Q330662 - PUC-PR Analista Judiciário 2015
Sobre os institutos relativos à intervenção de terceiros no âmbito do Código de Processo Civil brasileiro, assinale a alternativa CORRETA .
A)A denunciação da lide é ato exclusivo do réu, sendo-lhe facultativa na hipótese de o alienante, na ação em que terceiro reivindica a coisa, buscar exercer o direito que da evicção Ihe resulta.
B)No chamamento ao processo, a sentença que julgar procedente a ação condenando os devedores valerá como título executivo, em favor do que satisfizer a dívida, para exigi-la, por inteiro, do devedor principal, ou de cada um dos codevedores a sua quota, na proporção que Ihes tocar.
C)É inadmissível o chamamento ao processo do devedor na ação em que o fiador for réu, cabendo, nesta hipótese, a nomeação à autoria.
D)A oposição, quando oferecida depois da audiência de instrução de julgamento, será apensada aos autos principais e correrá simultaneamente com a ação vinculada, devendo, no entanto, ser julgada posteriormente à causa principal.
E)Aquele que detiver a coisa em nome alheio, sendo-lhe demandada em nome próprio, deverá denunciar à lide o proprietário ou o possuidor.
Responder
Q330674 - INSTITUTO AOCP Advogado 2015
Assinale a alternativa correta.
A)A denunciação da lide é sempre facultativa.
B)Somente o réu poderá fazer denunciação da lide.
C)É admissível o chamamento ao processo de todos os devedores solidários, quando o credor exigir de um ou de alguns deles, parcial ou totalmente, a dívida comum.
D)Aquele que detiver a coisa em nome alheio, sendo-lhe demandada em nome próprio, deverá denunciar da lide o proprietário ou o possuidor.
E)É inadmissível o chamamento ao processo do devedor, na ação em que o fiador for réu.
Responder
Q330685 - FCC Analista Judiciário 2016
Paulo firmou contrato de locação residencial com Arthur pelo prazo de trinta meses. Manoel e Patrícia, genitores de Arthur, são os fiadores. Findo o prazo estabelecido em contrato Arthur desocupou o imóvel, mas deixou de pagar os últimos três alugueres e demais encargos locatícios. Paulo resolve ajuizar ação de cobrança contra Manoel e Patrícia. Neste caso, nos termos estabelecidos pelo Código de Processo Civil, Manoel e Patrícia
A)deverão apresentar oposição contra o devedor principal Arthur.
B)deverão obrigatoriamente denunciar a lide ao devedor principal Arthur.
C)poderão denunciar a lide ao devedor principal Arthur.
D)poderão nomear à autoria o devedor principal Arthur.
E)poderão proceder ao chamamento ao processo do devedor principal Arthur.
Responder
Q330759 - INSTITUTO AOCP Advogado 2015
Assinale a alternativa correta.
A)A denunciação da lide é sempre facultativa.
B)Somente o réu poderá fazer denunciação da lide.
C)É admissível o chamamento ao processo de todos os devedores solidários, quando o credor exigir de um ou de alguns deles, parcial ou totalmente, a dívida comum.
D)Aquele que detiver a coisa em nome alheio, sendo-lhe demandada em nome próprio, deverá denunciar da lide o proprietário ou o possuidor.
E)É inadmissível o chamamento ao processo do devedor, na ação em que o fiador for réu.
Responder
Q331015 - COPESE - UFT Procurador 2014
Nos termos do Código de Processo Civil é CORRETO afirmar que:
A)quem pretender, no todo ou em parte, a coisa ou o direito sobre que controvertem autor e réu, poderá, até ser proferida a sentença, oferecer denunciação da lide contra ambos.
B)aquele que detiver a coisa em nome alheio, sendo-lhe demandada em nome próprio, deverá chamar ao processo o proprietário ou o possuidor.
C)a denunciação da lide é obrigatória, àquele que estiver obrigado, pela lei ou pelo contrato, a indenizar, em ação regressiva, o prejuízo do que perder a demanda.
D)é admissível a nomeação à autoria do devedor, na ação em que o fiador for réu.
Responder
Q331167 - FGV Analista Judiciário-Oficial de Justiça Avaliador e Leiloeiro 2013
João, citado em nome próprio em determinada ação, alega ser possuidor direto da coisa demandada, que é objeto de obrigação pignoratícia. Nesse caso, é cabível a intervenção de terceiros nos termos da qual é correto afirmar que
A)João deverá denunciar a lide ao proprietário e, ordenada a citação do denunciado, suspende-se o processo
B)trata-se de hipótese de chamamento ao processo que possui caráter obrigatório.
