Disciplinas Enfermagem Sistema Único de Saúde - SUS: Constituição Federal, Lei Orgânica da Saúde - Lei nº 8.080 de 1990 e outras normas Questões de concursos sobre "Sistema Único de Saúde - SUS: Constituição Federal, Lei Orgânica da Saúde - Lei nº 8.080 de 1990 e outras normas" | Enfermagem - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Sistema Único de Saúde - SUS: Constituição Federal, Lei Orgânica da Saúde - Lei nº 8.080 de 1990 e outras normas que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q232242 - ICAP Enfermeiro 2016
A Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990, dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes, obedecendo ainda princípios organizativos e doutrinários tais como:
1. Universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.
2. Integralidade de assistência.
3. Equidade.
4. Descentralização político-administrativa com direção dupla em cada esfera de governo.
Aponte a alternativa correta:
A)Somente a alternativa 4 está incorreta.
B)Somente a alternativa 1 e 3 estão corretas.
C)Nenhuma alternativa está correta.
D)Todas as alternativas estão corretas.
Responder
Q232243 - ICAP Enfermeiro 2016
A Lei 8.080/90 de 19 de setembro, trata:
1. Da organização, da direção e da gestão do SUS.
2. Das competências e atribuições das três esferas de governo.
3. Do funcionamento e da participação complementar dos serviços privados de assistência à saúde.
4. Dos recursos financeiros, da gestão financeira, do planejamento e do orçamento.
Aponte a alternativa correta:
A)Somente a afirmativa 3 está incorreta.
B)Somente a afirmativa 1 está correta.
C)Nenhuma afirmativa está correta.
D)Todas as afirmativas estão corretas.
Responder
Q232596 - AOCP Enfermeiro 2018
Conforme a Lei n° 8080/90, que diz respeito à regulamentação do Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa correta.
A)A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o poder privado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
B)O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
C)O dever do Estado exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.
D)O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições privadas e da Administração direta e indireta, constitui o Sistema Único de Saúde.
E)A iniciativa pública poderá participar do Sistema Único de Saúde, em caráter complementar.
Responder
Q232609 - FCC Enfermeiro 2018
Para que um programa de rastreamento de doença seja efetivo, o Ministério da Saúde destaca como aspectos importantes, dentre outros,
A)melhores evidências e acesso.
B)informação e classificação.
C)indicação e custo.
D)registro e adesão.
E)susceptibilidade e tendenciosidade.
Responder
Q232623 - FCC Enfermeiro 2018
Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008, com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações. Do Código Brasileiro de Ocupações (CBO), poderão compor os NASF, dentre outras, as seguintes ocupações:
A)enfermeiro e engenheiro de produção.
B)administrador e médico sanitarista.
C)sociólogo e profissional com formação em arte e educação (educador).
D)assistente social e advogado.
E)profissional/professor de educação física e médico veterinário.
Responder
Q232625 - FCC Enfermeiro 2018
O Cartão Nacional de Saúde (CNS) é um programa que faz parte da Política do e-Saúde do Ministério da Saúde. Um dos princípios do CNS diz que
A)o cartão contém informações sobre as instituições prestadoras de serviços de saúde, contudo não se caracteriza como um instrumento de gestão.
B)o cidadão deverá ter negado seu acesso aos serviços de saúde, caso não esteja de posse do seu cartão.
C)o cartão é válido em todo o território nacional e em países que compõem a Aliança Internacional do MERCOSUL decorrente da integração dos sistemas de informação.
D)a emissão de um novo cartão com nova numeração, após a realização do recadastramento, se faz necessária nos casos de mudança de município pelo usuário.
E)qualquer informação identificadora ou diretamente relacionada com os usuários, decorrente da utilização do cartão, tem caráter confidencial.
Responder
Q232725 - CS-UFG Enfermeiro do Trabalho 2018
Em conformidade com a Constituição Federal do Brasil/1988, a seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. Assim, compete ao poder público organizá-la com base nos seguintes objetivos:
A)centralização administrativa, com participação dos trabalhadores e aposentados.
B)redutibilidade do valor dos benefícios.
C)universalidade da cobertura e do atendimento.
D)seletividade na forma de participação no custeio.
Responder
Q232727 - CS-UFG Enfermeiro do Trabalho 2018
Conforme a Lei nº 8.080/1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, compete à direção municipal do Sistema Único de Saúde (SUS):
A)elaborar normas para regular as relações entre o SUS e os serviços privados contratados de assistência à saúde.
B)participar na formulação e na implementação das políticas de controle das agressões ao meio ambiente e às relativas às condições e aos ambientes de trabalho.
C)prestar apoio técnico e financeiro aos municípios e executar supletivamente ações e serviços de saúde.
D)executar serviços de vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, alimentação, nutrição, saneamento básico e de saúde do trabalhador.
Responder
Q232730 - FCC Consultor Legislativo 2018
Segundo dispõe a lei, os estabelecimentos de atendimento à saúde deverão proporcionar condições para permanência
A)de ambos os pais, em período integral, no caso de internação de crianças e adolescentes, reduzido o período a 12 horas caso se tratar de internação em unidades de terapia intensiva.
B)de um dos pais, em período integral, no caso de internação de crianças e adolescentes, inclusive em unidades de terapia intensiva.
C)de um dos pais, por pelo menos 12 horas diárias, no caso de internação de adolescentes, e por ambos os pais, por período integral, no caso de internação de criança.
D)de ambos os pais, em período integral, em qualquer caso de internação de criança e de adolescente, com exceção das unidades neonatais, de terapia intensiva e cuidados intermediários, cujo horário de visitação deve seguir a normativa local.
E)de ambos os pais, em período integral, em qualquer hipótese, exceto no caso de internação por doença infectocontagiosa que recomende o isolamento do paciente
Responder
Q232734 - FCC Consultor Legislativo 2018
No âmbito do Sistema Único de Saúde, o princípio/diretriz da integralidade de assistência é definido em lei como
A)conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.
B)atendimento dos usuários por meio de linhas de cuidado específicas e articuladas intersetorialmente com outros serviços indiretamente implicados na promoção da saúde.
C)integração em nível executivo das ações de saúde, meio ambiente e saneamento básico.
D)conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na prestação de serviços de assistência à saúde da população.
E)universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.
Responder