A Lei 8.142 dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Aponte a alternativa correta em relação à data que a Lei entrou em vigor :
A Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990, dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes, obedecendo ainda princípios organizativos e doutrinários tais como:
1. Universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.
2. Integralidade de assistência.
3. Equidade.
4. Descentralização político-administrativa com direção dupla em cada esfera de governo.
O processo saúde-doença, dentro da perspectiva do Sistema Único de Saúde (SUS), exige atenção, dentre outros aspectos, à integralidade dos cuidados e resolubilidade dos problemas de saúde dos indivíduos e da comunidade. Para que isso ocorra, é importante que a formação dos profissionais seja voltada
Ao chegar à unidade de enfermagem, uma paciente que seria submetida a uma cirurgia eletiva confirmou seus dados de identificação, entre eles nome e sobrenome. No entanto informou que desde criança costumava ser chamada por apelido e assim o preferia. Imediatamente, a profissional de enfermagem registrou seu apelido em campo próprio nos seus documentos de identificação e em sua pulseira de identificação, passando a tratá-la com o nome desejado.
Frente a essa situação, é correto afirmar que a profissional de enfermagem
Em relação à Rede de Atenção às Urgências e emergências (RUE), informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. São diretrizes da RUE:
( ) Classificação de risco.
( ) Participação e controle social.
( ) Regulação do acesso aos serviços de saúde.
( ) Ampliação do acesso, com acolhimento, aos casos agudos e em todos os pontos de atenção.
( ) Organização do processo de trabalho por intermédio de equipes multidisciplinares.
Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008, com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações. Do Código Brasileiro de Ocupações (CBO), poderão compor os NASF, dentre outras, as seguintes ocupações: