Um teste de uniformidade de doses unitárias foi realizado segundo o método geral 5.1.6 da Farmacopeia Brasileira, 5ª edição (Anvisa, 2010), e foram obtidos os seguintes valores:
A adequabilidade de um sistema cromatográfico deve ser avaliada previamente à análise propriamente dita para, justamente, verificar se o sistema está adequado para ser utilizado. A verificação da adequabilidade do sistema cromatográfico envolve uma série d e parâmetros de performance próprios da cromatografia. Um parâmetro que não deve ser avaliado na adequabilidade do sistema é
Os testes farmacopeicos apresentam certa complementaridade, ou seja, para cada fármaco e forma farmacêutica, são exigidos testes que possam, em conjunto, atestar a sua qualidade. O medicamento e seus respectivos testes de controle de qualidade requeridos correspondem a:
A escolha de um agente emulsionante (tensoativo) é primordial no desenvolvimento de uma emulsão, sendo o equilíbrio hidrófilo-lipófilo (EHL) do tensoativo o parâmetro essencial a ser avaliado. Sobre a escolha de tensoativos, é correto afirmar que, para o desenvolvimento de emulsões do tipo
Durante o processo de produção e utilização de produtos farmacêuticos, podem ocorrer fenômenos indesejados relacionados às falhas de produção ou problemas de estabilidade. As formas farmacêuticas nas quais acontecem os fenômenos “capping”, “creaming” e “caking” são, respectivamente:
A lei de Stokes é tão importante para o preparo de suspensões quanto o sistema EHL (Equilíbrio Hidrófilo-Lipófilo) é para o preparo de emulsões. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
Os métodos analíticos oficiais utilizados no controle de qualidade de medicamentos que se apresentam nas formas farmacêuticas de comprimidos, cápsulas, supositórios e óvulos são a determinação de
Conforme as avaliações realizadas durante o controle de qualidade de medicamentos, relacione os testes na primeira coluna às respectivas funções na segunda coluna.
(1) Teste de Dureza
(2) Teste de Friabilidade
(3) Teste de Desintegração
(4) Teste de Dissolução
( ) Determinar a resistência do comprimido ao esmagamento ou à ruptura sob pressão radial.
( ) Determinar a quantidade de substância ativa dissolvida no meio de dissolução quando o produto é submetido à ação de aparelhagem específica.
( ) Determinar a resistência do comprimido ao desgaste.