De acordo com o Código de Ética dos profissionais de enfermagem (Resolução COFEN 311/2007) é responsabilidade e dever do profissional de enfermagem:
Respeitar, no exercício da profissão, as normas relativas à preservação do meio ambiente, eximindo os órgãos competentes das informações relativas às formas de poluição e deterioração que comprometam a saúde e a vida.
Garantir a continuidade da assistência de enfermagem em condições que ofereçam segurança, exceto em caso de suspensão das atividades profissionais decorrentes de movimentos reivindicatórios da categoria.
Colaborar com a equipe de saúde no esclarecimento da pessoa, família e coletividade a respeito dos direitos, riscos, benefícios, exceto sobre intercorrências acerca de seu estado de saúde e tratamento.
Disponibilizar seus serviços profissionais à comunidade em casos de emergência, epidemia e catástro- fe, pleiteando vantagens pessoais.
Avaliar criteriosamente sua competência técnica, científica, ética e legal e somente aceitar encargos ou atribuições, quando capaz de desempenho seguro para si e para outrem.