Disciplinas Direito Processual Civil - Novo Código de Processo Civil - CPC 2015 Juizado Especial Questões de concursos sobre "Juizado Especial" | Direito Processual Civil - Novo Código de Processo Civil - CPC 2015 - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Juizado Especial que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q330761 - CONSULPLAN Juiz Leigo 2015
Sobre a participação de preposto e representação e assistência por advogado nos Juizados Especiais Cíveis, assinale a alternativa INCORRETA.
A)O mandato ao advogado poderá ser verbal, inclusive quanto aos poderes especiais.
B)O juiz alertará as partes da conveniência do patrocínio por advogado, quando a causa o recomendar.
C)O réu, sendo pessoa jurídica ou titular de firma individual, poderá ser representado por preposto credenciado, munido de carta de preposição com poderes para transigir, sem haver necessidade de vínculo empregatício.
D)Sendo facultativa a assistência, se uma das partes comparecer assistida por advogado, ou se o réu for pessoa jurídica ou firma individual, terá a outra parte, se quiser, assistência judiciária prestada por órgão instituído junto ao Juizado Especial, na forma da lei local.
Responder
Q330893 - CESPE Juiz federal 2015
Acerca dos sujeitos processuais e do litisconsórcio no processo civil, assinale a opção correta.
A)De acordo com entendimento consolidado pelo STJ, em ação contra o INSS que verse sobre contribuições previdenciárias, admite-se a formação de litisconsórcio facultativo após o ajuizamento da ação.
B)Genitora que defende direitos de titularidade de um filho absolutamente incapaz atua como parte no processo.
C)Em caso de litisconsórcio classificado como necessário, o juiz deve emitir decisão idêntica para todos os litigantes que ocupem o mesmo polo da demanda.
D)Conforme jurisprudência dominante do STJ, a qualificação da relação como sendo de consumo não afasta a possibilidade de denunciação da lide.
E)A vedação da intervenção de terceiros no âmbito dos juizados especiais federais não afasta a possibilidade de formação de litisconsórcio.
Responder
Q331246 - MPE-MS Promotor de Justiça 2013
Acerca de procedimentos dos juizados especiais, assinale a opção correta:
A)O Juizado Especial Cível tem competência para conciliação, processo e julgamento de ações possessórias sobre bens imóveis de valor não excedente a quarenta vezes o valor do salário mínimo.
B)O Ministério Público, no Juizado Especial Cível, não intervirá.
C)Estando o incapaz devidamente representado por seus pais e sendo observada a necessária intervenção do Ministério Público, é viável que se proponha ação perante o Juizado Especial Cível.
D)A decisão de turma recursal que define os juizados especiais como competentes para o processo e julgamento de determinada demanda somente pode ser impugnada por recurso extraordinário.
E)O recurso será interposto no prazo de quinze dias, contados da ciência da sentença e não da juntada do comprovante de intimação.
Responder
Q331688 - PGR Procurador da República 2008
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
A)Havendo formulação de pedido certo e determinado, tanto o autor quanto o réu têm interesse recursal em argüir o vício da sentença iliquida.
B)a existência de vara privativa instituída por lei estadual não altera a competência territorial resultante das leis de processo.
C)nos Juizados Especiais Federais há prazo diferenciado para prática de alguns atos processuais, inclusive para a interposição de recursos.
D)em ação civil pública ajuizada para tutelar direito das pessoas idosas e que tenha por objeto o cumprimento de obrigação de fazer ou não fazer, a multa imposta pelo juiz só será devida e exígível após o trânsito em julgado da sentença favorável ao autor.
Responder
Q331932 - PUC-PR Juiz de Direito 2012
Analise as assertivas abaixo: I. Os atos processuais serão realizados em dias úteis, das 6 (seis) às 20 (vinte) horas. II. Os atos processuais serão válidos sempre que preencherem as finalidades para as quais forem realizados, atendidos os critérios da oralidade, simplicidade, informalidade, economia processual e celeridade. III. Somente se pronunciará a nulidade se dela decorrer prejuízo. IV. É competente o foro do lugar onde a obrigação deva ser satisfeita salvo se, a critério do autor, preferir-se ajuizar a demanda no foro do local onde o réu exerça atividades profissionais ou econômicas ou mantenha estabelecimento, filial, agência, sucursal ou escritório. Está(ão) CORRETA(S ):
A)Apenas as assertivas I, III e IV.
B)Apenas as assertivas I, II, e IV.
C)Apenas as assertivas II, III e IV.
D)Apenas as assertivas I, II e III.
E)Apenas as assertivas II e III.
Responder