Questões de concursos sobre "Fisiologia Vegetal" | Engenharia Agronômica (Agronomia) - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Fisiologia Vegetal que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q243177 - IESES Professor 2015

Analise as assertivas abaixo relacionadas à fisiologia vegetal e assinale a alternativa correta:  I. O armazenamento de frutas sob baixas pressões parciais de gás carbônico (CO2) e altas pressões parciais de oxigênio (O2) atua na redução da taxa respiratória e da produção de etileno.  II. A principal enzima relacionada ao ciclo de Calvin é a rubisco.  III. A formação de um gradiente de pH pela bomba de prótons através da membrana do tilacoide é o processo que é promovido mais diretamente pela energia luminosa.  IV. A clorofila a do complexo do centro de reações do fotossistema II é conhecido como P700, porque este pigmento absorve a luz visível no comprimento de onda de 700 nm. Já a clorofila a do complexo do centro de reações do fotossistema I é conhecido como P680, porque este pigmento absorve a luz visível no comprimento de onda de 680 nm.  A sequência correta é: 
Ver Comentários

Q243224 - FUNRIO Engenheiro agrônomo 2016

Na olericultura a doença podridão apical, também conhecida por podridão estilar e fundo preto, é um distúrbio fisiológico causado por
Ver Comentários

Q243243 - FCM Engenheiro agrônomo 2016

Correlacione os nutrientes minerais de acordo com suas funções bioquímicas no metabolismo vegetal: 1. Boro 2. Ferro 3. Silício 4. Potássio 5. Molibdênio ( ) Cofator da nitrogenase e nitrato redutase.
( ) Fixação biológica de nitrogênio e citocromos. ( ) Turgor e eletroneutralidade celular. ( ) Alongamento celular e ácidos nucleicos. ( ) Rigidez e elasticidade das paredes celulares.

A sequência correta é
Ver Comentários

Q243254 - FUNIVERSA Engenheiro agrônomo 2016

Com relação à fisiologia vegetal, considerando que a molécula Pepcarboxilase é mais eficiente do que a molécula Rubisco em fixar o CO2 no processo de fotossíntese, assinale a alternativa que apresenta a eficiência dessa molécula em relação à Rubisco.
Ver Comentários

Q243300 - VUNESP Engenheiro agrônomo 2013

O sintoma conhecido genericamente com fundo preto em frutos de tomateiro é provocado por situações que podem resultar em perda total de safras. A(s) principal(is) causa(s) desse distúrbio fisiológico é(são):

Ver Comentários

Q243547 - AOCP Analista de Projetos - Agronomia 2012

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. 

Em botânica, o ___________ é o tecido das plantas _____________encarregado de levar a seiva elaborada pelo caule até a ___________ e aos órgãos de reserva. Em botânica, chama-se _______________ao tecido das plantas vasculares por onde circula a água com sais minerais dissolvidos - a seiva bruta - desde (o) (a) ____________ até as folhas.


Ver Comentários

Q243616 - CESGRANRIO Engenheiro agrônomo 2012

Em vegetais, a via MAC (ou CAM, Crassulacean Acid Metabolism) é um dos mecanismos fotossintéticos de concentração de 

Esse mecanismo apresenta a seguinte característica:
Ver Comentários

Q243716 - CESGRANRIO Engenheiro agrônomo 2012

Numa situação em que uma folha de uma planta de arroz, anteriormente mantida no escuro, for iluminada, a luz percebida pelas células-guardas desencadeará uma série de respostas, resultando na abertura do poro estomático e tornando possíveis a entrada do  do ambiente e a realização da fotossíntese. 

PORQUE

Quando o nível de no interior da folha for alto, os estômatos se fecham parcialmente, preservando assim o nível de água na folha que vai realizar a fotossíntese.

Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que
Ver Comentários

Q243745 - CESGRANRIO Engenheiro agrônomo 2012

O engenheiro agrônomo deve entender a morfologia, a nutrição mineral de plantas e a fertilidade agrícola para poder praticar um eficiente manejo. 

Nesse contexto, a palavra rizosfera, relacionada a plantas superiores terrestres, é definida como região da interface do(a)
Ver Comentários

Q243747 - CESGRANRIO Engenheiro agrônomo 2012

Os caules das plantas que crescem em ambientes aquáticos geralmente possuem maior flexibilidade. 

PORQUE

Devido à menor pressão de oxigênio, ocorre a conversão da Prolina em Hidroxiprolina, aumentando a flexibilidade dos caules.

Analisando-se as duas afirmativas, conclui-se que
Ver Comentários