursos sobre "Farmácia Oncológica" | Farmácia - página 3

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Farmácia Oncológica que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q225430 - PR-4 UFRJ Farmacêutico 2014

O cloridrato de gencitabina pó estéril, medicamento de referência Gemzar®, é um antineoplásico administrado pela via endovenosa por infusão contínua e deve ser diluído com:
Ver Comentários

Q225450 - PR-4 UFRJ Farmacêutico 2014

A reconstituição de pó liofilizado estéril de um antineoplásico citotóxico deve ser feita em cabine de segurança biológica classe:
Ver Comentários

Q225875 - CETRO Especialista em Regulação 2013

Sobre o método de filtração em membrana para análise microbiológica de produtos, estéreis e/ou não estéreis, levando em conta as indicações e informações contidas na 5ª Edição da Farmacopeia Brasileira, analise as assertivas abaixo. 

I. São utilizadas membranas com porosidade nominal não superior a 0,45µm.

II. São utilizadas membranas de nitrato de celulose para soluções fortemente alcoólicas.

III. Membranas de difluoreto de polivinilideno (PVDF) ou politetrafluoretileno (PTFE) são utilizadas para produtos oncológicos extremamente agressivos.

É correto o que se afirma em:

Ver Comentários

Q225893 - CETRO Especialista em Regulação 2013


Antes dos anos 1980, o RNA era considerado apenas um intermediário de informação passiva de transporte entre o DNA e a síntese proteica. Com a descoberta das propriedades catalíticas do RNA, no início da década de 1980, um prêmio Nobel foi compartilhado entre Tom Cech e Sidney Altma. Atualmente, diversos genes supressores de tumor e oncogenes tiveram seus papéis definidos no desenvolvimento e na progressão do câncer, tornando convidativa a investigação de novos alvos terapêuticos, utilizando essas valiosas informações biotecnológicas. Entre essas descobertas, um mecanismo inovador e evolutivo chamado RNA interferente (RNAi) está revolucionando a oncologia. Ao avaliar a figura acima,que esquematiza os três mecanismos de silenciamento gênico via RNAi, é incorreto afirmar que:

Ver Comentários