Disciplinas Direito Processual Civil - CPC 1973 Do Litisconsórcio Questões de concursos sobre "Do Litisconsórcio" | Direito Processual Civil - CPC 1973 - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Do Litisconsórcio que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q330670 - BANPARÁ Advogado 2013
Assinale a alternativa incorreta:
A)O fiador, que pagar a dívida, poderá executar o afiançado nos autos do mesmo processo.
B)São admitidos, no processo perante os juizados especiais estaduais, o litisconsórcio e a assistência, sendo vedadas as formas de intervenção de terceiro.
C)Na ação popular, das sentenças e decisões proferidas contra o autor e suscetíveis de recurso, poderá recorrer qualquer cidadão e também o Ministério Público.
D)A adjudicação pode ser requerida pelo exequente, pelo credor com garantia real, pelos credores concorrentes que hajam penhorado o mesmo bem, pelo cônjuge, pelos descendentes ou ascendentes do executado.
Responder
Q330731 - VUNESP Advogado 2015
Assinale a alternativa correta sobre litisconsórcio, nos termos previstos do Código de Processo Civil.
A)Para que se configure o litisconsórcio, duas ou mais pessoas em processos distintos, mas sobre o mesmo assunto, em conjunto, ativa ou passivamente, podem litigar se entre elas houver comunhão de direitos ou de obrigações relativamente a lides das quais participam.
B)O juiz poderá limitar o litisconsórcio facultativo quanto ao número de litigantes, quando este comprometer a rápida solução do litígio ou dificultar a defesa. O pedido de limitação suspende o prazo para resposta, que continua da intimação da decisão.
C)Há litisconsórcio facultativo quando, por disposição de lei ou pela natureza da relação jurídica, o juiz tiver de decidir a lide de modo uniforme para todas as partes; sendo em que a eficácia da sentença dependerá da citação de todos os litisconsortes no processo.
D)Cada litisconsorte tem o direito de promover o andamento do processo e todos devem ser intimados dos respectivos atos.
E)Os litisconsortes sempre serão considerados, em suas relações com a parte adversa, como litigantes distintos; os atos e as omissões de um não prejudicarão nem beneficiarão os outros.
Responder
Q330771 - CONSESP Procurador Jurídico 2015
Sobre Litisconsórcio, aponte a assertiva incorreta .
A)Cada litisconsorte tem o direito de promover o andamento do processo e todos devem ser intimados dos respectivos atos.
B)Salvo disposição em contrário, os litisconsortes serão considerados, em suas relações com a parte adversa, como litigantes distintos; os atos e as omissões de um não prejudicarão nem beneficiarão os outros.
C)O juiz poderá limitar o litisconsórcio facultativo quanto ao número de litigantes, quando este comprometer a rápida solução do litígio ou dificultar a defesa. O pedido de limitação, no entanto, não interrompe o prazo para resposta.
D)Há litisconsórcio necessário, quando, por disposição de lei ou pela natureza da relação jurídica, o juiz tiver de decidir a lide de modo uniforme para todas as partes; caso em que a eficácia da sentença dependerá da citação de todos os litisconsortes no processo.
E)O juiz ordenará ao autor que promova a citação de todos os litisconsortes necessários, dentro do prazo que assinar, sob pena de declarar extinto o processo.
Responder
Q330841 - CAIP-IMES Procurador 2015
Duas ou mais pessoas podem litigar, no mesmo processo, em conjunto, ativa ou passivamente, quando:
A)as obrigações derivarem de diverso fundamento de direito.
B)entre elas houver comunhão de direitos ou de obrigações relativamente à lide.
C)entre as causas houver compensação pelo objeto ou pela causa de pedir.
D)os direitos derivarem de diverso fundamento de fato.
Responder
Q330893 - CESPE Juiz federal 2015
Acerca dos sujeitos processuais e do litisconsórcio no processo civil, assinale a opção correta.
A)De acordo com entendimento consolidado pelo STJ, em ação contra o INSS que verse sobre contribuições previdenciárias, admite-se a formação de litisconsórcio facultativo após o ajuizamento da ação.
B)Genitora que defende direitos de titularidade de um filho absolutamente incapaz atua como parte no processo.
C)Em caso de litisconsórcio classificado como necessário, o juiz deve emitir decisão idêntica para todos os litigantes que ocupem o mesmo polo da demanda.
D)Conforme jurisprudência dominante do STJ, a qualificação da relação como sendo de consumo não afasta a possibilidade de denunciação da lide.
E)A vedação da intervenção de terceiros no âmbito dos juizados especiais federais não afasta a possibilidade de formação de litisconsórcio.
Responder
Q330907 - FGV Analista Jurídico 2015
Na ação de usucapião, o litisconsórcio que se estabelece entre a pessoa em cujo nome estiver registrado o imóvel usucapiendo e os proprietários dos imóveis que lhe sejam confinantes deve ser classificado como:
A)passivo, necessário e simples;
B)passivo, necessário e unitário;
C)ativo, facultativo e simples;
D)passivo, facultativo e unitário;
E)ativo, facultativo e unitário.
Responder
Q330979 - CS-UFG Procurador 2015
J.C., F.D., R.F. e G.W., acionistas da empresa Sementes Prateadas S/A, ajuizaram ação visando à anulação de uma assembleia geral que, apesar de devidamente convocada, foi instalada sem a observância do quórum mínimo legal. A situação narrada corresponde a:
A)litisconsórcio ativo necessário simples.
B)litisconsórcio facultativo unitário.
C)litisconsórcio necessário unitário.
D)litisconsórcio facultativo simples.
Responder
Q331054 - VUNESP Advogado 2014
Assinale a alternativa correta.
A)Faz coisa julgada a verdade dos fatos, desde que importante para determinar o alcance da parte dispositiva da sentença.
B)Nas causas relativas ao estado de pessoa, se houverem sido citados no processo, em litisconsórcio necessário, todos os interessados, a sentença produz coisa julgada em relação a terceiros.
C)Faz coisa julgada toda apreciação da questão prejudicial, decidida incidentemente no processo.
D)Todas as sentenças estão sujeitas à autoridade da coisa julgada material, que impede que a mesma questão seja posteriormente rediscutida em outro processo.
E)Na substituição processual, o substituído processual não pode ser atingido pela coisa julgada material.
Responder
Q331062 - IPAD Direito 2013
Acerca do litisconsórcio e da assistência, nos termos das disposições do Código de Processo Civil e da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, indique a assertiva CORRETA:
A)O juiz poderá limitar o litisconsórcio necessário quanto ao número de litigantes, quando este comprometer a rápida solução do litígio ou dificultar a defesa. Todavia, esse poder judicial de avaliar a conveniência do litisconsórcio não se aplica ao litisconsórcio facultativo, o qual não pode ser recusado pelo magistrado.
B)Constatado o litisconsórcio necessário, a eficácia da sentença independerá da citação de todos os litisconsortes no processo.
C)Considera-se litisconsorte da parte principal o assistente, toda vez que a sentença houver de influir na relação jurídica entre ele e o adversário do assistido. O assistente litisconsorcial poderia já ter ingressado no feito, desde o início, como litisconsorte facultativo da parte assistida.
D)Não se admite que cada litisconsorte promova individualmente o andamento do processo, mas basta que apenas um deles seja intimado dos respectivos atos.
E)Transitada em julgado a sentença, na causa em que interveio o assistente, este não poderá, em processo posterior, discutir a justiça da decisão, ainda que sob o argumento de que desconhecia a existência de alegações ou de provas, de que o assistido, por dolo ou culpa, não se valeu.
Responder
Q331109 - FGV Procurador Municipal 2014
Revendo os seus critérios de distribuição de itinerários de linhas de ônibus, o Poder Público municipal editou ato administrativo por meio do qual atribuiu à sociedade empresária “A”, uma das concessionárias do serviço público em questão, uma linha bastante lucrativa, que, até então, era explorada pela sociedade empresária “B”. Sentindo-se prejudicada com a alteração, que, em sua ótica, foi promovida com desvio de finalidade, porquanto visava a beneficiar indevidamente a concorrente, a empresa “B” ajuizou demanda, sob o rito ordinário, em face da pessoa jurídica de direito público, pleiteando a anulação do ato administrativo editado. No que concerne à empresa contemplada com a nova linha, a sua inclusão na relação processual deve se dar em razão
A)do litisconsórcio passivo, necessário e simples.
B)do litisconsórcio passivo, necessário e unitário.
C)do litisconsórcio passivo, facultativo e simples.
D)da assistência simples.
E)da denunciação da lide.
Responder