Q232615 - FCC Enfermeiro 2018
De acordo com a Política Nacional de Humanização/Humaniza SUS do Ministério da Saúde, humanizar se traduz em
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Humanização que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
De acordo com a Política Nacional de Humanização/Humaniza SUS do Ministério da Saúde, humanizar se traduz em
São princípios da Política Nacional de Humanização (PNH), definida em 2013:
Atenção: Para responder à questão, considere o caso hipotético vivenciado por uma equipe de saúde da família descrito abaixo.
Um homem (Sr. X) de 67 anos, marceneiro aposentado, sempre comparecia à unidade com suas queixas, provocando uma sensação de impotência na equipe: estava medicado, diabetes controlada, mas o quadro depressivo vinha se mantendo inalterado. Um agente comunitário lembrou que o Sr. X sentia muita solidão, fato verificado na visita domiciliar. A equipe da Saúde da Família convidou a equipe de Saúde Mental e juntas elaboraram uma proposta de convidar o Sr. X para ensinar marcenaria aos adolescentes. Tanto o Sr. X como alguns adolescentes aceitaram a ideia e a proposta se concretizou.
Com esse novo trabalho, o Sr. X foi melhorando: as queixas diminuíram, as visitas à unidade básica de saúde já não se repetiam tanto quanto antes. A equipe concluiu que o Sr. X precisava muito da convivência com outras pessoas, sentir-se útil, produtivo, incluído na sua comunidade, contribuindo de alguma maneira. A equipe resolveu viabilizar novas ações e acionaram o Conselho Gestor, o distrito de saúde e outras entidades da comunidade.
Ao analisar o relato, no contexto da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS, observa-se que
Leia o trecho a seguir:
“A comunicação pressupõe a informação e o domínio sobre o que queremos comunicar, a nossa intenção, emoção e o que pretendemos quando nos aproximamos do nosso paciente... Toda comunicação, portanto, tem duas partes: a primeira é o conteúdo, o fato, a informação que queremos transmitir; a segunda, o que estamos sentindo quando nos comunicamos com a pessoa”.
Fonte: Silva MJP. O papel da comunicação da humanização da atenção à saúde. Rev Bioética. 2002; 10(2):73-88.
Com relação à comunicação em saúde, analise as afirmativas abaixo e julgue-as como verdadeira (V) ou falsa (F).
( ) Geralmente não se tem consciência nem o controle voluntário da sinalização não-verbal.
( ) A cinésica é uma técnica de comunicação não-verbal que se refere a sons emitidos pela boca.
( ) A proxêmica diz respeito ao uso e à relação do espaço para a comunicação.
( ) A tacêsica é o estudo do toque e das características que o envolvem.
( ) A comunicação terapêutica é de responsabilidade exclusiva dos psicólogos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
De acordo com a Política Nacional de Humanização (PNH), proposta pelo Ministério da Saúde em 2003, alguns modos de organizar os processos de trabalho em saúde facilitam o enfrentamento dos problemas nos diversos contextos da atenção. As alternativas a seguir acerca da Humanização nos Serviços de Saúde estão corretas, EXCETO:
A Política Nacional de Humanização (PNH), também conhecida como HumanizaSUS, busca pôr em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. A PNH estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construir processos coletivos de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto que muitas vezes produzem atitudes e práticas desumanizadoras que inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúde em seu trabalho e dos usuários no cuidado de si.
Assinale a alternativa que contempla corretamente os Princípiosda PNH.
Nas Unidades Básicas de Saúde, o acolhimento, além de entendido enquanto processo que permeia toda a abordagem do usuário/comunidade, também é um espaço onde se realiza a primeira escuta e onde a necessidade do usuário é identificada (BRASIL, 2017). Sobre a PNH e sua aplicabilidade nos diferentes espaços, as afirmativas abaixo são verdadeiras, EXCETO:
O conceito adotado atualmente na Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão no SUS, a PNH, define que “Ambiência na Saúde se refere ao tratamento dado ao espaço físico entendido como espaço social, profissional e de relações interpessoais que deve proporcionar atenção acolhedora, resolutiva e humana” (BRASIL, 2006). Considerando esse contexto, assinale a afirmativa verdadeira:
A Política Nacional de Humanização (PNH) busca a inclusão de trabalhadores, usuários e gestores na produção e gestão do cuidado e dos processos de trabalho. Sobre a PNH, analise as assertivas abaixo e marque com V as afirmativas que forem Verdadeiras e com F as que forem Falsas.
( ) I. A PNH tem como princípio a transversalidade, a indissociabilidade entre atenção e gestão e o acolhimento. ( ) II. O acolhimento compreende, entre outros aspectos, a escuta qualificada oferecida pelos trabalhadores de saúde às necessidades do usuário, permitindo o acesso oportuno do cidadão a tecnologias adequadas às suas necessidades. ( ) III. A clínica ampliada é uma ferramenta puramente prática cuja finalidade é contribuir para uma abordagem clínica do adoecimento e do sofrimento, que atua, de maneira universal, sobre todos os sujeitos. ( ) IV. No âmbito da atenção básica, os serviços devem ter formas de acolhimento que promovam o fim das filas, a hierarquização de risco e o acesso aos demais níveis do sistema.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
A visita domiciliar é um importante instrumento para a realização de atividades educativas e assistenciais mais humanizadas e adequadas à realidade do indivíduo e da família. Considerando a visita domiciliar como tecnologia de cuidado do enfermeiro para a atenção à família no âmbito da atenção básica, é correto afirmar que: