Disciplinas Engenharia Agronômica (Agronomia) Conservação de Recursos Naturais Questões de concursos sobre "Conservação de Recursos Naturais" | Engenharia Agronômica (Agronomia) - página 2 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Conservação de Recursos Naturais que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q243700 - CESGRANRIO Engenheiro agrônomo 2012
O Licenciamento Ambiental é um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente estabelecidos pela Lei Federal no 6.938, de 1981, sendo que a Resolução Conama no 237, de 1997, dispõe sobre a revisão e complementação dos procedimentos e critérios utilizados para esse licenciamento ambiental. De acordo com a legislação ambiental mencionada, o(a)
A)custo de análise para a obtenção da licença ambiental deverá ser estabelecido por dispositivo legal, visando ao ressarcimento, pelo empreendedor, das despesas realizadas pelo órgão ambiental competente.
B)prazo máximo de análise e parecer da licença prévia é de 12 (doze) meses, em projetos em que não foi solicitada no Termo de Referência a elaboração de um EIA/RIMA.
C)licenciamento ambiental de atividades que ultrapassem os limites territoriais do País será realizado junto ao Ministério das Relações Exteriores.
D)licenciamento ambiental de base militar será realizado junto ao órgão de controle ambiental do Estado onde ela se situa.
E)Licença de Operação é concedida com a entrega do Projeto Básico do empreendimento.
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Q243704 - CESGRANRIO Engenheiro agrônomo 2012
O Macrozoneamento Ecológico-Econômico da Amazônia Legal (Macro ZEE) está sendo feito com o objetivo de
A)ampliar a produção agrícola na região, através do avanço da fronteira agrícola.
B)ampliar a discussão e a elaboração de metas para uso em ocupação do solo, em áreas com grupos tradicionais de produção agrícola.
C)estabelecer as principais monoculturas a serem utilizadas de forma sustentável na região.
D)melhorar a ocupação nas fronteiras de forma sustentável.
E)oferecer um conjunto de estratégias e recomendações para ampliar a sustentabilidade dos programas e projetos da região.
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Q243882 - FCC Analista Pericial 2007
Considerando a Resolução CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) nº 01, de 23 de janeiro de 1986, e a Resolução CONAMA nº 11, de 18 de março de 1986, o Estudo de Impacto Ambiental desenvolverá, entre outras atividades técnicas, o diagnóstico ambiental da área de influência do projeto, considerando:
A)o meio físico e o meio biológico.
B)o meio físico, o meio biológico e o meio sócio-econômico.
C)apenas o meio físico.
D)apenas o meio biológico.
E)apenas o meio sócio-econômico.
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Q243883 - FCC Analista Pericial 2007
Considerando a Resolução CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) no 01, de 23 de janeiro de 1986, e a Resolução CONAMA nº 11, de 18 de março de 1986, pode-se afirmar:
A)todo complexo agro-industrial e todos projetos agropecuários devem apresentar Estudo de Impacto Ambiental e respec tivo Relatório de Impacto Ambiental prévio, para efeito de licenciamento ambiental.
B)todos projetos agropecuários são dispensados de apresentar Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental prévio, para efeito de licenciamento ambiental.
C)todo complexo agro-industrial e os projetos agropecuários que contemplem áreas acima de 100 (cem) hectares ou menores - quando se tratar de áreas significativas em termos percentuais ou de importância do ponto de vista ambiental, inclusive nas áreas de proteção ambiental - devem apresentar Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental prévio, para efeito de licenciamento ambiental.
D)todo complexo agro-industrial e os projetos agropecuários que contemplem áreas acima de 1.000 (mil) hectares ou menores - quando se tratar de áreas significativas em termos percentuais ou de importância do ponto de vista ambiental, inclusive nas áreas de proteção ambiental - devem apresentar Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental prévio, para efeito de licenciamento ambiental.
E)as duas citadas Resoluções CONAMA não tratam diretamente nem indiretamente de projetos agropecuários.
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Q243884 - FCC Analista Pericial 2007
Considerando o Código Florestal brasileiro, Lei nº 4.771/1965, em seu Artigo 3o, pode-se afirmar:
A)a supressão total ou parcial de florestas de preservação permanente só será admitida com prévia e exclusiva autorização do Poder Executivo Estadual, quando for necessária à execução de obras, planos, atividades ou projetos de utilidade pública ou interesse social.
B)apenas será admitida a supressão parcial de florestas de preservação permanente com exclusiva e prévia autorização do Poder Executivo Estadual, quando for necessária à execução de obras, planos, atividades ou projetos de utilidade pública ou interesse social.
C)a supressão total ou parcial de florestas de preservação permanente só será admitida com prévia autorização do Poder Executivo Federal, quando for necessária à execução de obras, planos, atividades ou projetos de utilidade pública ou interesse social.
D)a supressão total ou parcial de florestas de preservação permanente só será admitida com prévia autorização do Poder Executivo Federal, quando for necessária à execução de obras, planos, atividades ou projetos privados voltados à produção de alimentos.