C)na hipótese, é cabível a oposição, oferecida obrigatoriamente no prazo de resposta do réu.
D)a qualquer tempo, desde que antes da Audiência de Instrução e Julgamento, João poderá nomear a autoria ao proprietário.
E)João poderá denunciar a lide ao proprietário, mesmo depois de transcorrido o prazo de resposta do réu.
Responder
Q331303 - CESPE Analista Judiciário - Área Judiciária 2005
A respeito da competência e da intervenção de terceiros, assinale a opção incorreta .
A)O Estado-membro não tem foro privilegiado, mas juízo privativo — vara especializada — nas causas, que devem correr na comarca da capital, quando a Fazenda for autora, ré ou interveniente. Nas causas pertencentes à competência territorial de qualquer outra comarca, não pode a lei de organização judiciária atrair causas para o foro da capital.
B)Verifica-se a continência quando há identidade de partes e de causa de pedir, sendo parcialmente comum o objeto. Ocorrendo a continência, impõe-se a extinção de um dos processos sem julgamento do mérito, pois uma das demandas encontra-se inteiramente contida na outra. Assim, há continência, por exemplo, se uma das demandas tem por objeto a anulação de cláusula contratual e outra a nulidade de todo o contrato.
C)Proposta a ação, que ocorre com o despacho e a distribuição da inicial, a competência então determinada não mais se altera, perpetuando-se perante aquele juízo. Assim, modificações posteriores à propositura da demanda, de fato ou de direito, são irrelevantes se o critério determinante disser respeito à competência relativa. Tratando-se de competência absoluta não se aplica a perpetuatio jurisdicionis .
D)Com a denunciação da lide, objetiva-se permitir ao autor ou ao réu denunciante obter, no mesmo processo e pela mesma sentença que o privar do bem de sua posse ou propriedade, ou que lhe impuser a obrigação de ressarcir perdas e danos, o reconhecimento de seu direito de, regressivamente, ser reembolsado, pelo terceiro denunciado, daquilo de que foi desfalcado seu patrimônio, por força de decisão desfavorável proferida contra ele na demanda originária em que ocorreu a intervenção.
E)O chamamento ao processo é a admissibilidade de o réu fazer com que co-devedores solidários passem a integrar o pólo passivo da demanda junto com ele, em litisconsórcio.
Responder
Q331320 - PGE-GO Procurador do Estado 2010
Aplica-se o procedimento ordinário que é o procedimento padrão e básico para a tutela dos direitos, quando não está previsto um procedimento especial e quando não é de observar-se o procedimento sumário, sendo CORRETO afirmar que
A)o chamamento ao processo é permitido àquele que detiver a coisa em nome alheio, sendo demandado em nome próprio.
B)o autor poderá alterar o pedido ou a causa de pedir, independentemente de nova citação do réu, quando ocorrer a revelia.
C)formulado pedido certo e determinado, autor e réu têm interesse recursal em arguir o vício da sentença ilíquida.
D)a conexão determina a reunião dos processos, ainda no caso de um deles já ter sido julgado.
E)a extinção do processo, por abandono da causa pelo autor, depende de requerimento do réu.
Responder
Q331341 - IBFC Analista de Promotoria I 2013
Com relação à intervenção de terceiros no processo civil, assinale a alternativa CORRETA:
A)Nas causas em que é oferecida a oposição, o juiz decidirá primeiro a lide principal, em seguida, a oposição.
B)Aquele que detiver a coisa em nome alheio, sendo- Ihe demandada em nome próprio, deverá chamar ao processo o proprietário ou o possuidor.
C)A denunciação da lide é obrigatória ao proprietário ou ao possuidor indireto quando, por força de obrigação ou direito, em casos como o do usufrutuário, do credor pignoratício, do locatário, o réu, citado em nome próprio, exerça a posse direta da coisa demandada.
D)Nas causas em que interveio o assistente, simples ou litisconsorcial, uma vez transitada em julgado a sentença, este não poderá, em hipótese alguma, em processo posterior, discutir a justiça da decisão.
E)Nas causas em que interveio o assistente, a parte principal não poderá reconhecer a procedência do pedido, desistir da ação ou transigir sobre direitos controvertidos.
Responder