Disciplinas Direito Processual Civil - CPC 1973 Nomeação à autoria Questões de concursos sobre "Nomeação à autoria" | Direito Processual Civil - CPC 1973 - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Nomeação à autoria que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q330815 - NC-UFPR Advogado 2013
A respeito da pluralidade de partes no direito processual civil, assinale a alternativa correta.
A)No litisconsórcio necessário simples, o resultado da decisão será obrigatoriamente o mesmo para todas as partes que ocupam o mesmo polo processual.
B)Na hipótese de assistência litisconsorcial, o litisconsórcio decorrente desse fenômeno será sempre necessário.
C)Cabe chamamento ao processo na ação de indenização, intentada pelo proprietário ou pelo titular de um direito sobre a coisa, toda vez que o responsável pelos prejuízos alegar que praticou o ato por ordem, ou em cumprimento de instruções de terceiro.
D)A oposição é hipótese de intervenção de terceiros cuja aplicação dá-se exclusivamente para a reivindicação de coisa.
E)Aquele que detiver a coisa em nome alheio, sendo-lhe demandada em nome próprio, deverá nomear à autoria o proprietário ou o possuidor.
Responder
Q331015 - COPESE - UFT Procurador 2014
Nos termos do Código de Processo Civil é CORRETO afirmar que:
A)quem pretender, no todo ou em parte, a coisa ou o direito sobre que controvertem autor e réu, poderá, até ser proferida a sentença, oferecer denunciação da lide contra ambos.
B)aquele que detiver a coisa em nome alheio, sendo-lhe demandada em nome próprio, deverá chamar ao processo o proprietário ou o possuidor.
C)a denunciação da lide é obrigatória, àquele que estiver obrigado, pela lei ou pelo contrato, a indenizar, em ação regressiva, o prejuízo do que perder a demanda.
D)é admissível a nomeação à autoria do devedor, na ação em que o fiador for réu.
Responder
Q331089 - OBJETIVA Advogado 2012
Sobre a intervenção de terceiros, analisar os itens abaixo: I - Para que haja unidade procedimental e decisória, a oposição poderá ser oferecida até a sentença. II - A nomeação à autoria é uma exceção ao princípio da perpetuatio legitimationis .
A)Os itens I e II estão corretos.
B)Somente o item I está correto.
C)Somente o item II está correto.
D)Os itens I e II estão incorretos.
Responder
Q331111 - FGV Analista Administrativo 2014
Everaldo trabalha como caseiro em um sítio localizado em Veranópolis, há quatro anos. Ele mora com sua esposa e seus filhos em um pequeno quarto construído na propriedade. É certo que o possuidor do sítio é Benício, que viaja muito e precisa dos serviços de Everaldo para a manutenção da área. Em determinado dia, Samira, julgando ser a legítima possuidora da área, que presume ter sido invadida, ajuíza em face de Everaldo, única pessoa que vê no sítio, uma ação de reintegração de posse. Everaldo, a fim de indicar Benício, real possuidor do sítio, para o polo passivo da ação, deve propor I. denunciação da lide; II. oposição; III. nomeação à autoria. Assinale:
A)se somente as propostas I e II estiverem corretas.
B)se somente as propostas I e III estiverem corretas.
C)se somente as propostas II e III estiverem corretas.
D)se somente a proposta III estiver correta.
E)se somente a proposta II estiver correta.
Responder
Q331147 - VUNESP Analista Administrativo 2014
Assinale a alternativa correta sobre as espécies da chamada Intervenção de Terceiros.
A)Caberá o manejo da oposição quando alguém pretender, no todo ou em parte, a coisa ou direito sobre que controvertem autor e réu, até ser proferida a sentença.
B)É admissível a oposição ao devedor na ação em que o fiador for réu.
C)Aquele que detiver a coisa em nome alheio, sendo-lhe demandada em nome próprio, poderá denunciar a lide ao proprietário e ao possuidor.
D)O juiz poderá julgar, em momentos processuais distintos, a ação e a oposição.
E)A nomeação à autoria é obrigatória àquele que estiver obrigado, pela lei ou pelo contrato, a indenizar, em ação regressiva, o prejuízo do que perder a demanda.
Responder
Q331155 - ESAF Procurador da Fazenda Nacional 2007
Quanto à intervenção de terceiros, é incorreto afirmar que:
A)na ação que interveio o assistente simples, por força da justiça da decisão, não poderá o assistente discutir em processo futuro os motivos de fato e de direito da sentença proferida entre o assistido e a parte contrária, salvo as exceções previstas em lei.
