Disciplinas Enfermagem Legislação de Enfermagem Questões de concursos sobre "Legislação de Enfermagem" | Enfermagem - página 77 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Legislação de Enfermagem que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q252168 - FCC Técnico de enfermagem 2011
Segundo a Lei n° 7.498/86 que trata do exercício de enfermagem, ao assistir o enfermeiro, cabe ao técnico de enfermagem a
A)prevenção e controle sistemático de danos físicos que possam ser causados a pacientes durante a assistência a saúde.
B)realização de episiotomia e episiorrafia durante o parto com aplicação de anestesia local quando necessária.
C)prescrição de medicamentos previamente estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde.
D)consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de Enfermagem.
E)planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem.
Responder
Q252169 - FCC Técnico de enfermagem 2011
Conforme o Código de Ética dos profissionais de enfermagem, consta sobre o sigilo profissional na Resolução Cofen n° 311/2007 , que o técnico de enfermagem tem o dever de
A)revelar informações confidenciais quando solicitado, por pessoas ou entidades que não estejam obrigadas ao sigilo.
B)manter o sigilo, mesmo quando a informação é necessária à prestação da assistência.
C)negar-se a comparecer como testemunha perante a autoridade, pois seria obrigado a revelar segredos.
D)comparecer perante a autoridade, quando intimado como testemunha e, se for o caso, declarar o impedimento de revelar segredos.
E)quebrar o sigilo, quando o fato é de conhecimento público, mesmo em caso de falecimento da pessoa envolvida.
Responder
Q252253 - FCC Técnico de enfermagem 2009
De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (Resolução 311/2007), o profissional de en- fermagem tem como deveres e responsabilidades
A)registrar no prontuário do paciente as informações inerentes e prescindíveis ao processo de cuidar.
B)assegurar à pessoa, família e coletividade assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência.
C)disponibilizar seus serviços profissionais à comunidade em casos de emergência, epidemia e catástrofe, demandando vantagens pessoais.
D)garantir a continuidade da assistência de enfermagem em condições que ofereçam segurança, exceto em caso de suspensão das atividades profissionais decorrentes de movimentos reivindicatórios da categoria.
E)recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, família e coletividade.
Responder
Q252285 - CESGRANRIO Técnico de enfermagem do trabalho 2008
No atendimento de Emergências Clínicas, "prestar cuidados diretos de enfermagem a pacientes em estado grave, sob a supervisão direta ou a distância do profissional enfermeiro" é competência do
A)coordenador do serviço.
B)responsável técnico.
C)enfermeiro assistencial.
D)técnico de enfermagem.
E)auxiliar de enfermagem.
Responder
Q252351 - FCC Técnico de enfermagem 2010
Quanto à relevância do sigilo profissional, a Resolução COFEN 311/2007, no Código de Ética, estabelece que
A)há isenção do dever do profissional em manter o sigilo, quando o fato já é de conhecimento público.
B)na atividade multiprofissional, o fato sigiloso poderá ser revelado quando necessário à prestação da assistência.
C)a revelação do sigilo é permitida, quando há falecimento da pessoa que lhe confiou o segredo.
D)o segredo profissional referente ao menor de idade deverá ser revelado aos pais deste, em quaisquer situações.
E)o profissional de enfermagem, intimado como testemunha, deverá, em todas as situações, revelar o segredo perante a autoridade.
Responder
Q252352 - FCC Técnico de enfermagem 2010
De acordo com o Código de Ética dos profissionais de enfermagem (Resolução COFEN 311/2007) é responsabilidade e dever do profissional de enfermagem:
A)Respeitar, no exercício da profissão, as normas relativas à preservação do meio ambiente, eximindo os órgãos competentes das informações relativas às formas de poluição e deterioração que comprometam a saúde e a vida.
B)Garantir a continuidade da assistência de enfermagem em condições que ofereçam segurança, exceto em caso de suspensão das atividades profissionais decorrentes de movimentos reivindicatórios da categoria.
C)Colaborar com a equipe de saúde no esclarecimento da pessoa, família e coletividade a respeito dos direitos, riscos, benefícios, exceto sobre intercorrências acerca de seu estado de saúde e tratamento.
D)Disponibilizar seus serviços profissionais à comunidade em casos de emergência, epidemia e catástro- fe, pleiteando vantagens pessoais.
E)Avaliar criteriosamente sua competência técnica, científica, ética e legal e somente aceitar encargos ou atribuições, quando capaz de desempenho seguro para si e para outrem.
Responder