Questões de concursos sobre "Aptidão Agrícola dos Solos Brasileiros" | Engenharia Agronômica (Agronomia) - página 2

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Aptidão Agrícola dos Solos Brasileiros que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q243685 - CESGRANRIO Engenheiro agrônomo 2012

A maior parte dos solos brasileiros caracteriza-se por serem solos em avançado estágio de intemperização, muito evoluídos, profundos e estáveis fisicamente, o que favorece o seu manejo e uso.

A classe de solo que se enquadra nessa descrição é
Ver Comentários

Q243688 - CESGRANRIO Engenheiro agrônomo 2012

A respeito da metodologia de Avaliação de Aptidão das Terras, que tem como objetivo geral a orientação de uso das terras, com vistas à sustentabilidade, no planejamento regional e nacional, considere as afirmativas abaixo. 

I - A metodologia de Avaliação de Aptidão das Terras é um processo interpretativo que considera informações sobre características de meio ambiente, de atributos do solo e da viabilidade de melhoramento de qualidades básicas das terras.

II - O sistema de classificação da aptidão de uso das terras visa a uma não degradação do solo e à sua correta utilização, agrupando as categorias de acordo com suas capacidades agrícolas.

III - Além dos recursos naturais, a metodologia de Avaliação de Aptidão das Terras também avalia as aptidões socioeconômicas, tendo em vista que o planejamento resultante desse processo poderá propor alternativas ao desenvolvimento sustentável.

Está correto APENAS o que se afirma em
Ver Comentários

Q243785 - IADES Analista Jurídico 2011

Assinale a alternativa que não representa grupo de classificação de solo, de acordo com sua formação.
Ver Comentários

Q243891 - FCC Analista Pericial 2007

De acordo com o sistema de capacidade de uso do solo, NÃO contém exemplos de fatores limitantes da terra e do uso do solo:
Ver Comentários

Q243892 - FCC Analista Pericial 2007

O sistema de capacidade de uso do solo foi desenvolvido pelo Serviço Nacional de Conservação do Solo dos Estados Unidos em 1951. As especificações para o Brasil são apresentadas em trabalho de LEPSCH et al. (1983). Este sistema, no Brasil, apresenta a seguinte relação entre Grupos de Solos e Classes de Solos:
Ver Comentários

Q243894 - FCC Analista Pericial 2007

Por aptidão agrícola das terras entende-se a avaliação
Ver Comentários

Q243895 - FCC Analista Pericial 2007

Em classificação de solos é comum a existência de uma adjetivação, no nome do solo, quanto a sua riqueza ou pobreza em nutrientes ou, pelo menos, que dê uma idéia sobre sua fertilidade. Seguem exemplos de expressões usadas: distrófico, eutrófico, álico etc. É INCORRETO o que se afirma em:
Ver Comentários

Q243896 - FCC Analista Pericial 2007

O ambiente agrícola
Ver Comentários

Q244114 - UFF Técnico em Agropecuária 2009

Este tipo de cultivo consiste no plantio de uma determinada cultura comercial em sulcos com espaçamentos adequados, sobre uma área coberta com alta densidade de plantas de espécies protetoras e melhoradoras do solo, no período de maturação desta, sem a necessidade de lavrar e/ou gradear integralmente o terreno. O aspecto mais importante a ser considerado é a combinação com as culturas comerciais trabalhadas, em termos de época de plantio e uso de consorciação, intercalação ou sucessão, e condições para que as mesmas se desenvolvam normalmente. Além dos benefícios proporcionados pela cobertura em si, ele possibilita reduzir a mão de obra na época de preparo do solo, em comparação ao sistema convencional. Está sendo citado o sistema de:
Ver Comentários

Q244121 - UFF Técnico em Agropecuária 2009

Existe uma classificação do solo que considera as terras sem expressivas limitações ao uso agrícola, apropriadas para todas as culturas sem grandes inversões e sem problemas de conservação do solo. É o solo da classe:
Ver Comentários