B)são admitidas no procedimento sumário, como forma de intervenção de terceiros, a assistência e a denunciação da lide fundada em contrato de seguro.
C)a concretização da nomeação à autoria depende necessariamente da aceitação do autor, e do reconhecimento do nomeado à autoria, sob pena deste sofrer futura ação autônoma de perdas e danos que causou as partes.
D)citados validamente na ação de oposição, o prazo para os opostos apresentarem contestação será simples, não obstante os litisconsortes terem diferentes procuradores.
E)a ação de oposição será distribuída por dependência, e, conseqüentemente, será apensada à ação ajuizada primeiro, resultando em duas ações, sendo que a procedência do pedido formulado na ação de oposição gerará a condenação dos opostos formados em litisconsórcio necessário unitário.
Responder
Q331167 - FGV Analista Judiciário-Oficial de Justiça Avaliador e Leiloeiro 2013
João, citado em nome próprio em determinada ação, alega ser possuidor direto da coisa demandada, que é objeto de obrigação pignoratícia. Nesse caso, é cabível a intervenção de terceiros nos termos da qual é correto afirmar que
A)João deverá denunciar a lide ao proprietário e, ordenada a citação do denunciado, suspende-se o processo
B)trata-se de hipótese de chamamento ao processo que possui caráter obrigatório.
C)na hipótese, é cabível a oposição, oferecida obrigatoriamente no prazo de resposta do réu.
D)a qualquer tempo, desde que antes da Audiência de Instrução e Julgamento, João poderá nomear a autoria ao proprietário.
E)João poderá denunciar a lide ao proprietário, mesmo depois de transcorrido o prazo de resposta do réu.
Responder
Q331265 - TRT 22 PI Juiz do trabalho 2013
Assinale a alternativa INCORRETA:
A)constituem fundamentos para que duas ou mais pessoas possam litigar, no mesmo processo, em conjunto, ativa ou passivamente, dentre outros, a afinidade de questões por um ponto comum de fato ou de direito e quando houver entre as causas conexão pelo objeto ou pela causa de pedir;
B)há litisconsórcio necessário quando, por disposição de lei ou pela natureza da relação jurídica, o juiz tiver de decidir a lide de modo uniforme para todas as partes; caso em que a eficácia da sentença dependerá da citação de todos os litisconsortes no processo;
C)no que tange aos prazos processuais, é correto afirmar que a superveniência de férias suspenderá o curso do prazo; o que lhe sobejar recomeçará a correr do primeiro dia útil seguinte ao termo das férias;
D)reputam-se conexas duas ou mais ações quando lhe for comum o objeto ou a causa de pedir; dá-se a continência entre duas ou mais ações sempre que há identidade quanto às partes e ao pedido, mas o objeto de uma, por ser mais amplo, abrange o das outras;
E)aquele que detiver a coisa em nome alheio, sendo-lhe demandada em nome próprio, deverá nomear à autoria o proprietário ou o possuidor.
Responder
Q331318 - CESPE Titular de Serviços de Notas e de Registros 2013
Autor e réu litigam em juízo sobre determinado bem e um terceiro pretende integralmente a coisa sobre a qual controvertem as partes. Nessa situação, a figura processual a ser utilizada será
A)nomeação à autoria, que deve solicitada pelo terceiro contra o autor e o réu em litisconsórcio passivo necessário.
B)nomeação à autoria, solicitada pelo terceiro em face do autor e do réu e que, caso reconhecida pelo réu, a ação prosseguirá contra o autor.
C)oposição, que deve ser julgada antes da ação principal devido a seu caráter prejudicial em relação a esta última.
D)denunciação da lide, que deve ser requerida pelo próprio terceiro no prazo de resposta do réu.
E)oposição, que deve ser oferecida pelo próprio terceiro antes do trânsito em julgado do processo de conhecimento.
Responder
Q331333 - CESPE Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador 2013
Acerca da formação do processo, assinale a opção correta.
A)Alienado o bem objeto da lide, será impositiva a alteração subjetiva do processo.
B)A nomeação à autoria, havendo concordância do nomeado e da outra parte, determina a sucessão processual.
C)A substituição do requerido em razão do reconhecimento de sua ilegitimidade pode ocorrer a qualquer tempo.
D)Nas localidades em que houver mais de uma vara de competência idêntica, distribuída a petição, considera-se proposta a ação para ambas as partes.
E)Em se tratando de ação de caráter pessoal estrito, a morte de uma das partes necessariamente determina a extinção prematura do processo.
Responder