A recomendação de N no sulco de semeadura para as culturas de feijão e milho deve considerar a relação C/N do solo. Num solo com alta relação C/N, é correto afirmar que
Atualmente, o plantio de soja é realizado sem a aplicação de fertilizante nitrogenado. A não necessidade de aplicação do fertilizante é justificada pela ocorrência de qual processo? Assinale a alternativa correta.
Q244024 - IF-TO Técnico de Laboratório - Agropecuária 2016
Fazem parte das análises químicas de fertilizantes minerais para quantificação do nitrogênio total, fósforo total, potássio (k2O) solúvel em água, cálcio, magnésio e cloro solúvel em água, os seguintes métodos, respectivamente:
Considerando a Necessidade de Calagem (NC) = 3,9 t.ha-1 para um determinado solo, sendo que o calcário disponível possui PRNT = 80, a quantidade a ser aplicada em t.ha-1 é
O nitrogênio é um dos principais elementos necessários ao desenvolvimento das plantas e, do total existente no solo, cerca de 95% encontra-se na forma de N-orgânico. A maior fonte de N é o ar atmosférico (78%). Existem duas formas principais pelas quais o N é transferido de forma natural ao solo. Uma é através das descargas elétricas que agem sobre a água da chuva, e a outra é pela fixação biológica e simbiótica do N atmosférico por microorganismos. Destaca-se em importância a simbiose que ocorre entre leguminosas e bactérias, especialmente do gênero:
O potencial de hidrogênio no solo é indicado pelo valor de pH da solução do solo, isto é, a maior ou menor quantidade de hidrogênio existente no solo. Um pH menor que 7 (sete) tornará o solo: