Disciplinas Direito Processual Civil - CPC 1973 Teoria geral das provas Questões de concursos sobre "Teoria geral das provas" | Direito Processual Civil - CPC 1973 - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Teoria geral das provas que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q331241 - MPE-RS Promotor de Justiça 2012
Em demanda indenizatória, testemunha arrolada pelo réu afirmou, em seu depoimento, que o demandado conduzia veículo automotor de forma arrojada e perigosa, pondo em risco a segurança do tráfego. Encerrada a instrução, o demandado requereu ao juiz que o aludido depoimento fosse desentranhado dos autos, visto que prejudicial aos interesses da parte que o requerera, o que foi indeferido pelo magistrado. Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que enuncia princípio que melhor, e com maior especificidade, fundamenta a decisão do magistrado antes mencionada.
A)princípio da demanda
B)princípio do devido processo legal
C)princípio da comunhão da prova
D)princípio da cooperação
E)princípio da instrumentalidade das formas
Responder
Q331408 - CESPE Titular de Serviços de Notas e de Registros 2014
Acerca da prova no sistema processual civil, assinale a opção correta.
A)A confissão, que, em regra, é indivisível, pode ser judicial ou extrajudicial, sendo inválida como confissão a admissão, em juízo, de fatos relativos a direitos indisponíveis.
B)Na instância ordinária, as partes têm liberdade para apresentar documentos novos somente até o saneamento do processo, e, sempre que documentos novos forem aduzidos, o juiz concederá prazo de cinco dias para a parte contrária manifestar-se sobre eles.
C)O MP somente poderá produzir provas em juízo quando atuar como parte ou como substituto processual, cabendo ao magistrado indeferir eventual requerimento de produção de provas quando o MP atuar na condição de fiscal da lei.
D)De acordo com a moderna teoria da distribuição dinâmica da prova, cada parte deverá produzir a prova apta a demonstrar suas alegações, independentemente de quem tenha melhores condições de o fazer.
E)E´ defeso aos sujeitos da relação jurídica deduzida em juízo estabelecer qualquer convenção que distribua de maneira diversa o ônus da prova. Trata-se de regra legal indisponível para as partes.
Responder
Q331865 - FUMARC Titular de Serviços de Notas e de Registros 2012
Considerando o disposto no Código de Processo Civil,
A)a incompetência absoluta somente pode ser arguida pela parte através de exceção.
B)os motivos de impedimento e de suspeição, a que alude o Código, aplicam-se também ao perito e ao intérprete.
C)o Ministério Público não tem legitimação para suscitar conflito de competência, mas será necessariamente ouvido em todos os conflitos suscitados, que são de ordem pública.
D)o juiz apreciará livremente a prova, atendendo aos fatos e às circunstâncias dos autos, ainda que não alegados pelas partes, podendo sempre decidir por equidade, independentemente de previsão legal.
Responder
Q331894 - FCC Juiz do trabalho 2012
No sistema probatório vigente em nosso processo civil,
A)salvo disposição especial em contrário, as provas devem ser produzidas na petição inicial, pelo autor, e na resposta oferecida pelo réu.
B)vigora o sistema tarifado e hierarquizado, pelo qual cada prova tem um peso específico a ser valorado rigidamente pelo juiz.
C)o ônus da prova não pode ser distribuído de maneira diversa em nenhuma hipótese.
D)o juiz apreciará livremente a prova, atendendo aos fatos e circunstâncias constantes dos autos, ainda que não alegados pelas partes; deverá indicar na sentença, porém, os motivos que lhe formaram o convencimento.
E)somente os meios legais expressos são hábeis para provar a verdade dos fatos, em que se funda a ação ou a defesa.
Responder
Q332041 - PGR Procurador da República 2005
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
A)( ) a distinção entre as hipóteses de assistencia simples, de assistência qualificada e de litisconsórcio, são irrelevantes os elementos e as circunstâncias inerentes à relação de direito material litigiosa '
B)( ) as medidas cautelares devem ser sempre requeridas diretamente ao Tribunal, quando lá esteja em curso a demanda principal;
C)( ) os pressupostos processuais e as condiçoes da ação não constituem obices legítimos ao acesso à Justiça pela via jurisdicional;
D)( ) no processo civil, a recusa à perícia médica ordenada pelo juiz poderá suprir a prova que se pretendia obter com o exame.
Responder