E)nunca será permitida a supressão total ou parcial de florestas de preservação permanente.
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Q243885 - FCC Analista Pericial 2007
Considerando o Código Florestal brasileiro, Lei no 4.771/1965, em seu Artigo 2o e com redação dada pela Lei nº 7.803/1989, pode-se afirmar:
A)entre outras áreas, consideram-se de preservação permanente, pelo só efeito da Lei que institui em 1965 o Código Florestal, as florestas e demais formas de vegetação natural situadas nas encostas ou parte destas, com declividade superior a 90º (noventa graus), equivalente a 100% (cem porcento) na linha de menor declive.
B)consideram-se de preservação permanente, pelo só efeito da Lei que institui em 1965 o Código Florestal, apenas as florestas e demais formas de vegetação natural situadas ao longo dos rios ou de qualquer curso d´água desde seu nível mais alto em faixa marginal cuja largura mínima seja sempre de 500 (quinhentos) metros.
C)consideram-se de preservação permanente, pelo só efeito da Lei que institui em 1965 o Código Florestal, apenas as florestas e demais formas de vegetação natural situadas ao longo dos rios ou de qualquer curso d´água desde seu nível mais alto em faixa marginal cuja largura mínima seja sempre de cem (cem) metros.
D)consideram-se de preservação permanente, pelo só efeito da Lei que institui em 1965 o Código Florestal, apenas as florestas e demais formas de vegetação natural situadas ao longo dos rios ou de qualquer curso d´água desde seu nível mais alto em faixa marginal cuja largura mínima seja sempre de 50 (cinqüenta) metros.
E)entre outras áreas, consideram-se de preservação permanente, pelo só efeito da Lei que institui em 1965 o Código Florestal, as florestas e demais formas de vegetação natural situadas no topo de morros, montes, montanhas e serras.
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Q243886 - FCC Analista Pericial 2007
Considerando os impactos ambientais negativos causados pela aqüicultura, o uso de água de superfície e subterrânea
A)pode produzir os seguintes impactos: redução na irrigação de plantações, recalque do solo, intrusão de água salgada em corpos aquáticos e em áreas agrícolas, e salinização de aqüíferos de água doce.
B)produz certamente, e no mínimo, os seguintes impactos: aumento na irrigação de plantações, recalque do solo, intrusão de água salgada em corpos aquáticos e em áreas agrícolas, e salinização de aqüíferos de água doce.
C)pode produzir os seguintes impactos: competição resultando em alta de preços de rações e fertilizantes para outras atividades, crescimento de empregos nas empresas produtoras de rações e fertilizantes.
D)pode produzir os seguintes impactos: aumento na irrigação de plantações, decalque do solo, intrusão de água salgada em corpos aquáticos e em áreas agrícolas, e salinização de aqüíferos de água salgada.
E)produz certamente apenas o decalque do solo, sendo os outros apenas impactos positivos.
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Q243902 - FCC Analista Pericial 2007
Para a elaboração de projetos, as linhas temáticas do FNMA - Fundo Nacional do Meio Ambiente são, precisamente:
A)Extensão Florestal, Gestão Integrada de Áreas Protegidas, Gestão Ambiental, Silvicultura e Desenvolvimento Territorial Sustentável.
B)Silvicultura, Desenvolvimento de Pequenas Propriedades Rurais, Educação Ambiental, Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
C)Gestão Ambiental, Silvicultura, Educação Ambiental, Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros, Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Amazônia Sustentável, e Desenvolvimento Territorial Sustentável.
D)Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros, Educação Ambiental, Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Manejo Sustentável da Flora e da Fauna e Desenvolvimento Territorial Sustentável.
E)Extensão Florestal, Gestão Integrada de Áreas Protegidas, Manejo Sustentável da Flora e da Fauna, Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros, Educação Ambiental, Amazônia Sustentável, Qualidade Ambiental e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
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Q243907 - FCC Analista Pericial 2007
Zoneamento Ecológico Econômico consiste em um instrumento de planejamento que gera indicadores sobre as potencialidades e fragilidades dos meios físico, biótico e socioeconômico capazes de subsidiar
A)a tomada de decisões nos diferentes níveis hierárquicos do aparelho governamental e das empresas privadas, com vistas a viabilizar a gestão ambiental de alguns dos estados brasileiros.
B)exclusivamente a tomada de decisões nos diferentes níveis hierárquicos das empresas privadas, com vistas a viabilizar o desenvolvimento econômico do território brasileiro.
C)a tomada de decisões nos diferentes níveis hierárquicos do aparelho governamental, com vistas a viabilizar o desenvolvimento social do território brasileiro.
D)a tomada de decisões nos diferentes níveis hierárquicos do aparelho governamental, com vistas a viabilizar o desenvolvimento urbano do território brasileiro.
E)a tomada de decisões nos diferentes níveis hierárquicos do aparelho governamental, com vistas a viabilizar o desenvolvimento sustentável e harmônico do território brasileiro.
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