Mesmo os solos argilosos encontrados em parte do Brasil, em geral, apresentam argilas com baixa capacidade de troca catiônica. Assim, a manutenção ou aumento do teor de matéria orgânica é fundamental para a obtenção de melhor capacidade de adsorção de nutrientes e água no solo e, consequentemente, de melhores produtividades. A respeito do manejo da matéria orgânica do solo, analise as afirmativas a seguir:
I. A aração e gradagem frequentes auxiliam na proteção da matéria orgânica do solo contra os processos de mineralização.
II. A adição de material orgânico que possui alta relação carbono/nitrogênio ao solo estimula a imobilização do nitrogênio da solução do solo.
III. Após a incorporação ao solo de restos culturais de uma espécie que apresenta altos teores de fibras e ligninas é aconselhável implantar uma cultura de relação carbono/nitrogênio baixa.
IV. Somente os micro-organismos do solo são os responsáveis pelos processos de degradação da matéria orgânica do solo.
V. A prática da adubação verde com leguminosas disponibiliza mais lentamente o nitrogênio ao solo, na forma mineral, do que a utilização de gramíneas para esse fim.
Está correto somente o que se afirma em: