Questões de concursos sobre "Fisiologia Vegetal" | Engenharia Agronômica (Agronomia) - página 2

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Fisiologia Vegetal que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q243831 - COPEVE-UFAL Engenheiro agrônomo 2011

Os nutrientes minerais exercem funções específicas e essenciais ao metabolismo da planta. Considere as seguintes informações. 

I. Constituinte da lamela média das paredes celulares, atua também como mensageiro secundário. Imóvel no floema.

II. Sua deficiência induz clorose internerval, levando também à abscisão prematura de folhas. Excesso de K pode induzir tal deficiência.

III. Constituinte de proteínas carreadoras de elétrons na fotossíntese, como os citocromos. Sua deficiência causa clorose internerval nas folhas mais jovens.


IV. Envolvido nas reações de cisão da molécula de água, na fotossíntese. Sua deficiência leva a clorose internerval associada ao desenvolvimento de pequenos pontos necróticos.

V. Elemento encontrado em dois aminoácidos proteicos. Os sintomas de sua deficiência, tais como clorose, surgem inicialmente nas folhas mais jovens.

VI. Componente da plastocianina, proteína transportadora de elétrons na fase fotoquímica da fotossíntese. Sua deficiência reduz tal processo fisiológico e também a nodulação em raízes, no processo de fixação biológica do nitrogênio.

A sequência dos elementos que corresponde às respectivas descrições acima é:
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Q244084 - UFF Técnico em Agropecuária 2009

O período na vida de um órgão vegetal, no qual os processos anabólicos (síntese) diminuem, havendo predominância dos processos catabólicos (degradações), que são responsáveis pelo envelhecimento e morte dos tecidos, é o período de:
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Q244086 - UFF Técnico em Agropecuária 2009

Existe uma etapa específica do desenvolvimento dos frutos ou hortaliças que pode ser definida como a sequência de mudanças bioquímicas, fisiológicas e estruturais dos frutos, conduzindo a um estado que os torna comestíveis, Este, entretanto, não é um estado fisiológico fixo, pois, pode variar de um para outro fruto e, em alguns casos, as mudanças podem ocorrer até em direção oposta. Por exemplo, em maçãs, há uma perda de ácido málico no fruto maduro, ao passo que, em bananas, ocorre o inverso, ou seja, um acúmulo desse ácido. Essa etapa é conhecida como:
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